AS TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
Cultura Corporal Movimento; Estratégias Pedagógicas; Diversidade.
O contexto histórico da Educação Física demonstra que os estudantes mais fortes, ágeis, rápidos e habilidosos foram ao longo do tempo mais valorizados em relação àqueles que não possuíam tais características. Ao passar dos anos, a Educação Física iniciou a valorização de outras características, como o trabalho em equipe, a socialização, o respeito às regras e os conhecimentos assimilados com as unidades temáticas vivenciadas. Quando abordamos a Educação Física Inclusiva, ainda encontramos uma série de dificuldades para promover ambientes de aprendizagem que favoreçam a todos, em especial, para o contexto que envolve a formação inicial e continuada dos professores. A tecnologia assistiva pode funcionar como um recurso que visa contribuir complementando ou suplementando as necessidades do público-alvo da Educação Especial, neste caso nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, a questão problema que norteou esta pesquisa foi: como os professores de Educação Física do município de Aripuanã/ MT utilizam as Tecnologias Assistivas em suas aulas? Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino no município de Aripuanã/ MT. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa descritiva e os sujeitos do estudo foram oito professores de Educação Física do município de Aripuanã/ MT. A coleta de dados se deu por meio do questionário e da entrevista e a análise dos dados ocorreu por meio dos eixos temáticos. Os principais resultados apontaram que a Tecnologia Assistiva ainda é pouco explorada dentro da Educação Física. Apesar do seu potencial, muitos professores de Educação Física ainda enfrentam dificuldades em utilizar esses recursos por falta de formação e suporte adequado. O produto educacional originário desta pesquisa visa contribuir para suprir a lacuna que envolve os temas apresentados e discutidos nesta pesquisa, estruturado para fornecer aos professores ferramentas teóricas e práticas que os auxiliem na compreensão do processo de inclusão e na aplicação das tecnologias assistivas nas aulas de educação física, dividido em três módulos que abordam aspectos fundamentais para a formação docente. Desse modo, acredita-se que sejam fundamentais investimentos em formação continuada e acesso a materiais/ equipamentos especializados e específicos para que os professores possam conhecer e implementar estratégias inclusivas eficazes.