AS CONCEPÇÕES E UTILIZAÇÕES DOS APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(TEA)
Tecnologia Assistiva; Inclusão Escolar; Crianças.
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos professores que lecionam para os anos iniciais do ensino fundamental quanto aos aplicativos móveis para a alfabetização. A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento que busca promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, utilizando recursos e dispositivos para ampliar ou melhorar suas capacidades, sejam elas motoras, cognitivas ou sensoriais. No campo educacional, a TA tem se mostrado um recurso valioso, principalmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, ou outras condições que afetam a aprendizagem. O estudo apresenta como questão problema: Como os professores do Centro Municipal de Ensino Fausto Eugênio Masson que lecionam para a etapa inicial do ensino fundamental I percebem e utilizam os aplicativos móveis para a alfabetização de alunos com Transtorno Espectro Autista?A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 8 professores, sendo 7 da sala comum de ensino e 1 da sala de Recursos Multifuncionais. Os instrumentos de coleta foram: entrevista semiestruturada e a análise dos dados se deu por meio dos eixos temáticos. Os principais resultados apontaram que ainda que os professores identifiquem a importância de ressignificar suas práticas pedagógicas para atender à diversidade de inteligências, há falta de recursos e apoio institucional o que dificulta a implementação efetiva dessas práticas. O produto educacional apresentado se deu por meio de um guia didático que apresenta e orienta como utilizar os aplicativos móveis gratuitos disponibilizados pelo Google play para favorecer a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista que frequentam a etapa inicial do ensino fundamental. Diante do exposto, concluímos que o questionamento das práticas pedagógicas deve ser contínuo na rotina dos educadores que se dedicam à alfabetização de alunos com TEA.