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Dissertações |
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BERENICE MARIA DALLA COSTA DA SILVA
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Educação Inclusiva e a Gestão Escolar: ações e práticas no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 13/07/2022
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O presente trabalho analisa as ações e práticas promovidas pela gestão escolar na perspectiva da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais, a fim de compreender se existem e quais seriam as limitações para que se promova a inclusão desses alunos no ensino regular. A pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, e análise de conteúdo, utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista, que seguiu um roteiro semiestruturado para a conversa com seis diretores de escolas da rede estadual de um município norte-mato-grossense, norteada pela questão de pesquisa: Quais as ações e práticas promovidas pela gestão escolar na perspectiva da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais nas salas do ensino regular das escolas estaduais? Estes instrumentos coletaram dados que permitiram contextualizar a legislação atual sobre políticas para a educação inclusiva, investigar como a gestão escolar se organiza para incluir estudantes com NEE e como realiza este trabalho, verificar, junto aos gestores, quais são os recursos e materiais didático/pedagógicos que a escola recebe ou possui para trabalhar com estes estudantes e detectar se a escola realiza formação continuada dos educadores com vistas à inclusão. A Educação Inclusiva esta pautada nos direitos humanos e, em especial, no direito de todos os alunos se beneficiarem de um ensino de qualidade, tendo como intuito básico, os direitos iguais e sua inclusão social. No cenário educacional atual, o movimento inclusivo já é uma realidade, resultado de um conjunto de leis nacionais e internacionais. Trata-se de um arcabouço legal e normativo que busca alargar o acesso à escola regular e que tem impacto fundamental na educação especial. Na concepção dos diretores entrevistados, o processo de inclusão é permeado de questões complexas e, até o presente momento, não tem atendido integralmente às expectativas do coletivo escolar, das famílias e da sociedade em relação a uma inclusão consistente, ampla e verdadeira. No entanto, em que pesem as dificuldades e limitações, os diretores avaliaram o processo inclusivo como positivo. A partir dos resultados dessas investigações, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre a temática da Educação Inclusiva e legitimar práticas educativas contextualizadas com a realidade e as demandas das escolas e dos sujeitos que a frequentam.
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This paper analyzes the actions and practices promoted by school management from the perspective of inclusion of students with special educational needs, in order to understand whether there are and what would be the limitations to promote the inclusion of these students in regular education. The qualitative research of descriptive approach, and content analysis, used as instrument of data collection the interview, which followed a semi-structured script for the conversation with six directors of schools of the state network of a city in the north of Mato Grosso, guided by the research question: What are the actions and practices promoted by school management in the perspective of inclusion of students with special educational needs in regular education classrooms of state schools? These instruments collected data that allowed us to contextualize the current legislation on policies for inclusive education, to investigate how school management organizes itself to include students with SEN and how it does this work, to verify with the managers what resources and didactic/pedagogical materials the school receives or possesses to work with these students, and to detec whether the school provides continuing education for educators with a wiew to inclusion. Inclusive Education is based on human rights and, especially, on the right of all students to benefit from quality education, with the basic aim of equal rights and social inclusion. In the current educational scenario, the inclusive movement is aiready a reality, the result of a set of national and international laws. It is a legal and normative framework that seeks to broaden access to regular schooling and has a fundamental impact on special education. In the view of the directors interviewed, the inclusion process is permeated with complex issues and, so far, has not fully met the expectations of the school community, families and society in relation to a consistent, broad and true inclusion. However, despite the difficulties and limitations, the principals evaluated the inclusive process as positive. From the results of these investigations, we hope to contribute to the advancement of scientific knowledge on the theme of Inclusive Education and to legitimize educational practices contextualized with the reality and demands of schools and the subjects that attend them.
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JULIANA CRISTINA SCHMIDT SCHONS
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GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIA
ATIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA VALORIZAÇÃO
DAS POTENCIALIDADES DE TODOS OS ESTUDANTES.
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Orientador : SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
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Data: 25/08/2022
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A presente pesquisa teve como objetivo analisar, se o uso das metodologias ativas de aprendizagem, utilizando a gamificação, trabalhando interdisciplinarmente os conteúdos didáticos de português, matemática e arte, é capaz de influenciar positivamente a participação ativa dos estudantes nas aulas e a inclusão de todos os estudantes. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivos específicos: identificar o nível de motivação dos estudantes mediante a autonomia; identificar o comprometimento no trabalho colaborativo; verificar se os estudantes a partir da estratégia da gamificação reconhecem os gêneros textuais, bem como a capacidade de utilizá-los no dia a dia; reconhecer se a gamificação como metodologia ativa contribui no processo de construção do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências socioemocionais. Assim, iniciou-se o estudo bibliográfico sobre as temáticas metodologias ativas e gamificação como metodologia ativa, apoiados em Alves (2014), Alves (2018), Eugenio (2020), Kapp (2012), Moran (2018). Para tanto, definiu-se o conceito sobre a temática, destacando os principais elementos que estão presentes na gamificação, tais como: avatares, competição, colaboração, níveis, recompensas, feedback, entre outros, que podem ser utilizados para promover o engajamento dos estudantes no alcance de um objetivo. Ainda, visando desenvolver um produto capaz de incentivar a interação e a inclusão de todos os alunos, independente das suas características físicas, sociais ou de gênero, buscando tornar a educação inclusiva, este trabalho se ancora em pesquisadores como Mendes (2001, 2017), Ferreira (2014), Ribeiro (2019). A pesquisa envolve o desenvolvimento de um produto gamificado, tendo a tecnologia como base para fazer pesquisas e produzir trabalhos, sendo o jogo aplicado em três turmas de 5º ano da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, localizada no município de Sinop/MT. Utilizou-se como base metodológica a pesquisa participante, pois houve interação e envolvimento da pesquisadora com os pesquisados, buscando compreender profundamente os sujeitos da pesquisa. Para viabilizar a análise dos resultados realizou-se a observação das aulas durante a aplicação do jogo, com registros fotográficos, filmagens e entrevista semiestruturada. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, das competências socioemocionais, fortalecendo o vínculo entre os estudantes e entre os estudantes e os professores contribuindo para uma educação mais inclusiva.
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The present research aimed to analyze if the use of active learning methodologies, using gamification, working interdisciplinary the didactic contents of Portuguese, mathematics and art, is able to positively influence the active participation of students in classes and the inclusion of all students. the students. Thus, the following specific objectives were established: to identify the students' level of motivation through autonomy; identify commitment to collaborative work; to verify if the students, from the gamification strategy, recognize the textual genres, as well as the ability to use them on a daily basis; recognize whether gamification as an active methodology contributes to the teaching-learning process and to the development of socio-emotional skills. Thus, the bibliographic study began on the themes of active methodologies and gamification as an active methodology, supported by Alves (2014), Alves (2018), Eugenio (2020), Kapp (2012), Moran (2018). Therefore, the concept on the subject was defined, highlighting the main elements that are present in gamification, such as: avatars, competition, collaboration, levels, rewards, feedback, among others, which can be used to promote student engagement. in achieving an objective. Still, aiming to develop a product capable of encouraging the interaction and inclusion of all students, regardless of their physical, social or gender characteristics, seeking to make education inclusive, this work is anchored in researchers such as Mendes (2001, 2017), Ferreira (2014), Ribeiro (2019). The research involves the development of a gamified product, having technology as a basis for doing research and producing works, the game being applied in three 5th grade classes at the State School Professor Djalma Guilherme da Silva, located in the municipality of Sinop/MT. Participant research was used as a methodological basis, as there was interaction and involvement of the researcher with the researched, seeking to deeply understand the research subjects. To enable the analysis of the results, the classes were observed during the application of the game, with photographic records, filming and semi-structured interviews. It is concluded that gamification as an active methodology is promising and contributes to the development of the teaching-learning process, of socio-emotional skills, strengthening the bond between students and between students and teachers, contributing to a more inclusive education.
