Banca de DEFESA: LEILA ADRIELI ROESLER ROHENKOHL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILA ADRIELI ROESLER ROHENKOHL
DATA : 21/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - Banca virtual - Unidade Regionalizada Cáceres
TÍTULO:

Altas Habilidades/Superdotação: oficinas formativas para identificação destes alunos em uma escola da rede pública de Sorriso-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Altas Habilidades/Superdotação. Identificação. Inteligência. Criatividade.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Este trabalho dissertativo tem como objeto a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Fundamental I, com a realização de oficinas formativas para e com professores. A pesquisa realizada se direcionou para as práticas educativas de professores na educação inclusiva, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cabe justificar que, por meio de debates relacionados à concepção de inteligência e criatividade, os professores não possuem ferramentas teórico-metodológicas que qualifiquem as ações pedagógicas para e com os sujeitos altamente habilidosos e que estão no ambiente escolar. E, pelo desconhecimento das propriedades e das condições educacionais, necessárias para com os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), há uma ausência desse sujeito, mesmo ele estando presente nos espaços escolares, por isso, um sujeito presente-ausente. Esse contexto traduz a invisibilidade do sujeito AH/SD. Para isso, foram realizadas oficinas formativas com professores, também sujeitos da pesquisa, sob dois movimentos: a criação de um espaço de relações formativas para a coleta de dados, sob a dinâmica da pesquisa-ação, e uma ferramenta de formação teórico-metodológica, com base nas concepções das inteligências múltiplas e da teoria dos três anéis. A pesquisa exigiu como técnicas a aplicação de questionários abertos (antes das oficinas e posterior a elas) e a realização de observações livres das atividades para apreender os processos pedagógicos no campo da formação continuada de professores.  As oficinas se mostraram viáveis enquanto um espaço de construção coletiva e também como uma ferramenta mediadora fundamental para elaboração de elementos teórico-metodológicas para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Assim, produziu-se um produto educacional denominado de Caderno Pedagógico, com o propósito subsidiar a formação continuada de professores para o trabalho pedagógico na identificação de AH/SD. Esse caderno pedagógico se construiu, assim, como resultado de diálogos e construção coletiva, um espaço e ferramenta com potencialidade para que os estudantes passem de presente-ausentes para presente-presentes, enquanto sujeito de existência escolar, de direito e de fato.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 131949001 - LUCIO JOSE DUTRA LORD
Externo ao Programa - 82380001 - ALMIR ARANTES
Externo ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Externo à Instituição - GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR - UEM
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 11:52
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