Banca de DEFESA: FERNANDA SPENAZZATO SEGER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA SPENAZZATO SEGER
DATA : 30/11/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Videochamada no Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HABILIDADES METAFONOLÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização, Educação Especial, Formação de Professores.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

A alfabetização no Brasil reflete nos resultados de pesquisas, tanto em análises qualitativas quanto em dados quantitativos, uma história repleta de barreiras, em que problemas sociais e políticos contribuem para manter elevados índices de analfabetismo, bem como níveis de leitura aquém do esperado (BRASIL, 2017, 2020). Assim como a alfabetização, se encontra a Educação Especial, que esbarra em grandes empecilhos constituídos historicamente no país. Ainda muito jovem, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (BRASIL, 2008) tenta reorganizar a estrutura educacional para promover espaços e práticas baseadas nos princípios da inclusão. Pesquisas sobre a alfabetização, e outras que têm se voltado para o estudo das relações entre consciência fonológica e a inserção da criança no mundo da escrita, fizeram parte do constructo teórico, como as contribuições de Ferreiro; Teberosky (1986), Ferreiro (1985), Soares (2003, 2016, 2020), Morais (2012, 215, 2019), Ferraro (2014), Seara; Nunes; Lazzarotto-Volcão (2015), Diniz; Pacheco (2012). Entretanto, ainda há poucos estudos que se referem às habilidades de reflexão fonológica para a alfabetização no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em vista disso, a pesquisa tem o objetivo de investigar as possibilidades formativas de licenciandos em Pedagogia para estudos de habilidades metafonológicas como recurso didático no desenvolvimento do ensino da língua escrita aos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE). A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo-interpretativista, baseado nos pressupostos da etnografia colaborativa (BORTONI-RICARDO, 2008), os dados foram gerados, primeiramente com o uso de questionários enviados aos participantes de forma virtual, elaborados com os recursos de formulários do google e, em seguida, foi realizado um encontro colaborativo no qual foi realizada a entrevista grupo focal com os licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus universitário de Sinop, 9 estudantes participaram da pesquisa, todas do gênero feminino. Os dados levantados com os questionários e o encontro se colocaram como fonte fundamental na construção do produto pedagógico que essa pesquisa se ocupou em elaborar, desse modo, as categorizações e análises mostram um sentimento ou percepção de que os estudos em alfabetização, no curso de Pedagogia, se ocuparam, em grande parte, com a composição teórica e pouco com a prática pedagógica, como metodologias de ensino e propostas didáticas. Em relação à educação especial, e mais especificamente inclusiva, as licenciandas apontam que apesar de participarem de estudos e discussões, há a necessidade de aprofundar seus conhecimentos frente aos desafios apresentados na inclusão dos estudantes com deficiência em escolas regulares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Interno - 78800009 - IVONE JESUS ALEXANDRE
Externo ao Programa -
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 15:28
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