UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A BOLÍVIA, REGIÃO DO PANTANAL MATO-GROSSENSE
Educação Inclusiva, Biopsicossocial, Educação Especial, Escola do Campo.
Esta pesquisa tem como proposta, um estudo sobre a Educação Inclusiva na fronteira do Brasil com a Bolívia, região do Pantanal Mato-Grossense, sua finalidade é apresentar os desafios enfrentados por duas escolas públicas do campo localizadas nessa região com relação à efetivação da Educação Inclusiva. A problemática recai sobre o atendimento às necessidades educacionais, vivenciadas nas escolas do campo na região de fronteira, pois, além dos desafios de efetivação de uma Educação Inclusiva de qualidade, somam se a eles problemas de ordem social e geográfica, como a adequação do currículo real ao contexto em que estes educandos se encontram inseridos. Nessa perspectiva, uma abordagem biopsicossocial apresenta-se como a mais adequada, pois permite observar holisticamente a realidade apresentada, bem como suscitar possíveis propostas de intervenção mais assertivas. O período temporal da análise dá-se entre a implantação das escolas no ano de 2001 e a data presente. A metodologia será a revisão da literatura, a análise documental e a coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados serão sistematizados, analisados e apresentados de forma qualitativa. Como parte da proposta do Mestrado Profissional, as conclusões devem ser publicadas em artigos e capítulos de livros, e o conhecimento gerado irá subsidiar propostas de intervenção junto da Secretaria Municipal de Educação do município de Cáceres, por meio do produto educacional desenvolvido em conjunto com a pesquisa, que tem por finalidade difundir o conceito e facilitar a aplicação da abordagem biopsicossocial nas escolas alvo.