Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA BARBOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANA BARBOSA DA SILVA
DATA : 29/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/cgj-uqyf-hab
TÍTULO:

ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JUARA MATO GROSSO: ANÁLISES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) 


PALAVRAS-CHAVES:

 Aprendizagem. Ensino colaborativo. Inclusão. Autismo 


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino contemporâneo, principalmente, sobre o desenvolvimento da Aprendizagem dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar público de MT. Consideramos a oferta de metodologias inovadoras na Educação Especial e Inclusiva como ponto orientador da pesquisa, especificamente, em duas escolas de Educação Básica de Juara- MT. A pesquisa tem como público alvo dois estudantes com TEA que estão sendo atendidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e também nas classes comuns de ensino. A exploração dos aportes teóricos nos respaldará quanto a resposta da problemática em questão de como acontece a inclusão dos estudantes com TEA, e se existe a permanência qualitativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no atendimento regular, observando, dessa forma, se existe trabalho colaborativo entre os docentes envolvidos com o público alvo da pesquisa. Pretendendo assim, proporcionar uma reflexão da realidade educacional pesquisada em Juara, referente às práticas inclusivas. Para tanto, a presente pesquisa qualitativa tem, primeiramente, um constructo bibliográfico, pautado em livros, artigos, sites, blogs, plataformas, sítios de órgãos públicos federais e estaduais entre outros, e, conta também com a pesquisa empírica, com entrevistas com o corpo docente responsável pelos estudantes pesquisados, com os gestores e pais (ou responsáveis) dos estudantes autistas. Realizamos ainda observações referente aos envolvidos com as turmas dos estudantes pesquisados. Sendo assim, os resultados configuram-se como a análise dos processos de aprendizagem do público alvo da pesquisa, da práxis, reflexo do conhecimento específico dos docentes. O produto educacional apresenta-se com a elaboração de um guia orientador com sugestões de jogos digitais que poderão ser acessados no formato digital e interativo em um código de barra “Código QR” de fácil escaneamento por vários celulares com câmera, para verificar as diferentes metodologias específicas, com o intuito de  fomentar o desenvolvimento dos estudantes com transtorno do espectro autista TEA no ensino aprendizagem, também haverá oferta de uma apresentação relacionada ao estudo nas escolas pesquisadas.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa à Instituição - ALINE FERNANDA VENTURA SAVIO LEITE - UFR
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 15:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1