Práticas colaborativas entre professores das salas de Atendimento Educacional Especializado e Sala Comum, numa perspectiva da educação inclusiva
inclusão; educação; educação infantil; trabalho colaborativo; práticas colaborativas.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar e conhecer quais são, e como se dão as práticas colaborativas desenvolvidas entre o professor especialista e o professor da sala comum, para o processo de inclusão escolar do aluno com deficiência. O estudo pautou-se no método de pesquisa qualitativa, com a abordagem de estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Sinop-MT, com turmas de fase I e II, no período matutino. Os participantes da pesquisa foram: um professor especialista que atende na sala de recursos e quatro professores da sala comum que possuem crianças (PAEE) matriculados em sala. As técnicas de pesquisas foram: observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise documental, toma as normativas implantadas na educação especial do município, no ano de 2022, para atribuição de aula do professor especialista que atenderá na sala de recursos. De acordo com a proposta do Mestrado Profissional, o Produto Educacional foi elaborado a partir dos dados coletados e da revisão da Literatura, resultando em um Guia de Orientações sobre a prática colaborativa, elencada através do trabalho colaborativo, cujo objetivo é apresentar e conceituar a proposta do trabalho colaborativo, e proporcionar que os participantes da pesquisa aprofundem o conhecimento a respeito do tema. Em conformidade com a bibliografia de autores que abordam a temática, o guia traz uma breve informação a respeito da proposta do trabalho colaborativo, conforme a Instrução Normativa do Município nº. 002/2022, para que os professores aprimorem o conhecimento e reflitam sobre a proposta. Os resultados apontam que as práticas colaborativas, emergem no contexto de atividades desenvolvidas em conjunto nos espaços escolares, nas observações e discussões sobre os alunos, no acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem, em conversas a respeito do planejamento e estratégias de trabalho. Essas práticas acontecem em sala de aula e se estendem a outros espaços escolares, como o pátio, sala de professores e direção. Os dados apontam, que a colaboração entre os professores, contribuem para que o aluno com deficiência participe e desenvolva as habilidades que possui, o que abrange não só esses alunos, como também os demais alunos da sala, além disso, este trabalho será melhor se for desenvolvido com a presença do outro professor.