Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE DE LOURDES ALVES VELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE DE LOURDES ALVES VELHO
DATA : 26/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTURAL :meet.google.com/abb-fdca-wgw
TÍTULO:

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SORRISO/MT: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva; formação de educadores; desafios


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Unidade de Sinop, insere-se na linha de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo geral foi investigar a formação de professores para a educação inclusiva, com ênfase nas políticas educacionais que orientam a escolarização de estudantes com necessidades diversas. Desenvolvida em parceria com o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (CEMFOR), a investigação buscou identificar as necessidades formativas dos docentes e analisar estratégias pedagógicas que favoreçam práticas inclusivas.

A pesquisa adotou abordagem qualitativa, utilizando questionários, entrevistas e produção de podcasts como instrumentos de coleta de dados. Os objetivos específicos incluíram mapear desafios enfrentados pelos professores, analisar práticas pedagógicas já consolidadas e propor estratégias de organização didático-pedagógica em salas comuns. Todos os participantes foram convidados voluntariamente, resguardados pelo sigilo e pela liberdade de interromper sua participação a qualquer momento.

Os resultados apontam que a inclusão não se restringe ao acesso escolar, mas exige permanência com qualidade, respeito à diversidade e aprendizagem significativa (Meletti, 2008; Freire, 2005). Evidencia-se que a formação continuada ocupa papel central nesse processo (Carvalho, 1997; Mantoan, 2006), exigindo apoio institucional, políticas públicas consistentes e práticas colaborativas (Vygotsky, 1998; Moran, 2012). O estudo destaca ainda a relevância do CEMFOR como espaço de mediação entre teoria e prática (Siluk & Pavão, 2014; Castro & Perdigão, 2019).

Conclui-se que a educação inclusiva é um processo contínuo (Carvalho, 1997), que requer políticas efetivas e investimento docente (Marques, 2024), a fim de consolidar uma escola plural, democrática e capaz de garantir o direito à aprendizagem de todos (Mantoan, 2003; Sartoretto, 2011).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa ao Programa - 47504011 - SANDRA PEREIRA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 10/09/2025 11:01
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