Banca de QUALIFICAÇÃO: Valmir Dias de Morais

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Valmir Dias de Morais
DATA : 28/04/2022
HORA: 16:00
LOCAL: UNEMAT SINOP pelo google meet
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO: O USO DE LEITORES DE TELA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia assistiva. Leitor de tela. Formação de professores. Deficiente visual


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Sabemos das barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência visual cegos matriculados na escola regular, para que tenham acesso a uma educação de qualidade e pautada na igualdade de oportunidade para todos. O computador equipado com um leitor de tela, se apresenta como uma importante ferramenta capaz de amenizar tais barreiras, oportunizando ao educando cego a capacidade de ter acesso aos mesmos conteúdos apresentados a todos os demais estudantes. Subsidiado por tais afirmações, apresentamos este trabalho como resultado de nossa pesquisa de mestrado em educação inclusiva ofertado pelo PROFEI, que teve como objetivo analisar como ocorre a mediação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visuais e cegos matriculados em escolas estaduais situadas nos municípios do Extremo Norte do Mato Grosso para o uso do computador equipado com programas leitores de tela, e qual a importância desse conhecimento no processo de ensino-aprendizagem desses educandos na sala de aula regular. Esta pesquisa está caracterizada como de abordagem qualitativa e exploratória, tendo a pesquisa-ação como método de investigação. Nos repousamos nas pesquisas de Carvalho (2020), Farias (2019), Wandermurem (2016), Preti 2012), entre outros diversos trabalhos que tomamos como base teórica para nosso embasamento. A investigação ocorreu em duas escolas do extremo norte mato-grossense com professores de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores de sala regular, gestores e dois estudantes cegos matriculados nestas instituições de ensino. A coleta de dados, ocorreu por meio de entrevistas, que foram realizadas via Google Meet, gravadas e depois transcritas para interpretação e análise, sendo apresentada as alocuções dos sujeitos investigados, bem como a análise dos discursos no decorrer dos capítulos deste trabalho. Diante dos dados apresentados, foi possível averiguar que a falta de formação/capacitação dos educadores, tanto da sala regular quanto da SRM se destaca como maior obstáculo para mediação do ensino-aprendizagem para os(as) estudantes cegos nas escolas investigadas. Apresentamos ainda no bojo dessa pesquisa, nossa proposta de formação continuada para professores e familiares que ocorreu no decorrer da investigação e está apresentada como produto educacional exigido como parte das atividades estabelecidas para a conclusão do trabalho. E por fim apresentamos as considerações sobre os resultados obtidos e o que necessita promover para efetivação de uma escola inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 25709002 - SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Interno - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Externo ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Externo ao Programa - 136583001 - EGESLAINE DE NEZ
Externo à Instituição - CÍCERA APARECIDA LIMA MALHEIRO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 29/03/2022 10:39
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