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VALMIR DIAS DE MORAIS
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A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL CEGUEIRA
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Orientador : SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
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Data: 06/09/2022
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Sabemos das barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência visual cegos matriculados na escola regular, principalmente no que diz respeito ao acesso a uma educação de qualidade e pautada na igualdade de oportunidade para todos. O computador equipado com um leitor de tela apresenta-se como uma importante ferramenta, capaz de amenizar tais barreiras, oportunizando ao estudante cego a capacidade de ter acesso aos mesmos conteúdos oferecidos a todos os demais estudantes. Subsidiado por tais afirmações, apresentamos este trabalho como resultado de nossa pesquisa de mestrado em educação inclusiva, ofertado pelo PROFEI. O objetivo foi analisar como ocorre a mediação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual cegos matriculados em escolas estaduais, situadas nos municípios do norte mato-grossense, que estão sob jurisdição da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Alta Floresta, para o uso do computador equipado com programas de leitores de tela, e discutir qual a importância desse conhecimento no processo de ensino-aprendizagem desses estudantes na sala de aula regular. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória, tendo a pesquisa-ação como método de investigação. Nos repousamos nas pesquisas de Carvalho (2020), Faria (2019), Wandermurem (2016), Petri (2012), entre outros diversos referenciais que tomamos como base teórica para nosso embasamento. A investigação ocorreu em duas escolas do norte mato-grossense, com professores de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores de sala regular, gestores e dois estudantes cegos matriculados nessas instituições de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, que foram realizadas via Google Meet, gravadas e depois transcritas para interpretação e análise, sendo apresentadas as alocuções dos sujeitos investigados, bem como a análise dos discursos no decorrer dos capítulos deste trabalho. Diante dos dados apresentados, foi possível averiguar que a falta de formação/capacitação dos educadores, tanto da sala regular quanto da SRM, destaca-se como maior obstáculo para a mediação do ensino-aprendizagem para os estudantes cegos nas escolas investigadas. Apresentamos, ainda, no bojo deste trabalho, nossa proposta de formação continuada para professores e familiares, proposto no decorrer da investigação, capacitação esta que, juntamente com o Caderno Pedagógico, também apresentado no conjunto deste trabalho, compõe o produto educacional estabelecido pelo PROFEI como parte das atividades exigidas para a conclusão de curso. E, por fim, apresentamos as considerações sobre os resultados obtidos e o que necessita ser promovido para a efetivação de uma escola acessível, que ofereça oportunidades a todos os seus estudantes de forma equitativa.
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We know the barriers faced by blind visually impaired students enrolled in regular school, particularly with regard to the access to a quality education based on equal opportunities for all. The computer equipped with a screen reader presents itself as an important tool capable of alleviating such barriers, giving the blind student the ability to have access to the same content offered to all other students. Supported by these statements, we present this work as a result of our master's research in inclusive education offered by PROFEI. The aim was to analyze how the mediation of the teaching-learning process occurs for blind visually impaired students enrolled in state schools located in municipalities of the North of Mato Grosso that are under the jurisdiction of the Regional Board of Education (DRE) of Alta Floresta for the use of computers equipped with screen reader programs, and to discuss what is the importance of this knowledge in the teaching-learning process of these students in the regular classroom. This research is characterized as qualitative and exploratory, with action research as the research method. We draw on the research of Carvalho (2020), Faria (2019), Wandermurem (2016), Petri (2012), among other diverse references that we used as a theoretical basis for our research. The research took place in two schools in the north of Mato Grosso with Multifunctional Resource Room teachers, regular classroom teachers, managers and two blind students enrolled in these educational institutions. Data collection occurred through interviews, which were conducted via Google Meet, recorded and then transcribed for interpretation and analysis, being presented the speeches of the subjects investigated, as well as the analysis of speeches during the chapters of this work. In view of the data presented, it was possible to verify that the lack of training of educators, both in the regular classroom and in the SRM, stands out as the biggest obstacle for the mediation of teaching-learning for blind students in the schools investigated. We also present in the core of this work, our proposal for continued education for teachers and family members proposed during the investigation, training that together with the pedagogical booklet also presented in this work make up the educational product required by PROFEI as part of the activities established for completion of the course. And finally, we present considerations about the results obtained and what needs to be promoted for the effectiveness of an accessible school that offers opportunities to all students in an equitable way.
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MAIBY GISELE WAGNER
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A SUBJETIVIDADE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ACOLHIMENTO E A ESCUTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 16/09/2022
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar o acolhimento das crianças com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva, no município de Sinop-MT. Com base em estudos referenciados neste trabalho, que falam sobre a importância do acolhimento e pela carência de estudos nesta área, a pesquisa buscou repensar as concepções e o paradigma da educação especial e da educação inclusiva na Educação Infantil. Mediante investigação sobre o acolhimento no espaço escolar, como prática educativa que articule nos processos de investigação no ensino comum, buscou-se compreender de que forma e se os professores estão sendo preparados para tal ação. Pela revisão bibliográfica observou-se que se faz necessário para os estudos desta área a compreensão dos conceitos de acolhimento e de espaços inclusivos, o que se realizou neste estudo. Deste modo, compõe a metodologia deste estudo a pesquisa bibliográfica, a revisão da bibliografia, a pesquisa documental e a coleta de dados por meio de questionário. Quanto ao método investigativo, o levantamento dos dados ocorreu através de questionários aplicados aos servidores municipais das instituições mantenedoras. Como parte da proposta do Mestrado Profissional, elaborou-se como produto educacional um Guia de orientações sobre acolhimento, o qual foi delineado de acordo com os dados coletados. O Guia é uma proposta de ação para o acolhimento nas escolas e visa que os professores tenham autonomia e direcionamento para as questões relacionadas ao tema da inclusão. Como resultato, percebeu-se que, na prática, ainda não há uma política municipal com intuito de uma formação de educação inclusiva envolvendo o tema do acolhimento na educação infantil. Dada a relevância do tema, o estudo indica a necessidade de que o acolhimento componha as ações de inclusão no município, a iniciar pela formação continuada dos professores.
