PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TABAPORÃ/MT
Inclusão. Projeto de Vida. Novo Ensino Médio.
Esta dissertação, intitulada “Projeto de Vida na Educação Especial: uma análise a partir das perspectivas dos estudantes com deficiência em uma escola pública do município de Tabaporã/MT”, tem como objetivo compreender como estudantes com deficiência constroem seus Projetos de Vida no contexto escolar e de que maneira a escola contribui nesse processo. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de caráter documental e empírico, utilizando como instrumentos entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes com deficiência e seus responsáveis, além da análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e legislações voltadas à educação inclusiva. Os resultados evidenciam que, embora os estudantes tenham sonhos e aspirações, como trabalhar e cursar o ensino superior, esses projetos são frequentemente atravessados por barreiras sociais, pedagógicas e estruturais. A ausência ou a fragilidade na implementação do componente curricular Projeto de Vida na escola, aliada a práticas pedagógicas ainda excludentes e capacitistas, comprometem o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Além disso, percebe-se que o cuidado e o planejamento do futuro desses jovens recaem majoritariamente sobre as famílias, especialmente mães e avós, revelando a necessidade de uma atuação mais efetiva da escola como parceira nesse processo. O trabalho conclui que a promoção da autonomia e do protagonismo dos estudantes com deficiência depende não apenas da existência de legislações inclusivas, mas da efetivação de práticas pedagógicas que considerem suas singularidades, fomentem seus Projetos de Vida e rompam com a lógica assistencialista ainda presente no ambiente escolar