Banca de QUALIFICAÇÃO: VANIA CRISTINA MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANIA CRISTINA MARQUES
DATA : 05/07/2024
HORA: 19:00
LOCAL: meet.google.com/nhr-psii-rdj
TÍTULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Digital; Altas Habilidades/Superdotação; Inclusão escolar. 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação consiste em analisar como as tecnologias digitais como proposta pedagógica para estudantes com superdotação/altas habilidades (AH/SD), inserida no contexto da educação inclusiva podem ser utilizadas para enriquecer a aprendizagem destes estudantes. A questão problema elencada foi: de que maneira as tecnologias digitais podem favorecer a construção de saberes de estudantes classificados como AH/SD? A pesquisa de natureza qualitativa descritiva ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Leni Teresinha Benedetti, em Sinop-MT, e envolveu 30 professores. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada, as observações das práticas pedagógicas dos professores e o diário de campo. A análise dos dados se deu por meio dos eixos temáticos (Rinaldi, 2009). Como suporte para entendimento de nosso referencial teórico, dentre outros autores, utilizamos Gardner (1989) para compreensão da teoria das Múltiplas Inteligências, Renzulli (1978) para entender o modelo de Enriquecimento Triádico, bem como, Fleith (2006), Pérez (2004), e Alencar e Fleith (2001), que abordam a necessidade de identificar e atender as altas habilidades/superdotação no contexto educacional brasileiro. Os principais resultados revelaram uma compreensão variada e, muitas vezes, limitada sobre os conceitos de múltiplas inteligências, altas habilidades e das contribuições das tecnologias digitais para este público. As respostas também indicaram uma necessidade urgente de formação continuada e detalhada sobre esses temas, a fim de que os professores possam reconhecer e atender adequadamente estes estudantes que apresentam características tão peculiares. A fim de atender tais necessidades, como produto educacional, desenvolvemos um guia formativo intitulado "As Múltiplas Inteligências e as Altas Habilidades/Superdotação na Educação Digital: conceitos, estratégias e práticas", destinado a apoiar os educadores na implementação de práticas pedagógicas inclusivas e tecnológicas. Conclui-se que é essencial uma formação que de suporte aos educadores para integrar as tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas, assegurando uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes. Os dados coletados indicam que, quando utilizadas adequadamente, as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente inclusivo que facilita o desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 95937004 - ROBSON ALEX FERREIRA
Interna - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externa ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Notícia cadastrada em: 19/06/2024 07:47
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