Banca de DEFESA: SANDRA APARECIDA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA APARECIDA DA COSTA
DATA : 11/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/afr-kzve-vzx
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA O ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Educação Inclusiva; Autismo.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Tecnologia Assistiva (TA) é utilizada na sala de aula comum na Educação Infantil no atendimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A TA é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba, entre outros, recursos, metodologias e estratégias que objetivam desenvolver habilidades que venham a contribuir para a participação plena do público-alvo da Educação Especial na educação escolar. O TEA se caracteriza por ser um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta de forma persistente, entre outros, a comunicação e a interação social da pessoa. O estudo apresenta como questão problema: como a TA pode auxiliar o docente na elaboração de materiais didáticos pedagógicos para criança com TEA na sala de aula comum de ensino da educação infantil? A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva. As entrevistadas foram 8 professoras, sendo 7 da sala comum de ensino e 1 da sala do atendimento educacional especializado (AEE). Os instrumentos de coleta foram: entrevista semiestruturada, observações e diário de campo e a análise dos dados se deu por meio dos eixos temáticos: I - O uso das tecnologias em sala; II - A compreensão da TA; III - A criança autista na educação infantil; IV - Formação continuada e V - A TA e suas ferramentas para o atendimento das crianças com autismo. Buscou-se em teóricos como, Sassaki, (2007), Zavareze, (2009), Souza (2008) na abordagem sobre a educação inclusiva e Kuhlmann Jr (2010) e documentos referenciais, como BNCC (2017) para consolidar a educação infantil e os processos inclusivos. Acerca da TA e suas possibilidades os autores principais de embasamento foram, Bersh (2009;2013; 2017) e Galvão Filho (2009; 2012). As professoras pesquisadas utilizam material adaptado para suas aulas, contudo, elas não associam esses materiais as ferramentas ofertadas na TA, os resultados apontaram que há um equívoco no conceito de TA confundindo-a com tecnologia da informação. Outro ponto destacado nos resultados refletem o reconhecimento por parte das professoras da necessidade do aprofundamento acerca dos estudos envolvendo crianças autistas, visto, que cada uma apresenta características distintas dentro do espectro. O produto educacional apresentado ocorreu por meio de uma formação continuada no espaço escolar, um minicurso, abrangendo os conceitos da TA e suas possibilidades de utilização nas aulas com crianças com TEA e a legislação acerca do público-alvo da educação especial. Diante dos resultados coletados conclui-se que as professoras se preocupam com uma formação que atenda suas necessidades a fim de atender a todas as crianças. No que se refere a TA, pelas características interdisciplinares que possui, se mostrou um elemento essencial para atender as necessidades dos autistas e possibilitar desta forma, aulas que de fato são inclusivas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95937004 - ROBSON ALEX FERREIRA
Interna - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externa ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Notícia cadastrada em: 12/11/2024 12:17
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