Banca de DEFESA: POLIANA ACS TEODORO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLIANA ACS TEODORO
DATA : 17/10/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - Banca virtual - Unidade Regionalizada Cáceres
TÍTULO:

A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO NA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Docente; Inclusão Escolar; Política Educacional.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

Este texto dissertativo tem como foco o processo de transição das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de Sinop, Mato Grosso. Sendo assim, direcionamos nossas construções teórico e metodológicas para a apreender as ações inclusivas promovidas pelos docentes da sala comum nessas etapas. Para compreender essa realidade, valemo-nos da abordagem da pesquisa qualitativa, com enfoque no Estudo de Caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. As entrevistas foram realizadas com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes da sala comum e gestão de educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares da rede pública de Sinop, totalizando oito entrevistas. Foram realizadas observações na sala comum e no AEE destas e, para aprofundar o objeto central da pesquisa, utilizou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica a partir de documentos legais e institucionais que subsidiam o AEE das crianças com TEA. A pesquisa abordou aspectos relevantes como características do TEA e o processo de transição da primeira etapa da educação básica para os anos iniciais do ensino fundamental. Na análise de dados abordamos a caracterização das instituições pesquisadas, o processo educativo das crianças com TEA inseridos na educação infantil e no ensino fundamental, apresentando concepções dos docentes e gestores das unidades pesquisadas, seus apontamentos e anseios quando se trata do público-envolvido da educação especial, especificamente, crianças com TEA, considerando suas características e relações pedagógicas A articulação teórica fundamental para análise empírica fundou-se em relacionar o objeto de pesquisa com o conceito do Bem Viver (ACOSTA, 2016), para o qual tem-se uma sinalização prático-histórica de coletividade, isto é, a defesa de uma sociedade por decisões de práticas colaborativas e respeito a diversidade humana. O produto educacional apresentado se dá sob a forma de um caderno pedagógico, disponibilizado por meio eletrônico, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre as características do TEA, envolvendo orientações referentes ao diálogo colaborativo entre as etapas do processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado pesquisa, evidenciou-se que as práticas colaborativas para o processo de transição implicam na construção de ações educativas direcionadas sob dois aspectos: a transição colaborativa dos alunos com do TEA e as relações baseadas em um processo pedagógico enquanto articulação e continuidade na e para a escolarização da criança com TEA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 131949001 - LUCIO JOSE DUTRA LORD
Externo ao Programa - 82380001 - ALMIR ARANTES
Externo ao Programa - 83260001 - AUMERI CARLOS BAMPI
Externo à Instituição - Anna Augusta Sampaio de Oliveira -
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 12:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1