Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA ACS TEODORO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLIANA ACS TEODORO
DATA : 06/06/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - Banca virtual - Unidade Regionalizada Cáceres
TÍTULO:

FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE SINOP-MT 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Docente; Práticas educativas inclusivas; TEA


PÁGINAS: 76
RESUMO:

A presente pesquisa propôs como objetivo geral analisar a inclusão dos escolares com transtorno do espectro autista (TEA) no processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de Sinop, Mato Grosso. Assim, direcionamos a apreender quais as ações inclusivas promovidas pelos docentes da sala comum nessas etapas. Para compreender essa realidade valemo-nos da abordagem pesquisa qualitativa, com enfoque no Estudo de Caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. As entrevistas foram realizadas com professores do AEE, docentes da sala comum, gestão das instituições e familiares/ responsáveis pelos alunos que estão devidamente matriculados, sendo na educação infantil e no ensino fundamental, totalizando dez entrevistas. As observações foram realizadas na sala comum, no atendimento educacional especializado e em ambientes das instituições que fazem parte do cotidiano escolar. Para aprofundar a pesquisa utilizou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica de documentos legais e institucionais referente ao atendimento educacional especializado de alunos com TEA. A pesquisa abordou aspectos relevantes como características do TEA e o processo de transição da primeira etapa da educação básica para os anos iniciais do ensino fundamental. Na análise de dados abordamos a caracterização das instituições pesquisadas, o processo educativo dos escolares com TEA inseridos na educação infantil e no ensino fundamental, apresentando concepções dos docentes e gestores das unidades pesquisadas, seus apontamentos e anseios quando se trata do público-alvo da educação especial (PAEE), especificamente, alunos dentro do TEA, considerando suas características e seus desafios. A proposta de produto educacional se direciona para a elaboração de um caderno pedagógico disponibilizado por meio eletrônico, buscando esclarecer dúvidas sobre as características do TEA, envolvendo orientações referentes ao diálogo colaborativo entre as etapas do processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, bem como sobre as práticas de inclusão dos escolares dentro do TEA. Acredita-se que a pesquisa contribui para as práticas colaborativas para o processo de transição e impliquem na construção de ações educativas direcionadas sob dois aspectos: a transição colaborativa dos alunos dentro do TEA e as relações baseadas em um processo pedagógico enquanto articulação e continuidade na e para a escolarização da criança dentro do TEA. A articulação fundamental para análise empírica fundou-se em relacionar o objeto de pesquisa com o conceito do Bem Viver (ACOSTA, 2016), para o qual tem-se uma sinalização prático-histórica de coletividade, isto é, a defesa de uma sociedade por decisões de práticas colaborativas e respeito a diversidade humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externo ao Programa - 83260001 - AUMERI CARLOS BAMPI
Externo à Instituição - Anna Augusta Sampaio de Oliveira -
Notícia cadastrada em: 13/05/2022 12:39
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