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This research had as objective analyzes the children's reception with special educational needs in the Infantile Education in the perspective of the inclusive education, in the municipal district of Sinop-MT. With base in studies referenced in this paper, that talk about the importance of the reception and for the lack of studies in this area, the research looked for to rethink the conceptions and the paradigm of the special education and of the inclusive education in the Infantile Education. By investigation on the reception in the school space, as educational practice that it articulates in the investigation processes in the common teaching, it was looked for to understand that forms and if the teachers are being prepared for such action. For the bibliographical revision it was observed that is done necessary for the studies of this area the understanding of the reception concepts and of inclusive spaces, what took place in this study. This way, it composes the methodology of this study the bibliographical research, the revision of the bibliography, the documental research and the collection of data through questionnaires. With relationship to the investigative method, the rising of the data happened through applied questionnaires to the municipal servers of the maintaining institutions. As part of the proposal of the Professional Master's degree, was elaborated as educational product a Guide of orientations on reception, which was delineated in agreement with the collected data. The Guide is an action proposal for the reception in the schools and it seeks that the teachers have autonomy and direction for the subjects related to the theme of the inclusion. As resulted it was noticed that, in practice, there still is not a municipal politics with intention of a formation of inclusive education involving the theme of the reception in the infantile education. Given the relevance of the theme, the study indicates the need that the reception composes the inclusion actions in the municipal district, to begin for the teachers' continuous formation.
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REBECA FERREIRA CARVALHO
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UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A BOLÍVIA, REGIÃO DO PANTANAL MATO-GROSSENSE
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 21/09/2022
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Esta pesquisa tem como proposta, um estudo sobre a Educação Inclusiva na fronteira do Brasil com a Bolívia, região do Pantanal Mato-Grossense, sua finalidade é apresentar os desafios enfrentados por duas escolas públicas do campo localizadas nessa região com relação à efetivação da Educação Inclusiva. A problemática recai sobre o atendimento às necessidades educacionais, vivenciadas nas escolas do campo na região de fronteira, pois, além dos desafios de efetivação de uma Educação Inclusiva de qualidade, somam se a eles problemas de ordem social e geográfica, como a adequação do currículo real ao contexto em que estes educandos se encontram inseridos. Nessa perspectiva, uma abordagem biopsicossocial apresenta-se como a mais adequada, pois permite observar holisticamente a realidade apresentada, bem como suscitar possíveis propostas de intervenção mais assertivas. O período temporal da análise dá-se entre a implantação das escolas no ano de 2001 e a data presente. A metodologia será a revisão da literatura, a análise documental e a coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados serão sistematizados, analisados e apresentados de forma qualitativa. Como parte da proposta do Mestrado Profissional, as conclusões devem ser publicadas em artigos e capítulos de livros, e o conhecimento gerado irá subsidiar propostas de intervenção junto da Secretaria Municipal de Educação do município de Cáceres, por meio do produto educacional desenvolvido em conjunto com a pesquisa, que tem por finalidade difundir o conceito e facilitar a aplicação da abordagem biopsicossocial nas escolas alvo.
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This research proposes a study on Inclusive Education on the border between Brazil and Bolivia, in the Pantanal Mato-grossense region, its purpose is to present the challenges faced by two public rural schools located in this region concerning the effectiveness of Education inclusive. The problem lies in meeting the educational needs experienced in rural schools in the border region, because in addition to the challenges of implementing a quality inclusive education, there are also social and geographical problems, such as the adequacy of the real curriculum to the context. in which these students are inserted. In this perspective, a biopsychosocial approach is presented as the most appropriate because it allows a holistic observation of the presented reality, as well as raising possible more assertive intervention proposals. The period of the analysis takes place between the establishment of schools in 2001 and the present date. The methodology will be the literature review, document analysis, and the collection of primary data through semi-structured interviews. The collected data will be systematized, analyzed, and presented qualitatively. As part of the Professional Master's proposal, the conclusions must be published in articles and book chapters, and the knowledge generated will support intervention proposals with the Municipal Department of Education of the municipality of Cáceres, through the educational product developed in conjunction with the research, which aims to disseminate the concept and facilitate the application of the biopsychosocial approach in the target schools.
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ROSIVANE SOUSA PEREIRA
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UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 22/09/2022
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O crescente ingresso de estudantes com deficiência na Educação Básica pública implica na necessidade de mudanças estruturais, uma vez que não se trata apenas de incluir o aluno no ambiente escolar e sim de garantir o direito de aprendizagem a todos. Desse modo, a presente pesquisa visa contribuir com o tema da Educação Inclusiva, para isso, investiga o percurso histórico do processo de inclusão no município de Santarém - PA. Como objetivo, pretendeu-se refletir sobre as práticas educacionais inclusivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Santarém - PA, desde a implementação da Educação Especial no ano de 1991 na Rede Municipal de Educação até os dias atuais. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagens metodológicas qualitativas, com revisão bibliográfica, com estudo documental e legislativo e com coleta de dados primários mediante entrevistas e questionários junto ao coordenador e ex-coordenadores de Educação Especial da Rede Municipal e aos coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas locais. A sistematização dos dados foi realizada a partir de análise de materiais obtidos e registrados no diário de campo, bem como aqueles produzidos nos questionários, nas entrevistas e nos relatos dos sujeitos da pesquisa. O estudo concluiu que é dever da escola e do Estado fornecer educação para todos, para os alunos com deficiência, é preciso que seja uma Educação Inclusiva, sem segregação, para isso, a escola pode fazer uso de Salas de Recursos Multifuncionais e capacitar seus profissionais para lidar com esse público. No que se refere aos resultados, as análises permitiram traçar uma proposta de produto educacional, o que é um requisito do Mestrado Profissional no qual esta pesquisa se desenvolve. Assim, esse produto visa auxiliar na correção da principal limitação identificada pela pesquisa: o conhecimento parcial de Política Nacional de Educação Especial por parte da gestão municipal de educação e dos demais sujeitos entrevistados.
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The growing number of students with disabilities in public basic education implies the need for structural changes, since it is not only about including the student in the school environment, but also about ensuring the right to learning for all. The present research aims to contribute to the theme of inclusive education, for this it investigates the historical course of the inclusion process in the municipality of Santarém - PA. The goal was to reflect on the inclusive educational practices developed by SEMED Santarém - PA since since the implementation of Special Education in 1991 in the Municipal Education Network until today. The study was developed through qualitative methodological approaches, with bibliographic review, documentary and legislative studies, and primary data collection through interviews and questionnaires with the coordinator and former coordinators of Special Education in the municipal education network, pedagogical coordinators and managers of local public schools. The systematization of the data was carried out based on the analysis of the materials obtained and registered in the field diary, as well as those produced in the questionnaires, interviews and the reports of the research subjects. The study concluded that it is the duty of the school and the State to provide education for all, for students with disabilities, it needs to be an Inclusive Education, without segregation, for this, the school can make use of Multifunctional Resource Rooms and empower its professionals to deal with this audience. As far as the results are concerned, the analyses allowed us to outline a proposal for an educational product, which is a requirement of the Professional Master's program where this research is being developed. This product aims to help correct the main limitation identified by the research, which is the partial knowledge of the National Policy on Special Education by the municipal education management and the other subjects interviewed.
