Dissertações/Teses

2022
Dissertações
1
  • BERENICE MARIA DALLA COSTA DA SILVA
  • Educação Inclusiva e a Gestão Escolar: ações e práticas no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais

  • Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
  • Data: 13/07/2022

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  • O presente trabalho analisa as ações e práticas promovidas pela gestão escolar na perspectiva da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais, a fim de compreender se existem e quais seriam as limitações para que se promova a inclusão desses alunos no ensino regular. A pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, e análise de conteúdo, utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista, que seguiu um roteiro semiestruturado para a conversa com seis diretores de escolas da rede estadual de um município norte-mato-grossense, norteada pela questão de pesquisa: Quais as ações e práticas promovidas pela gestão escolar na perspectiva da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais nas salas do ensino regular das escolas estaduais? Estes instrumentos coletaram dados que permitiram contextualizar a legislação atual sobre políticas para a educação inclusiva, investigar como a gestão escolar se organiza para incluir estudantes com NEE e como realiza este trabalho, verificar, junto aos gestores, quais são os recursos e materiais didático/pedagógicos que a escola recebe ou possui para trabalhar com estes estudantes e detectar se a escola realiza formação continuada dos educadores com vistas à inclusão. A Educação Inclusiva esta pautada nos direitos humanos e, em especial, no direito de todos os alunos se beneficiarem de um ensino de qualidade, tendo como intuito básico, os direitos iguais e sua inclusão social. No cenário educacional atual, o movimento inclusivo já é uma realidade, resultado de um conjunto de leis nacionais e internacionais. Trata-se de um arcabouço legal e normativo que busca alargar o acesso à escola regular e que tem impacto fundamental na educação especial. Na concepção dos diretores entrevistados, o processo de inclusão é permeado de questões complexas e, até o presente momento, não tem atendido integralmente às expectativas do coletivo escolar, das famílias e da sociedade em relação a uma inclusão consistente, ampla e verdadeira. No entanto, em que pesem as dificuldades e limitações, os diretores avaliaram o processo inclusivo como positivo. A partir dos resultados dessas investigações, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre a temática da Educação Inclusiva e legitimar práticas educativas contextualizadas com a realidade e as demandas das escolas e dos sujeitos que a frequentam.


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  • This paper analyzes the actions and practices promoted by school management from the perspective of inclusion of students with special educational needs, in order to understand whether there are and what would be the limitations to promote the inclusion of these students in regular education. The qualitative research of descriptive approach, and content analysis, used as instrument of data collection the interview, which followed a semi-structured script for the conversation with six directors of schools of the state network of a city in the north of Mato Grosso, guided by the research question: What are the actions and practices promoted by school management in the perspective of inclusion of students with special educational needs in regular education classrooms of state schools? These instruments collected data that allowed us to contextualize the current legislation on policies for inclusive education, to investigate how school management organizes itself to include students with SEN and how it does this work, to verify with the managers what resources and didactic/pedagogical materials the school receives or possesses to work with these students, and to detec whether the school provides continuing education for educators with a wiew to inclusion. Inclusive Education is based on human rights and, especially, on the right of all students to benefit from quality education, with the basic aim of equal rights and social inclusion. In the current educational scenario, the inclusive movement is aiready a reality, the result of a set of national and international laws. It is a legal and normative framework that seeks to broaden access to regular schooling and has a fundamental impact on special education. In the view of the directors interviewed, the inclusion process is permeated with complex issues and, so far, has not fully met the expectations of the school community, families and society in relation to a consistent, broad and true inclusion. However, despite the difficulties and limitations, the principals evaluated the inclusive process as positive. From the results of these investigations, we hope to contribute to the advancement of scientific knowledge on the theme of Inclusive Education and to legitimize educational practices contextualized with the reality and demands of schools and the subjects that attend them.

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