Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DE SOUZA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA DE SOUZA SANTOS
DATA : 30/09/2022
HORA: 18:00
LOCAL: UNEMAT SINOP pelo google meet
TÍTULO:

MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA A COLABORAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MT



PALAVRAS-CHAVES:

Educação especial e inclusiva. Interação Escolar. Suporte pedagógico. Sala de Recursos Multifuncionais.


PÁGINAS: 207
RESUMO:

A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem uma grande legislação que a ampara. Porém, observam-se muitos desafios para se estabelecer e  efetivar, dentre eles a interação entre os atores envolvidos, com vista a atender as necessidades dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e consequentemente, contribuir para a formação em serviço dos professores e a organização do ambiente escolar em uma perspectiva inclusiva. A partir dessa problemática, este estudo, denominado “Modelagem de um aplicativo para a colaboração e gestão da educação inclusiva: acompanhamento e suporte pedagógico das instituições de ensino no município de São Pedro da Cipa/MT”, estabeleceu como objetivo, analisar quais são os entraves na comunicação, colaboração e gestão dos serviços de apoio que dificultam o desenvolvimento pedagógico e o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial e propor o desenvolvimento de um aplicativo para minimizar as dificuldades evidenciadas. Para isso, a metodologia proposta foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo proposto, na delimitação da unidade-caso a amostragem de três instituições educacionais públicas existentes no município de São Pedro da Cipa/MT: escola estadual Irmã Miguelina Corso, escola municipal Gessy Antônio da Silva e centro de educação infantil Márcio Alessandro Gomes Machado. Sendo realizadas entrevistas com cinco gestores educacionais, três professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), dez professores da sala comum e nove responsáveis de famílias de alunos PAEE das três instituições de ensino pesquisadas. Após essa investigação foi observado que todos os atores ainda sentem dificuldades no processo de educação inclusiva, e, que as principais dificuldades estão relacionadas à comunicação, colaboração e gestão da inclusão escolar.  No estudo de caso realizado no município de São Pedro da Cipa foi possível compreender que a interação no fluxo de informação é uma dificuldade do processo da inclusão. Dentro deste contexto, a conclusiva é que um aplicativo como o apresentado neste estudo, possa sanar a maioria das dificuldades de todos os atores, servindo, inclusive, para além do contexto municipal, mas, tornando-se uma opção para a melhoria da educação nacional já que o aplicativo possibilita que essa interação ocorra em tempo real.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 25709002 - SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Interno - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Externo ao Programa - 136583001 - EGESLAINE DE NEZ
Externo à Instituição - CÍCERA APARECIDA LIMA MALHEIRO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 16:54
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