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DANIELY GIMENES VOLPINI RIALTO
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AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
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Orientador : ALBINA PEREIRA DE PINHO
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Data: 28/09/2022
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A presente pesquisa teve como objetivo analisar como são desenvolvidas as práticas inclusivas a partir da formação continuada em educação especial para os profissionais da educação, com ênfase no trabalho docente e como isso reflete nas ações pedagógicas promovidas no contexto escolar, sob a perspectiva da diversidade. Dessa forma, o estudo aprofundou-se em questões inerentes a rotina da escola e logística dos processos e projetos que permeiam os espaços escolares, a fim de correlacionar a dinâmica da formação continuada, planejamento e ações inclusivas. Para tanto, foi realizado o estudo bibliográfico sobre a concepção e conceitos de formação continuada, prática educativa e os determinantes internos e externos, educação especial inclusiva e escola e sua função social, apoiados em MAZZOTA, ZERBATO e MENDES, TARDIF, SOUZA, IMBERNÓN e NÓVOA. Dada a particularidade da unidade de análise, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa colaborativa (IBIAPINA), pois entendo que a relevância do processo também se dá ao fato de todos se colocarem enquanto aprendizes com valorização dos conhecimentos e desvelamento das situações reais vivenciadas pelos profissionais da educação. A pesquisa ocorreu na EMEB Rodrigo Damasceno, localizada no município de Sinop/MT, na ocasião houve a propositura de um projeto de formação continuada na escola envolvendo todos os segmentos, para tanto, de forma colaborativa foram elencadas temáticas a partir das necessidades e anseios do grupo. O projeto aconteceu com oito encontros presenciais, onde elucidei conceitos e socializamos questões pertinentes ao público alvo da educação especial e processos inclusivos. Para coleta de dados, foi realizado um questionário inicial a fim de levantar as dúvidas, expectativas e perfil dos profissionais para balizar a proposta de formação. Durante os encontros, toda a conjuntura das discussões foi registrada no caderno de campo da formadora-pesquisadora, como também foram realizadas atividades reflexivas e ao término do projeto de formação, foi realizado um questionário para analisar o alcance das ações. O conjunto de dados que formaliza o corpus de análise permite observar que as práticas individualizadas, a sobrecarga de trabalho e ausência de formação continuada com atenção as reais necessidades dos profissionais compõem os principais entreves do processo inclusivo. A formação continuada abarcou conhecimentos que deram subsídios para que os profissionais da educação percebessem na prática, mediante discussão com seus pares, possibilidades de atividades, flexibilização, adaptação curricular e ações que atendam a demanda de seus alunos, o diálogo objetivou a possibilidade da mudança do pensamento coletivo.
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This research aimed to analyze how the process of continuing education in special education for education professionals is articulated, with emphasis on the teaching work and how this reflects on the actions promoted in the school context regarding inclusive practices, from the perspective of diversity. Thus, the study delved into issues inherent in the school routine and logistics of the processes and projects that permeate the school spaces, in order to correlate the dynamics of continuing education, planning and inclusive actions. For this, it was performed the bibliographic study about the conception and concepts of continuing education, educational practice and the internal and external determinants, inclusive special education and school and its social function, supported by MAZZOTA, ZERBATO and MENDES, TARDIF, SOUZA, IMBERNÓN and NÓVOA. Given the particularity of the unit of analysis, the research is characterized as collaborative research (IBIAPINA), because I understand that the relevance of the process is also given to the fact that everyone stands as learners with appreciation of knowledge and unveiling of the real situations experienced by education professionals. The research took place at EMEB Rodrigo Damasceno, located in the city of Sinop/MT, on the occasion of the proposition of a continuing education project in the school involving all segments. The project consisted of eight face-to-face meetings, where concepts were clarified and issues pertinent to the target audience of special education and inclusive processes were socialized. For data collection, an initial questionnaire was used to collect the doubts, expectations, and profile of the professionals to guide the training proposal. During the meetings, all the discussions were recorded in the field notebook of the researcher-trainer, as well as reflective activities and at the end of the training project, a questionnaire was applied to analyze the scope of actions. The set of data that formalizes the corpus of analysis allows us to observe that individualized practices, work overload, and the lack of continuing education with attention to the real needs of professionals are the main obstacles to the inclusive process. The continuing education covered knowledge that gave subsidies for the education professionals to realize in practice, through discussion with their peers, possibilities of activities, flexibility, curriculum adaptation and actions that meet the demands of their students, the dialogue aimed at the possibility of changing the collective thinking.
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ALTIDAS LUIZA GUEDES INÁCIO
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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Orientador : ALBINA PEREIRA DE PINHO
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Data: 29/09/2022
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A necessidade de debates permanentes sobre o tema da formação continuada de professores em uma perspectiva inclusiva tem crescido, nas últimas décadas, principalmente em decorrência das reformas educacionais associadas aos processos de inclusão social em escala nacional e internacional, portanto, torna-se ainda mais importante compreender a confiabilidade de tais debates. Assim, esse trabalho final de conclusão (TFC) faz reflexões sobre a formação continuada de professores que atuam com alunos surdos sob a perspectiva inclusiva e se ela possibilita, significativamente, minimizar práticas pedagógicas excludentes para consolidar, em parte, a inclusão de aluno com surdez. O objetivo geral consistiu em: Analisar os desdobramentos da proposta de formação continuada de professores nas práticas pedagógicas inclusivas e na atuação docente no contexto de aprendizagem do aluno surdo, sob a perspectiva da educação inclusiva. A fim de elucidar as questões que percorrem essa problemática apresentada, os objetivos específicos visam: a) Compreender as necessidades formativas de professores que atuam no atendimento ao aluno surdo, com vistas à inclusão nos contextos educacionais; b) Propor e desenvolver um projeto de formação continuada de professores a partir da escuta atenta acerca dos desafios que encontram no cotidiano escolar ao atendimento do educando surdo; c) Compreender os desafios e possibilidades encontrados pelos professores no desenvolvimento de estratégias de atendimento ao aluno surdo no processo de ensino e aprendizagem. Esse estudo é de cunho qualitativo e fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa colaborativa, instrumentado com observações registradas em um diário de campo a partir de encontros formativos e entrevistas semiestruturadas. Os participantes dessa pesquisa foram professores da rede de ensino do estado do Mato Grosso, atuando na sala comum e atendimento educacional especializado. E dentre esses, foram aplicadas oito entrevistas semiestruturadas às professoras que participaram de todo o percurso investigativo dessa pesquisa. O conjunto de dados que formaliza o corpus de análise permite observar que um dos principais entraves para o processo de inclusão é a sobrecarga de trabalho, demandas profissionais que compõem as principais justificativas de ausência nos encontros formativos. A formação continuada abarcou conhecimentos que deram subsídios para que os professores promovessem melhorias nas práticas pedagógicas no contexto de aprendizagem do aluno com surdez sob a perspectiva de uma educação inclusiva. Sendo elas, estratégias de ensino mediante discussão com seus pares, elaboração de atividades adaptadas, fomentação da cultura surda no ambiente escolar, visão de possibilidades e potencialidades de aprendizagens do sujeito surdo a partir de diálogos coletivos. Os resultados apontam que um dos desdobramentos da formação continuada foi o fato de o professor mudar sua maneira de conceber o aluno com surdez, por isso existem possibilidades de aprendizagens que visem seu desenvolvimento.
