REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA ALUNOS COM TDAH
Inclusão; TDAH; Geometria; Realidade Aumentada; Educação Matemática.
Este estudo teve como objetivo investigar a utilização da Realidade Aumentada (RA) como recurso pedagógico no ensino de sólidos geométricos para estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), promovendo a inclusão educacional e favorecendo a aprendizagem de conteúdos matemáticos abstratos, sólidos geométricos. Por meio de uma abordagem qualitativa e experimental, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com o uso do aplicativo “Sólidos RA” em uma turma do 5º ano do ensino fundamental.na Escola Municipal de Educação básica Professor Jurandir Liberino de Mesquita, localizada em Sinop/MT. A proposta buscou potencializar a visualização e a manipulação tridimensional de figuras geométricas, explorando a interatividade como estratégia de engajamento. Os resultados evidenciaram que a RA contribuiu de forma significativa para o aumento da motivação, da atenção e da compreensão espacial dos alunos com TDAH, ao oferecer estímulos visuais e sensoriais compatíveis com suas necessidades cognitivas. O estudo também realizou uma análise do contexto legislativo da educação inclusiva no Brasil e uma revisão da literatura sobre TDAH, ensino de matemática e o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica, destacando a importância de metodologias inovadoras na promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.