Banca de DEFESA: BERENICE MARIA DALLA COSTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BERENICE MARIA DALLA COSTA DA SILVA
DATA : 13/07/2022
HORA: 19:00
LOCAL: meet.google.com/pua-bgdp-kzt
TÍTULO:

Educação Inclusiva e a Gestão Escolar: ações e práticas no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Práticas de Ensino.  


PÁGINAS: 87
RESUMO:

O presente trabalho analisa as ações e práticas promovidas pela gestão escolar na perspectiva da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais, a fim de compreender se existem e quais seriam as limitações para que se promova a inclusão desses alunos no ensino regular. A pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, e análise de conteúdo, utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista, que seguiu um roteiro semiestruturado para a conversa com seis diretores de escolas da rede estadual de um município norte-mato-grossense, norteada pela questão de pesquisa: Quais as ações e práticas promovidas pela gestão escolar na perspectiva da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais nas salas do ensino regular das escolas estaduais? Estes instrumentos coletaram dados que permitiram contextualizar a legislação atual sobre políticas para a educação inclusiva, investigar como a gestão escolar se organiza para incluir estudantes com NEE e como realiza este trabalho, verificar, junto aos gestores, quais são os recursos e materiais didático/pedagógicos que a escola recebe ou possui para trabalhar com estes estudantes e detectar se a escola realiza formação continuada dos educadores com vistas à inclusão. A Educação Inclusiva esta pautada nos direitos humanos e, em especial, no direito de todos os alunos se beneficiarem de um ensino de qualidade, tendo como intuito básico, os direitos iguais e sua inclusão social. No cenário educacional atual, o movimento inclusivo já é uma realidade, resultado de um conjunto de leis nacionais e internacionais. Trata-se de um arcabouço legal e normativo que busca alargar o acesso à escola regular e que tem impacto fundamental na educação especial. Na concepção dos diretores entrevistados, o processo de inclusão é permeado de questões complexas e, até o presente momento, não tem atendido integralmente às expectativas do coletivo escolar, das famílias e da sociedade em relação a uma inclusão consistente, ampla e verdadeira. No entanto, em que pesem as dificuldades e limitações, os diretores avaliaram o processo inclusivo como positivo. A partir dos resultados dessas investigações, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre a temática da Educação Inclusiva e legitimar práticas educativas contextualizadas com a realidade e as demandas das escolas e dos sujeitos que a frequentam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131949001 - LUCIO JOSE DUTRA LORD
Interno - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 82304001 - JESUINO ARVELINO PINTO
Externo ao Programa - 132233001 - VANESSA FABIOLA SILVA DE FARIA
Notícia cadastrada em: 23/06/2022 14:23
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