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The need for permanent debates on the subject of continuing teacher education in an inclusive perspective has grown in recent decades, mainly as a result of educational reforms associated with social inclusion processes on a national and international scale, therefore, it becomes even more important. understand the reliability of such debates. Thus, this final conclusion work (TFC) brings reflections on the continuing education of teachers who work with deaf students from an inclusive perspective and whether it significantly makes it possible to minimize excluding pedagogical practices to consolidate, in part, the inclusion of deaf students. . The general objective was to: Analyze the consequences of the proposal for continuing teacher education in inclusive pedagogical practices and in teaching activities in the context of deaf student learning, from the perspective of inclusive education. In order to elucidate the issues that run through this presented problem, the specific objectives aim to: a) Understand the training needs of teachers who work in the care of deaf students, with a view to inclusion in educational contexts; b) Propose and develop a project for continuing teacher education based on attentive listening to the challenges they face in everyday school life when dealing with deaf students; c) Understand the challenges and possibilities encountered by teachers in the development of strategies to assist deaf students in the teaching and learning process. This study is of a qualitative nature and is based on the assumptions of collaborative research, instrumented with observations recorded in a field diary from training meetings and semi-structured interviews. The participants of this research were teachers of the education network in the state of Mato Grosso, working in the common room and specialized educational service. And among these, eight semi-structured interviews were applied to the teachers who participated in the entire investigative course of this research. The data set that formalizes the analysis corpus allows us to observe that one of the main obstacles to the inclusion process is work overload, professional demands that make up the main reasons for absence from training meetings. Continuing education covered knowledge that provided support for teachers to promote improvements in pedagogical practices in the context of learning for students with deafness according to an inclusive perspective. These are teaching strategies through discussion with their peers, development of adapted activities, promotion of deaf culture in the school environment, vision of possibilities and potential for learning of the deaf subject from collective dialogues. The results show that one of the consequences of continuing education was the possibility for the teacher to change his way of seeing the student with deafness, to believe that there are possibilities for learning aimed at their development.
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MARIA APARECIDA DE SOUZA SANTOS
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MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA A COLABORAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MT
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Orientador : SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
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Data: 30/09/2022
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A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem uma grande legislação que a ampara. Porém, observam-se muitos desafios para se estabelecer e efetivar, dentre eles a interação entre os atores envolvidos, com vista a atender as necessidades dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e consequentemente, contribuir para a formação em serviço dos professores e a organização do ambiente escolar em uma perspectiva inclusiva. A partir dessa problemática, este estudo, denominado “Modelagem de um aplicativo para a colaboração e gestão da educação inclusiva: acompanhamento e suporte pedagógico das instituições de ensino no município de São Pedro da Cipa/MT”, estabeleceu como objetivo, analisar quais são os entraves na comunicação, colaboração e gestão dos serviços de apoio que dificultam o desenvolvimento pedagógico e o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial e propor o desenvolvimento de um aplicativo para minimizar as dificuldades evidenciadas. Para isso, a metodologia proposta foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo proposto, na delimitação da unidade-caso a amostragem de três instituições educacionais públicas existentes no município de São Pedro da Cipa/MT: escola estadual Irmã Miguelina Corso, escola municipal Gessy Antônio da Silva e centro de educação infantil Márcio Alessandro Gomes Machado. Sendo realizadas entrevistas com cinco gestores educacionais, três professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), dez professores da sala comum e nove responsáveis de famílias de alunos PAEE das três instituições de ensino pesquisadas. Após essa investigação foi observado que todos os atores ainda sentem dificuldades no processo de educação inclusiva, e, que as principais dificuldades estão relacionadas à comunicação, colaboração e gestão da inclusão escolar. No estudo de caso realizado no município de São Pedro da Cipa foi possível compreender que a interação no fluxo de informação é uma dificuldade do processo da inclusão. Dentro deste contexto, a conclusiva é que um aplicativo como o apresentado neste estudo, possa sanar a maioria das dificuldades de todos os atores, servindo, inclusive, para além do contexto municipal, mas, tornando-se uma opção para a melhoria da educação nacional já que o aplicativo possibilita que essa interação ocorra em tempo real.
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Special Education in the Perspective of Inclusive Education, has a great legislation that supports it. However, there are many challenges to be established and implemented, among them the interaction between the actors involved, with a view to meeting the needs of students who are the target audience of special education (PAEE) and, consequently, contributing to the in-service training of teachers. and the organization of the school environment in an inclusive perspective. Based on this problem, this study, called “Modeling an application for collaboration and management of inclusive education: monitoring and pedagogical support of educational institutions in the municipality of São Pedro da Cipa/MT”, established the objective of analyzing which are the obstacles in communication, collaboration and management of support services that hinder pedagogical development and the process of inclusion of students target audience of special education and propose the development of an application to minimize the difficulties evidenced. For this, the proposed methodology was the case study with a qualitative approach, being proposed, in the delimitation of the unit-case, the sampling of three public educational institutions existing in the municipality of São Pedro da Cipa/MT: state school Irmã Miguelina Corso, municipal school Gessy Antônio da Silva and Márcio Alessandro Gomes Machado early childhood education center. Interviews were carried out with five educational managers, three teachers from the Multifunctional Resource Room (SRM), ten teachers from the common room and nine heads of families of PAEE students from the three educational institutions surveyed. After this investigation, it was observed that all actors still experience difficulties in the process of inclusive education, and that the main difficulties are related to communication, collaboration and management of school inclusion. In the case study carried out in the city of São Pedro da Cipa, it was possible to understand that the interaction in the flow of information is a difficulty in the inclusion process. Within this context, the conclusion is that an application such as the one presented in this study can solve most of the difficulties of all actors, even serving beyond the municipal context, but becoming an option for the improvement of national education. since the application allows this interaction to take place in real time.
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MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA FIGUEREDO
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O Ensino da Língua Portuguesa como segunda Língua a Estudantes Surdos na Perspectiva do Ensino Colaborativo
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Orientador : MARION MACHADO CUNHA
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Data: 13/10/2022
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A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (LP) se estruturam de maneiras distintas, apresentando, sistemas linguísticos próprios. Baseando-se nessa assertiva, acredita-se que o aprendizado da escrita pelo aluno surdo se torna difícil quando as metodologias se baseiam apenas em práticas voltadas ao aprendizado de alunos ouvintes, cuja escrita a princípio se dá pela combinação grafema-fonema (letra-som). Sendo assim, essa pesquisa tem como principal objetivo analisar e descrever o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua a alunos Surdos, na perspectiva do ensino colaborativo, entre os professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e professores do idioma na sala de aula comum, em uma escola da rede estadual do Munícipio de Campo Verde/MT. Este estudo foi realizado por meio da abordagem metodológica qualitativa sob a dinâmica de estudo de caso, tendo como método de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas, questionários abertos e encontros presenciais. E teve embasamento nas reflexões e discussões teóricas da pedagogia visual de Campello (2008) e do ensino de LP para Surdos em Quadros (2005; 2004; 2006), e Lacerda (2006; 2012, 2013) e Damázio (2007) e, ainda, nas teorias e práticas colaborativas em Zerbato e Mendes (2018), Vilaronga e Mendes (2014) e Capellini e Zerbato (2019), além de justificar-se nas legislações que tratam da educação de Surdos ou de pessoas com deficiência e no “Orientativo para oferta de serviços da educação especial”, da Secretaria de Estado de Educação do Governo de Mato Grosso (SEDUC/SUDE/MT, 2021). Como proposta do produto educacional será elaborado um caderno pedagógico com a finalidade de contribuir com o professor especialista, atuante na SRM, e com o professor da sala de aula comum. Este será composto de orientações didáticas-pedagógicas para o ensino de LP como segunda língua para estudantes Surdos, enfatizando os benefícios do trabalho em colaboração. Como resultado parcial dessa pesquisa observamos ausência de um trabalho na perspectiva colaborativa entre os professores da SRM e de LP da classe comum e utilização de metodologia de ensino de LP para Surdos, baseada em métodos usados com estudantes ouvintes.
