Banca de DEFESA: MAIBY GISELE WAGNER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAIBY GISELE WAGNER
DATA : 16/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online: meet.google.com/wpu-dqtk-uju
TÍTULO:

A SUBJETIVIDADE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ACOLHIMENTO E A ESCUTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

educação inclusiva, formação de professores, educação infantil, práticas de acolhimento.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o acolhimento das crianças com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil  na perspectiva da educação inclusiva, no município de Sinop-MT. Com base em estudos referenciados neste trabalho, que falam sobre a importância do acolhimento e pela carência de estudos nesta área, a pesquisa buscou repensar as concepções e o paradigma da educação especial e da educação inclusiva na Educação Infantil. Mediante investigação sobre o acolhimento no espaço escolar, como prática educativa que articule nos processos de investigação no ensino comum, buscou-se compreender de que forma e se os professores estão sendo preparados para tal ação. Pela revisão bibliográfica observou-se que se faz necessário para os estudos desta área a compreensão dos conceitos de acolhimento e de espaços inclusivos,  o que se realizou neste estudo. Deste modo, compõe a metodologia deste estudo a pesquisa bibliográfica, a revisão da bibliografia, a pesquisa documental e a coleta de dados por meio de questionário. Quanto ao método investigativo, o levantamento dos dados ocorreu através de questionários aplicados aos servidores municipais das instituições mantenedoras. Como parte da proposta do Mestrado Profissional, elaborou-se como produto educacional um Guia de orientações sobre acolhimento, o qual foi delineado de acordo com os dados coletados. O Guia é uma proposta de ação para o acolhimento nas escolas e visa que os professores tenham autonomia e direcionamento para as questões relacionadas ao tema da inclusão. Como resultato, percebeu-se que, na prática, ainda não há uma política municipal com intuito de uma formação de educação inclusiva envolvendo o tema do acolhimento na educação infantil. Dada a relevância do tema, o estudo indica a necessidade de que o acolhimento componha as ações de inclusão no município, a iniciar pela formação continuada dos professores. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Externo à Instituição - GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR - UEM
Interno - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Presidente - 131949001 - LUCIO JOSE DUTRA LORD
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 09:28
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