Banca de DEFESA: VALMIR DIAS DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALMIR DIAS DE MORAIS
DATA : 06/09/2022
HORA: 13:30
LOCAL: UNEMAT SINOP pelo google meet
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO: O USO DE LEITORES DE TELA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia assistiva. Leitor de tela. Formação de professores. Deficiente visual


PÁGINAS: 167
RESUMO:

Sabemos das barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência visual cegos matriculados na escola regular, principalmente no que diz respeito ao acesso a uma educação de qualidade e pautada na igualdade de oportunidade para todos. O computador equipado com um leitor de tela apresenta-se como uma importante ferramenta, capaz de amenizar tais barreiras, oportunizando ao estudante cego a capacidade de ter acesso aos mesmos conteúdos oferecidos a todos os demais estudantes. Subsidiado por tais afirmações, apresentamos este trabalho como resultado de nossa pesquisa de mestrado em educação inclusiva, ofertado pelo PROFEI. O objetivo foi analisar como ocorre a mediação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual cegos matriculados em escolas estaduais, situadas nos municípios do norte mato-grossense, que estão sob jurisdição da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Alta Floresta, para o uso do computador equipado com programas de leitores de tela, e discutir qual a importância desse conhecimento no processo de ensino-aprendizagem desses estudantes na sala de aula regular. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória, tendo a pesquisa-ação como método de investigação. Nos repousamos nas pesquisas de Carvalho (2020), Faria (2019), Wandermurem (2016), Petri (2012), entre outros diversos referenciais que tomamos como base teórica para nosso embasamento. A investigação ocorreu em duas escolas do norte mato-grossense, com professores de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores de sala regular, gestores e dois estudantes cegos matriculados nessas instituições de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, que foram realizadas via Google Meet, gravadas e depois transcritas para interpretação e análise, sendo apresentadas as alocuções dos sujeitos investigados, bem como a análise dos discursos no decorrer dos capítulos deste trabalho. Diante dos dados apresentados, foi possível averiguar que a falta de formação/capacitação dos educadores, tanto da sala regular quanto da SRM, destaca-se como maior obstáculo para a mediação do ensino-aprendizagem para os estudantes cegos nas escolas investigadas. Apresentamos, ainda, no bojo deste trabalho, nossa proposta de formação continuada para professores e familiares, proposto no decorrer da investigação, capacitação esta que, juntamente com o Caderno Pedagógico, também apresentado no conjunto deste trabalho, compõe o produto educacional estabelecido pelo PROFEI como parte das atividades exigidas para a conclusão de curso. E, por fim, apresentamos as considerações sobre os resultados obtidos e o que necessita ser promovido para a efetivação de uma escola acessível, que ofereça oportunidades a todos os seus estudantes de forma equitativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 25709002 - SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Interno - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Externo ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Externo ao Programa - 136583001 - EGESLAINE DE NEZ
Externo à Instituição - CÍCERA APARECIDA LIMA MALHEIRO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 13:06
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