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The Brazilian Sign Language (Libras) and Portuguese Language (LP) are structured in different ways, presenting their own linguistic systems. Based on this assertion, it is believed that the learning of writing by the deaf student becomes difficult when the methodologies are based only on practices aimed at the learning of hearing students, whose writing is given by the combination grapheme-phoneme (letter-sound). Thus, this research has as main objective to analyze and describe the teaching of Portuguese as a second language to deaf students, from the perspective of collaborative teaching, between teachers of the Multifunctional Resource Room (SRM) and language teachers in the regular classroom, in a school of the state network of Campo Verde/MT. This study was conducted through a qualitative methodological approach under the dynamics of case study, with the method of data collection being classroom observation, semi-structured interviews, open-ended questionnaires and face-to-face meetings. It was based on the reflections and theoretical discussions of the visual pedagogy of Campello (2008) and the teaching of LP for the deaf in Quadros (2005; 2004; 2006), and Lacerda (2006; 2012, 2013) and Damázio (2007) and, also, in the theories and collaborative practices in Zerbato and Mendes (2018), Vilaronga and Mendes (2014) and Capellini and Zerbato (2019), besides being justified in the legislations that deal with the education of the deaf or people with disabilities and in the "Guidance for the offer of services of special education", of the State Department of Education of the Government of Mato Grosso (SEDUC/SUDE/MT, 2021). As a proposal of the educational product, a pedagogical notebook will be prepared with the purpose of contributing to the specialist teacher, working in the SRM, and the regular classroom teacher. This will consist of didactic-pedagogical guidelines for the teaching of LP as a second language for deaf students, emphasizing the benefits of working in collaboration. As a partial result of this research we observed the absence of a collaborative work between the SRM and common classroom LP teachers and the use of LP teaching methodology for deaf students, based on methods used with hearing students.
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KELE APARECIDA DE SOUZA
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As Práticas Educativas com Estudantes com Deficiência Visual e as Possibilidades de Aprendizagem Ativa nos Contextos de Exclusão
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Orientador : MARION MACHADO CUNHA
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Data: 14/10/2022
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Neste texto de dissertação apresentamos os resultados obtidos através desta pesquisa que se direcionou em problematizar e analisar as práticas pedagógicas e as concepções escolares dos alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental I, com discussões relacionadas a inclusão escolar e as ações do professor. Nessa direção, focamos a pesquisa nas/sobre as práticas educativas que são e podem potencializar o aluno com deficiência visual enquanto sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto de inclusão escolar e as dimensões pedagógicas da educação especial. Desenvolvemos este estudo em uma escola da rede municipal de Sinop, Mato Grosso (MT). Como opção metodológica optamos pelo estudo de caso em uma abordagem qualitativa, na composição teórica buscamos relacionar nossa proposta de pesquisa ao sujeito de transcendência de Freire (1979), ao sujeito de potencialidades, segundo Vygotsky (2011), a proposta de uma sociedade que busca respeitar a diversidade e leva em consideração os direitos humanos e os direitos da natureza (ACOSTA, 2016), dentre outros autores que contribuem na compreensão do objeto proposto nesta pesquisa. A partir das etapas desenvolvidas no decorrer deste processo investigativo observamos que no campo da educação as práticas educativas inclusivas acontecem de maneira limitada, com metodologias diferenciadas por alguns professores, sendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) mais nítido essa proposta. Compreendemos que diferentes fatores externos, como, social, político, econômico, cultural e histórico influenciam no contexto da educação inclusiva. Assim, da pesquisa, ainda, a proposta do produto educacional se direciona na concretização de um caderno pedagógico para professores, priorizando brevemente uma discussão teórica sobre o a educação inclusiva, o AEE, o aluno com deficiência visual, além de sugestões de atividades que possam ser desenvolvidas com tal público, pautada a partir das contribuições dos alunos participantes da pesquisa.
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In this dissertation text, we present the results obtained through this research, which aimed to problematize and analyze the pedagogical practices and school conceptions of students with visual impairment in Elementary School I, with discussions related to school inclusion and the teacher's actions. In this direction, we focus the research on/about the educational practices that are and can enhance the student with visual impairment as an active subject of the teaching and learning process, considering the context of school inclusion and the pedagogical dimensions of special education. We developed this study in a municipal school in Sinop, Mato Grosso (MT). As a methodological option we chose the case study in a qualitative approach, in the theoretical composition we seek to relate our research proposal to Freire's subject of transcendence (1979), to the subject of potentialities, according to Vygotsky (2011), the proposal of a society that seeks respect diversity and consider human rights and the rights of nature (ACOSTA, 2016), among other authors who contribute to the understanding of the object proposed in this research. From the steps developed during this investigative process, we observed that in the field of education, inclusive educational practices occur in a limited way, with different methodologies by some teachers, with Specialized Educational Assistance (AEE) being the clearest proposal. We understand that different external factors such as social, political, economic, cultural and historical influence the context of inclusive education. Thus, from the research, the proposal of the educational product is directed towards the realization of a pedagogical notebook for teachers, briefly prioritizing a theoretical discussion about inclusive education, AEE, the student with visual impairment, as well as suggestions of activities that can be developed with such an audience, based on the contributions of the students participating in the research.
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POLIANA ACS TEODORO
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A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO NA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
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Orientador : MARION MACHADO CUNHA
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Data: 17/10/2022
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Este texto dissertativo tem como foco o processo de transição das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de Sinop, Mato Grosso. Sendo assim, direcionamos nossas construções teórico e metodológicas para a apreender as ações inclusivas promovidas pelos docentes da sala comum nessas etapas. Para compreender essa realidade, valemo-nos da abordagem da pesquisa qualitativa, com enfoque no Estudo de Caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. As entrevistas foram realizadas com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes da sala comum e gestão de educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares da rede pública de Sinop, totalizando oito entrevistas. Foram realizadas observações na sala comum e no AEE destas e, para aprofundar o objeto central da pesquisa, utilizou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica a partir de documentos legais e institucionais que subsidiam o AEE das crianças com TEA. A pesquisa abordou aspectos relevantes como características do TEA e o processo de transição da primeira etapa da educação básica para os anos iniciais do ensino fundamental. Na análise de dados abordamos a caracterização das instituições pesquisadas, o processo educativo das crianças com TEA inseridos na educação infantil e no ensino fundamental, apresentando concepções dos docentes e gestores das unidades pesquisadas, seus apontamentos e anseios quando se trata do público-envolvido da educação especial, especificamente, crianças com TEA, considerando suas características e relações pedagógicas A articulação teórica fundamental para análise empírica fundou-se em relacionar o objeto de pesquisa com o conceito do Bem Viver (ACOSTA, 2016), para o qual tem-se uma sinalização prático-histórica de coletividade, isto é, a defesa de uma sociedade por decisões de práticas colaborativas e respeito a diversidade humana. O produto educacional apresentado se dá sob a forma de um caderno pedagógico, disponibilizado por meio eletrônico, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre as características do TEA, envolvendo orientações referentes ao diálogo colaborativo entre as etapas do processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado pesquisa, evidenciou-se que as práticas colaborativas para o processo de transição implicam na construção de ações educativas direcionadas sob dois aspectos: a transição colaborativa dos alunos com do TEA e as relações baseadas em um processo pedagógico enquanto articulação e continuidade na e para a escolarização da criança com TEA.
