UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ
Política Nacional de Educação Especial; Educação Básica; Educação Inclusiva; inclusão.
O crescente ingresso de estudantes com deficiência na Educação Básica pública implica na necessidade de mudanças estruturais, uma vez que não se trata apenas de incluir o aluno no ambiente escolar e sim de garantir o direito de aprendizagem a todos. Desse modo, a presente pesquisa visa contribuir com o tema da Educação Inclusiva, para isso, investiga o percurso histórico do processo de inclusão no município de Santarém - PA. Como objetivo, pretendeu-se refletir sobre as práticas educacionais inclusivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Santarém - PA, desde a implementação da Educação Especial no ano de 1991 na Rede Municipal de Educação até os dias atuais. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagens metodológicas qualitativas, com revisão bibliográfica, com estudo documental e legislativo e com coleta de dados primários mediante entrevistas e questionários junto ao coordenador e ex-coordenadores de Educação Especial da Rede Municipal e aos coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas locais. A sistematização dos dados foi realizada a partir de análise de materiais obtidos e registrados no diário de campo, bem como aqueles produzidos nos questionários, nas entrevistas e nos relatos dos sujeitos da pesquisa. O estudo concluiu que é dever da escola e do Estado fornecer educação para todos, para os alunos com deficiência, é preciso que seja uma Educação Inclusiva, sem segregação, para isso, a escola pode fazer uso de Salas de Recursos Multifuncionais e capacitar seus profissionais para lidar com esse público. No que se refere aos resultados, as análises permitiram traçar uma proposta de produto educacional, o que é um requisito do Mestrado Profissional no qual esta pesquisa se desenvolve. Assim, esse produto visa auxiliar na correção da principal limitação identificada pela pesquisa: o conhecimento parcial de Política Nacional de Educação Especial por parte da gestão municipal de educação e dos demais sujeitos entrevistados.