Banca de DEFESA: FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO
DATA : 18/07/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Sala google meet.google.com/rqv-wuya-vha
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Alfabetização. Consciência fonológica. Deficiência intelectual leve.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

Nossa sociedade é cercada pela língua escrita nas mais diferentes formas. As habilidades de
leitura e escrita são constantemente requisitadas, logo, ser alfabetizado e se apoderar da língua
escrita são questões fundamentais para a escola, que deve ter como meta propiciar que todos
tenham a possibilidade de ler e escrever, inclusive o estudante com deficiência intelectual leve.
Neste trabalho, apresentamos a fundamentação teórica e os dados preliminares, bem como a
metodologia utilizada para esse fim. Pesquisa esta que, portanto, se propôs a analisar as
intervenções pedagógicas que envolvem atividades de consciência fonológica para o
desenvolvimento do sistema de escrita alfabética a estudantes com deficiência intelectual leve,
matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: investigar
sobre a história de vida desses estudantes, partindo do contexto social do nascimento até a vida
escolar; identificar o conhecimento real sobre o sistema alfabético, especificamente no que diz
respeito às habilidades de escrita e leitura; avaliar os efeitos de atividades de consciência
fonológica sobre o desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nesses indivíduos;
descrever se a mediação de atividades de consciência fonológica contribui para o avanço na
escrita. A partir de uma abordagem qualitativa, essa investigação foi realizada em uma escola
estadual no município de Sinop/MT. Utilizamos a pesquisa participante, uma vez que o
pesquisador está inserido no ambiente pesquisado e realizou as intervenções pedagógicas. Os
participantes da pesquisa são dois estudantes com deficiência intelectual leve (DI), matriculados
nos anos finais do ensino fundamental (7º ano), não alfabetizados, bem como seus responsáveis.
A coleta de dados aconteceu por meio de avaliações diagnósticas (inicial e final), intervenções
pedagógicas utilizando atividades de consciência fonológica e entrevista com os responsáveis.
Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacamos: Vygotsky (2003, 2007,
2010, 2011, 2022), pioneiro nos estudos sobre os processos de aprendizagem e
desenvolvimento de pessoas com deficiência no início do século XX e Magda Soares (2022,
2004), teórica que investiga o desenvolvimento da aquisição da escrita em estudantes. As
considerações da pesquisa indicam que as intervenções pedagógicas voltadas para a ência
fonológica têm um impacto positivo no desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nos
participantes desta pesquisa. Os resultados apontam que as atividades de consciência fonológica
contribuíram para a melhoria das habilidades de leitura e escrita, proporcionando-lhes o
desenvolvimento de competências linguísticas. Além disso, as intervenções foram bem
recebidas e os estudantes com DI demonstraram interesse em participar das atividades
propostas. A fim de difundir o conhecimento produzido nesta pesquisa, como produto
educacional, desenvolvemos um guia orientativo pedagógico, um marco importante neste
trabalho, que converge teoria e prática em uma abordagem concreta e aplicável. A pesquisa se
transforma em ação, tornando-se uma contribuição para a comunidade.
Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Alfabetização. Consciência fonológica.
Deficiência intelectual leve.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 78800009 - IVONE JESUS ALEXANDRE
Interna - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Externa ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Notícia cadastrada em: 21/06/2024 09:03
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