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T
This dissertation focuses on the transition process of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) from kindergarten to the early years of elementary school in the public system of Sinop, Mato Grosso. Thus, we directed our theoretical and methodological constructions to apprehend the inclusive actions promoted by teachers of the common classroom in these stages. To understand this reality, we used the qualitative research approach, focusing on the Case Study. Data were collected through semi-structured interviews and systematic observation. The interviews were conducted with teachers of the Specialized Educational Service (AEE), teachers of the common classroom, and management of early childhood education and elementary school in the public school units of Sinop, totaling eight interviews. Observations were made in the common room and in the AEE of these children and, to deepen the central object of the research, we used document analysis and bibliographic research based on legal and institutional documents that support the AEE of children with ASD. The research covered relevant aspects such as the characteristics of ASD and the process of transition from the first stage of basic education to the early years of elementary school. In the data analysis we address the characterization of the researched institutions, the educational process of children with ASD inserted in early childhood education and elementary school, presenting the conceptions of teachers and managers of the researched units, their notes and wishes when it comes to the public involved in special education, specifically, children with ASD, considering their characteristics and pedagogical relationships. The fundamental theoretical articulation for empirical analysis was based on relating the object of research to the concept of Living Well (ACOSTA, 2016), for which there is a practical-historical signaling of collectivity, that is, the defense of a society by decisions of collaborative practices and respect for human diversity. The educational product presented is in the form of a pedagogical notebook, made available electronically, with the purpose of clarifying doubts about the characteristics of ASD, involving guidelines concerning the collaborative dialogue between the stages of the transition process from early childhood education to the early years of elementary school. As a research result, it was evidenced that the collaborative practices for the transition process imply the construction of educational actions directed under two aspects: the collaborative transition of students with ASD and the relationships based on a pedagogical process as articulation and continuity in and for the schooling of the child with ASD.
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LEILA ADRIELI ROESLER ROHENKOHL
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Altas Habilidades/Superdotação: oficinas formativas para identificação destes alunos em uma escola da rede pública de Sorriso-MT
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Orientador : MARION MACHADO CUNHA
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Data: 21/10/2022
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Este trabalho dissertativo tem como objeto a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Fundamental I, com a realização de oficinas formativas para e com professores. A pesquisa realizada se direcionou para as práticas educativas de professores na educação inclusiva, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cabe justificar que, por meio de debates relacionados à concepção de inteligência e criatividade, os professores não possuem ferramentas teórico-metodológicas que qualifiquem as ações pedagógicas para e com os sujeitos altamente habilidosos e que estão no ambiente escolar. E, pelo desconhecimento das propriedades e das condições educacionais, necessárias para com os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), há uma ausência desse sujeito, mesmo ele estando presente nos espaços escolares, por isso, um sujeito presente-ausente. Esse contexto traduz a invisibilidade do sujeito AH/SD. Para isso, foram realizadas oficinas formativas com professores, também sujeitos da pesquisa, sob dois movimentos: a criação de um espaço de relações formativas para a coleta de dados, sob a dinâmica da pesquisa-ação, e uma ferramenta de formação teórico-metodológica, com base nas concepções das inteligências múltiplas e da teoria dos três anéis. A pesquisa exigiu como técnicas a aplicação de questionários abertos (antes das oficinas e posterior a elas) e a realização de observações livres das atividades para apreender os processos pedagógicos no campo da formação continuada de professores. As oficinas se mostraram viáveis enquanto um espaço de construção coletiva e também como uma ferramenta mediadora fundamental para elaboração de elementos teórico-metodológicas para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Assim, produziu-se um produto educacional denominado de Caderno Pedagógico, com o propósito subsidiar a formação continuada de professores para o trabalho pedagógico na identificação de AH/SD. Esse caderno pedagógico se construiu, assim, como resultado de diálogos e construção coletiva, um espaço e ferramenta com potencialidade para que os estudantes passem de presente-ausentes para presente-presentes, enquanto sujeito de existência escolar, de direito e de fato.
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This dissertation work aims to identify students with High Abilities/Giftedness in Elementary School I, with training workshops for and with teachers. The research carried out was directed to the educational practices of teachers in inclusive education, linked to the Professional Master's in Inclusive Education at the University of the State of Mato Grosso. It is worth justifying that, through debates related to the concept of intelligence and creativity, teachers do not have theoretical-methodological tools that qualify pedagogical actions for and with highly skilled subjects who are in the school environment. And, due to the lack of knowledge of the properties and educational conditions, necessary for students with High Abilities/Giftedness (AH/SD), there is an absence of this subject, even though he is present in school spaces, therefore, a present-absent subject. This context translates the invisibility of the AH/SD subject. For this, training workshops were held with teachers, also research subjects, under two movements: the creation of a space of formative relationships for data collection, under the dynamics of action research, and a theoretical-methodological training tool, based on the conceptions of multiple intelligences and the theory of the three rings. The research required, as techniques, the application of open questionnaires (before the workshops and after them) and the realization of free observations of the activities to apprehend the pedagogical processes in the field of continuing teacher education. The workshops proved to be viable as a space for collective construction and also as a fundamental mediating tool for the elaboration of theoretical-methodological elements for the identification of students with High Abilities/Giftedness. Thus, an educational product called the Pedagogical Notebook was produced, with the purpose of subsidizing the continuing education of teachers for the pedagogical work in the identification of AH/SD. This pedagogical notebook was thus built as a result of dialogues and collective construction, a space and tool with the potential for students to move from present-absent to present-present, as a subject of school existence, in law and in fact.
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PÉRICLES BAPTISTA GOMES
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O ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): A UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO
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Orientador : SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
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Data: 27/10/2022
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A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a utilização do aplicativo móvel Rotina Divertida contribui para a melhoria organizacional, a autonomia, a interação e a comunicação no processo pedagógico durante a realização das atividades escolares e familiares do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destaca-se: Galvão Filho (2012), APA (2014), Dorvan e Zucker (2017), Schmidt (2018), Georgen (2018), Riesgo (2018), Dias (2021) e Marques e Malheiro (2021). O TEA é considerado um transtorno de desenvolvimento neurológico, pelo qual acomete o comprometimento da linguagem, da interação social e de comportamentos repetitivos, normalmente, percebidos na infância; não existe um consenso para o que ocasiona tal distúrbio. Nesse viés, o ambiente escolar tem o dever de promover, para a criança com TEA, um local propício para o desenvolvimento das interações sociais, da autonomia e da convivência com outras crianças da mesma faixa etária, sendo orientado por profissionais com formação para auxiliar no aprendizado. Dessa forma, a Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento que visa promover a funcionalidade das atividades diárias para as pessoas com deficiência, um recurso fundamental e eficiente em um sistema educacional inclusivo. Este estudo foi realizado na escola municipal Ivaníra Moreira Junglos no Município de Colíder-MT. Os participantes deste estudo são duas famílias representadas por duas mães, dois alunos com TEA, matriculados no Ensino Fundamental II, com faixa etária entre 14 e 15 anos, e cinco professores que atuam no ensino escolar com os alunos. O período de realização deste estudo ocorreu entre os meses de fevereiro a junho de 2022, no qual os alunos utilizam e fomentam o aplicativo com suas atividades escolares, familiares e sociais, tendo a família como incentivadora e atuante, para que os alunos utilizem o aplicativo tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Os resultados deste estudo constataram que o aplicativo Rotina Divertida, pode ser uma ferramenta muito útil para estimulação da autonomia e organização pedagógica dos alunos voltado para o ensino-aprendizagem, seja no ambiente escolar e familiar contribuindo para a formação dos alunos. Através deste estudo foi possível a elaboração de um caderno pedagógico voltado aos professores, as famílias e aos alunos com TEA, no qual traz o aplicativo Rotina Divertida como uma ferramenta a ser explorada suas funcionalidades em vários contextos, educacional, familiar e social.
