Desenvolvimento de um aplicativo baseado na Pirâmide de Maslow para atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aprendizado; Autismo; Família; Necessidades básicas; TICs.
O presente estudo investigou a contribuição da Pirâmide de Maslow, focando especificamente na base da pirâmide, e o papel central da família no processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentou também as etapas de criação do aplicativo Lúmen, desenvolvido para contribuir com a aprendizagem de rotinas para crianças com TEA. Por fim, identificou a percepção dos professores das salas de recursos multifuncionais sobre o uso do aplicativo Lúmen no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, de natureza descritiva, qualitativa e exploratória, emprega uma revisão de literatura com os principais conceitos sobre os construtos pesquisados e dois estudos empíricos utilizando entrevistas semiestruturadas. Um dos estudos empíricos foi realizado com mãe de uma criança autista, a fim de coletar dados detalhados sobre suas experiências com o filho. E o outro, com quatro professoras atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para identificar a percepção das educadoras quanto ao uso do aplicativo Lúmen no ensino das crianças. Para a criação do aplicativo a abordagem foi qualitativa, de design participativo, com a utilização da plataforma MIT AppInventor 2 na etapa da prototipação. Para o protótipo também foram desenvolvidos áudios descritivos para cada item apresentado, esses áudios foram gerados utilizando os textos descritivos preparados para o protótipo e modulados utilizando a ferramenta gratuita “TTS Maker” que é uma ferramenta online gratuita de conversão de texto em fala que fornece serviços de síntese de fala e suporta vários idiomas. Os resultados revelaram que uma abordagem educacional integrada, que combina atenção às necessidades básicas segundo Maslow, suporte familiar e utilização de TICs, podem contribuir para o alcance de um processo de aprendizagem mais inclusivo e eficaz, para melhor integração social e desenvolvimento das crianças com TEA. Por fim, foi apresentado o aplicativo Lúmen e as etapas de sua criação e a percepção uniforme e positiva dos professores quanto a possibilidade de melhora no engajamento, motivação e desenvolvimento de habilidades diárias e sociais das crianças, ao utilizar o aplicativo.