Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNA RODRIGUES MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDNA RODRIGUES MARQUES
DATA : 03/06/2024
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DO MEET: meet.google.com/kdd-dvsb-vro
TÍTULO:

Políticas Públicas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Um         estudo de caso de São Miguel do Araguaia

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Política; inclusão; atendimento; escola pública, direito 

 
 

PÁGINAS: 84
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objeto de estudo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e sua implementação no município de São Miguel do Araguaia, no estado de Goiás. As Políticas Públicas Educacionais referem-se às ações, programas e medidas implementadas pelos governos e outras entidades responsáveis pela educação de um país ou região. A concepção de escola inclusiva enfatiza a importância de garantir que todos os estudantes, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente escolar regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é analisar como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e as políticas públicas inclusivas do estado de Goiás estão sendo implementadas na rede pública do município de São Miguel do Araguaia, no que se refere aos encaminhamentos e às ações existentes. O corpo teórico da pesquisa tem como orientação o materialismo histórico e dialético, que considera as contradições presentes em nosso modo atual de produção. Com especial enfoque na na Teoria Histórico-Cultural, pois essa abordagem é fundamentada em princípios marxianos buscando explicar a dinâmica social, política e econômica da sociedade humana ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos foram o  estudo da legislação que fundamenta a Política inclusiva e pesquisa de campo mediante entrevistas semiestruturadas com os seguintes atores: coordenador regional de Educação, o coordenador do Ensino Fundamental das séries finais, o mediador da inclusão, o secretário municipal de Educação, o coordenador municipal da inclusão e os professores das Salas de Recursos de duas escolas, sendo uma municipal de Ensino Fundamental - séries iniciais e outra estadual de Ensino Fundamental -  séries finais, realizadas de forma presencial. Foram analisados documentos referentes às políticas da educação especial, documentos normativos em nível nacional, estadual e do município que fizeram parte da amostra do universo investigado. Os resultados alcançados na pesquisa de campo demonstram que o município de São Miguel do Araguaia tem buscado a implementação de documentos normativos que preveem a efetivação das políticas públicas de educação inclusiva, todavia, nem todas as leis são efetivadas em sua íntegra. Os dados coletados na pesquisa de campo, por meio das categorias de análise, sendo elas: a inclusão dos alunos no Município de São Miguel do Araguaia; Salas de  Recursos Multifuncionais – SRM e a organização funcional do Atendimento Educacional Especializado – AEE/SRM, tais categorias evidenciam que os  encaminhamentos legais estão postos. Contudo, ao analisar os dados, identificamos educandos público alvo da Educação Especial em classes especiais, o que contradiz  as afirmações em benefício da inclusão e demonstram ações pautadas ainda no período da integração, ou seja, permanecem na mesma escola com seus pares,  mas em espaços separados. Conclui-se, então, que o processo da inclusão no contexto escolar está encaminhado no município, que seus avanços são consideráveis, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.

 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Interna - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo à Instituição - Everson Manjinski - UEPG
Notícia cadastrada em: 09/05/2024 07:28
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