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The present research aims to analyze how the use of the mobile application “Rotina Divertida” contributes to organizational improvement, autonomy, interaction and communication in the pedagogical process during the performance of school and family activities of the student with Autism Spectrum Disorder (ASD). For the theoretical basis, among the authors used, the following stand out: Galvão Filho (2012), APA (2014), Dorvan and Zucker (2017), Schmidt (2018), Georgen (2018), Riesgo (2018) Dias (2021) and Marques and Malheiro (2021). ASD is considered a neurological development disorder that compromises the individual's language and social interaction, also having as a symptom the development of repetitive behaviors. This disorder is usually noticed in childhood and there is no consensus as to what causes this manifestation. Thus, in this bias, the school environment has a duty to promote a place conducive to the development of social interactions, autonomy, and coexistence for the child with ASD with other children of the same age group, being guided by professionals trained to assist in the apprenticeship. Assistive Technology (AT) is an area of knowledge that aims to promote the functionality of daily activities for people with disabilities, a fundamental and efficient resource, in an inclusive education system. This study was carried out at the Ivaníra Moreira Junglos municipal school in the Municipality of Colíder-MT. Two families’ students by two mothers, two school students with TEA students, enrolled in Elementary School II, school class with 14 years, and teachers who study among the students who study for 15 years. The period of this study took place between the months of February and June 2022, in which students use and encourage the application with their school, family and social activities, with the family as an encourager and active, that students use the application both at home and at school. Through this study it was possible to elaborate a pedagogical booklet aimed at teachers, families and students with ASD, which brings the application Routine Fun as a tool to be explored its features in various contexts, educational, family and social.
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FERNANDA SPENAZZATO SEGER
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HABILIDADES METAFONOLÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Orientador : ALBINA PEREIRA DE PINHO
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Data: 30/11/2022
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A alfabetização no Brasil reflete nos resultados de pesquisas, tanto em análises qualitativas quanto em dados quantitativos, uma história repleta de barreiras, em que problemas sociais e políticos contribuem para manter elevados índices de analfabetismo, bem como níveis de leitura aquém do esperado (BRASIL, 2017, 2020). Assim como a alfabetização, se encontra a Educação Especial, que esbarra em grandes empecilhos constituídos historicamente no país. Ainda muito jovem, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (BRASIL, 2008) tenta reorganizar a estrutura educacional para promover espaços e práticas baseadas nos princípios da inclusão. Pesquisas sobre a alfabetização, e outras que têm se voltado para o estudo das relações entre consciência fonológica e a inserção da criança no mundo da escrita, fizeram parte do constructo teórico, como as contribuições de Ferreiro; Teberosky (1986), Ferreiro (1985), Soares (2003, 2016, 2020), Morais (2012, 215, 2019), Ferraro (2014), Seara; Nunes; Lazzarotto-Volcão (2015), Diniz; Pacheco (2012). Entretanto, ainda há poucos estudos que se referem às habilidades de reflexão fonológica para a alfabetização no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em vista disso, a pesquisa tem o objetivo de investigar as possibilidades formativas de licenciandos em Pedagogia para estudos de habilidades metafonológicas como recurso didático no desenvolvimento do ensino da língua escrita aos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE). A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo-interpretativista, baseado nos pressupostos da etnografia colaborativa (BORTONI-RICARDO, 2008), os dados foram gerados, primeiramente com o uso de questionários enviados aos participantes de forma virtual, elaborados com os recursos de formulários do google e, em seguida, foi realizado um encontro colaborativo no qual foi realizada a entrevista grupo focal com os licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus universitário de Sinop, 9 estudantes participaram da pesquisa, todas do gênero feminino. Os dados levantados com os questionários e o encontro se colocaram como fonte fundamental na construção do produto pedagógico que essa pesquisa se ocupou em elaborar, desse modo, as categorizações e análises mostram um sentimento ou percepção de que os estudos em alfabetização, no curso de Pedagogia, se ocuparam, em grande parte, com a composição teórica e pouco com a prática pedagógica, como metodologias de ensino e propostas didáticas. Em relação à educação especial, e mais especificamente inclusiva, as licenciandas apontam que apesar de participarem de estudos e discussões, há a necessidade de aprofundar seus conhecimentos frente aos desafios apresentados na inclusão dos estudantes com deficiência em escolas regulares.
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Literacy, in Brazil, reflects in the results of research, both in qualitative analyzes and in quantitative data, a history full of barriers, in which social and political problems contribute to maintaining high illiteracy rates, as well as lower than expected reading levels (BRASIL, 2017, 2020). As well as literacy, there is Special Education, which comes up against major obstacles historically constituted in the country. Still very young, the National Policy on Special Education in an Inclusive Perspective (BRASIL, 2008) tries to reorganize the educational structure to promote spaces and practices based on the principles of inclusion. There is a high number of researches on literacy, and more recently many have focused on the study of the relationship between phonological awareness and the insertion of children in the world of writing, in this sense Seara's contributions are part of the theoretical construct; Nunes; Lazzarotto-Volcão (2015), Diniz; Pacheco (2012), Morais (2012), Soares (2003, 2016). However, there are still few studies that refer to phonological reflection skills for literacy in Specialized Educational Assistance (AEE). In view of this, the research aims to investigate the training possibilities of undergraduates in Pedagogy to study metaphonological skills as a didactic resource in the development of teaching written language to the Target Public of Special Education (PAEE) students. The research is characterized as a qualitative-interpretative study, based on the assumptions of collaborative ethnography (BORTONI-RICARDO, 2008), the data were generated, first with the use of questionnaires sent to the participants in a virtual way, prepared with the resources of forms and then a collaborative meeting was held in which the focus group interview was carried out with the undergraduates of the Pedagogy course at the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT), university campus of Sinop, 9 students participated in the research, all of them of the female gender. The data collected from the questionnaires and the meeting were a fundamental source in the construction of the pedagogical product that this research was concerned with elaborating, in this way, the categorizations and analyzes show a feeling or perception that the studies in the Pedagogy course were occupied, largely with the theoretical composition and little with the pedagogical practice, such as teaching methodologies and didactic proposals. Mais sobre o texto original
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