OS SABERES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR: A PRÁXIS DO EDUCADOR EM CENA PELA HISTÓRIA DE VIDA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Saberes de experiência. Práxis. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.
Os saberes de experiências construídas ao longo da vida escolar são fundantes para a práxis do educador. Assim, neste estudo investigamos as relações, os processos e os movimentos que qualificam a práxis do educador no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na especificidade das mediações que a historicidade produz na construção dos saberes de experiência. Dessa construção, nosso objeto de pesquisa consiste em apreender os saberes da experiência e as formações teórico-práticas, tanto inicial quanto continuada, situando esses dois movimentos do trabalho docente do professor no AEE na pluralidade e diversidade de estudantes do AEE. Para a pesquisa, lançamos mão, prioritariamente, da História de Vida, valendo-nos de técnicas de entrevistas para mergulhar nessas mediações. Também recorremos a técnica de coleta de dados de questionários para situar a forma que se revela e organiza os sujeitos de pesquisa, situando no entrecruzamento de análise documental. Participaram das entrevistas seis professoras que atuam em escolas públicas de Sinop. Quanto as categorias organizadoras de análises, orientamo-nos por constructos teóricos de Mendes e Vilaronga (2014), Piccolo (2022), Nóvoa (1992), Libâneo (2016), Freire (1996), Marx (1989) e Kuenzer (2002). Para a proposta do produto educacional, ainda em fase de construção, propomos um guia pedagógico dos saberes organizadores da práxis educativa dos professores de AEE, com a finalidade de fomentar os lugares de historicidades que atuam e medeiam os processos educativos dos professores especialistas. Consideramos que é essencial reconstruir os saberes da docência para prática inclusiva na educação, valorizando a história de vida dos professores no Atendimento Educacional Especializado, considerando o estágio do capitalismo flexível excludente sob seu modelo neoliberal.