Banca de QUALIFICAÇÃO: KELE APARECIDA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELE APARECIDA DE SOUZA
DATA : 12/05/2022
HORA: 12:30
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - Banca virtual - Unidade Regionalizada Sinop
TÍTULO:

Deficiência visual: uma nova perspectiva sobre a concepção dos alunos deficientes visuais de uma escola da rede pública municipal de Sinop-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas educativas. Aluno com deficiência visual. Protagonismo.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Neste texto de qualificação apresentamos resultados parciais da pesquisa direcionada para problematizar e analisar as práticas pedagógicas e as concepções escolares dos/com alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental I, com discussões relacionadas a inclusão escolar e as ações do professor. Nessa direção, focamos a pesquisa nas/sobre as práticas educativas que são e podem potencializar o protagonismo da aprendizagem desses escolares, considerando o contexto de inclusão escolar e as dimensões pedagógicas da educação especial. Desenvolvemos este estudo em uma escola da rede municipal de Sinop, Mato Grosso (MT). Como opção metodológica optamos pelo estudo de caso em uma abordagem qualitativa, na composição teórica buscamos relacionar nossa proposta de pesquisa ao sujeito de transcendência de Freire (1979), ao sujeito de potencialidades, segundo Vygotsky (2011), a proposta de uma sociedade que busca respeitar a diversidade e leva em consideração os direitos humanos e os direitos da natureza (ACOSTA, 2016), dentre outros autores que contribuem na compreensão do aluno enquanto um sujeito protagonista no processo de ensino e aprendizagem. A partir das etapas desenvolvidas no decorrer deste processo investigativo observamos que no campo da educação as práticas educativas inclusivas acontecem de maneira limitada, com metodologias diferenciadas por alguns professores, sendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) mais nítido essa proposta. Compreendemos que diferentes fatores externos, como, social, político, econômico, cultural e histórico influenciam no contexto da educação inclusiva. Assim, da pesquisa, ainda, a proposta do produto educacional se direciona para a produção de um caderno pedagógico para os professores, priorizando brevemente uma discussão teórica sobre o aluno com deficiência visual enquanto protagonista no processo de ensino e aprendizagem e com sugestões de atividades que possam ser desenvolvidas com tal público, pautada na perspectiva dos alunos participantes da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 131949001 - LUCIO JOSE DUTRA LORD
Externo ao Programa - 83260001 - AUMERI CARLOS BAMPI
Externo à Instituição - APARECIDA MEIRE CALEGARI-FALCO - UEM
Externo à Instituição - JAIME JOSE ZITKOSKI - UFRGS
Notícia cadastrada em: 22/04/2022 17:19
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