UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA APRIMORAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Um estudo de caso com alunos do 7° ano em Sinop - MT
Inclusão. TDAH. Tecnologias Assistivas. Língua Portuguesa
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema que afeta milhares de pessoas, desde a infância e pode se estender até a vida adulta. Estudantes com diagnóstico de TDAH no sétimo ano apresentam dificuldades de leitura e interpretação, pois as agitações e inquietações do transtorno interferem em seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa busca investigar a utilização de Aplicativos Móveis para aprimorar a aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de língua portuguesa: um estudo de caso com alunos do 7° ano em SINOP – MT. Acredita-se que que a utilização de Aplicativos Móveis seja significativa para aprimorar a aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de Língua Portuguesa, pois as Tecnologias Assistivas apresentam um diferencial em relação ao material impresso e podem contribuir no processo de leitura e interpretação, uma vez que possui recursos atrativos que se diferencia dos demais materiais e possibilita a realização de atividades de modo mais interativo autônomo. A metodologia adotada será de pesquisa qualitativa, um estudo de caso com características de pesquisa ação mediante observação participante e registro em caderno de campo. Diante da análise e dos resultados elaboramos um Produto Educacional, em formato de Minicurso a ser realizado com os professores de Língua Portuguesa atuantes na unidade escolar lócus da pesquisa, com objetivo de contribuir com a formação continuada o sentido de aprofundar os conhecimentos sobre utilização de Aplicativos Móveis para aprimorar a aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de Língua Portuguesa.