A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE
Educação inclusiva, Tecnologia Assistiva, Alfabetização, Transtorno do Espectro autista (TEA)
Esta pesquisa investiga o impacto do uso de tecnologia assistiva na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo práticas educacionais que integram a tecnologia assistiva no ensino desses alunos. O objetivo é aprimorar as habilidades pedagógicas dos educadores e o processo de aprendizagem dos alunos com TEA, através de recursos tecnológicos que promovem inclusão e acessibilidade no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como questão norteadora a seguinte pergunta: Como, em um contexto de formação continuada, o uso e desenvolvimento de recursos de Tecnologia Assistiva como materiais complementares ao livro didático pode contribuir com o processo de alfabetização de estudantes com TEA? A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, sendo um estudo de caso com características de pesquisa-ação. Como produto educacional foi desenvolvido um curso de formação para professores, intitulado "Tecnologia Assistiva na Alfabetização de Estudantes com TEA", oferecido para as professoras de primeiro e segundo ano do ensino fundamental, que atuam nas turmas de alfabetização, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Tereza Lobo, em Cuiabá – MT, onde a pesquisadora trabalha. Esse curso foi validado através de atividades práticas com alunos com TEA em processo de alfabetização, demonstrando que o produto educacional auxiliou os professores a implementar atividades mais eficazes para a alfabetização desses alunos.