A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TEA: PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil; Transtorno do Espectro Autista; Tecnologia Assistiva; Ensino aprendizagem.
A pesquisa teve como objetivo investigar a potencialidade de aplicativos móveis como instrumento pedagógico para desenvolvimento da aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. O estudo analisou o uso da Tecnologia Assistiva (TA) na sala de recursos Multifuncional durante a Educação Infantil, com foco no atendimento a crianças com TEA. A TA abrange um conjunto de produtos, serviços, técnicas e métodos que auxiliam na melhoria das habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e uma vida mais autônoma. O TEA é caracterizado por comprometimentos na interação social e comunicação, além de comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos, cujas manifestações variam conforme o desenvolvimento e a idade do indivíduo. Foi realizada uma revisão abrangente da literatura sobre o uso de TA e aplicativos móveis na educação de crianças com TEA. Essa revisão forneceu a base teórica necessária para entender o estado atual das práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras do AEE (Atendimento Educacional Especializado) na educação infantil, verificando quais dificuldades e desafios enfrentados pelas professoras no Ensino-Aprendizagem e no desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA não verbal. Neste contexto, a pesquisa levantou a seguinte questão: Os aplicativos móveis podem ser utilizados como recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas na educação infantil e podem auxiliar na comunicação e no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com TEA não verbais? A metodologia adotada foi qualitativa descritiva, com a participação de cinco professoras da Sala Recursos Multifuncional (SRM) do AEE da educação infantil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base em eixos temáticos. Os resultados indicaram que as professoras tem conhecimento sobre a tecnologia assistiva, e algumas utilizam em suas práticas pedagógicas e integram tecnologias móveis no ensino e comunicação dessas crianças. As educadoras perceberam que os aplicativos móveis oferecem novas formas de engajamento e interação adaptadas às necessidades individuais dos alunos. Além disso, as professoras participaram da avaliação do caderno pedagógico, apresentado em um minicurso de formação continuada no espaço escolar, abrangendo conceitos de TA e sua aplicação em aulas com crianças com TEA, bem como a legislação relacionada à educação especial. As professoras consideraram o caderno pedagógico, uma ferramenta importante para a adaptação das atividades pedagógicas às necessidades dos alunos com TEA. A avaliação do caderno pedagógico também revelou que seu uso estimulou uma reflexão crítica entre as professoras, incentivando-as a aprimorar suas práticas pedagógicas com base nas teorias estudadas. Essa integração entre teoria e prática foi vista como um dos principais pontos fortes do caderno, facilitando não apenas a adaptação de conteúdo para alunos com TEA, mas também a capacitação contínua das docentes.