EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM RONDONÓPOLIS-MT
Palavras-chave:Inclusão, Educação Especial, Políticas Educacionais Inclusivas, Ensino Integral.
A inclusão escolar é um tema de grande revelância no contexto educacional contemporâneo, especialmente nas escolas de ensino médio de tempo integral, onde os desafios e oportunidades se intensificam devido à extensão do período de permanência dos alunos na escola. A escola Estadual Pindorama, localizada em Rondonópolis – MT é a escola campo desta pesquisa. Ela foi escolhida por ser a escola onde a pesquisadora leciona e ser uma das escolas em tempo integral do município, dessa forma, ela representa um espaço significativo para investigar as políticas e práticas de educação inclusiva, dada a sua estrutura e o compromisso com a formação integral dos estudantes. A partir destas motivações de pesquisa, o objetivo geral é compreender como as Politícas públicas da Educação Inclusiva e as práticas dos professores da ciência da natureza são implementadas e vivenciadas no contexto da Escola Estadual Pindorama. Os objetivos específicos são (i) examinar os documentos normativos e o PPP da Escola Estadual Pindorama, (ii) analisar se a proposta pedagógica da Escola atende as especificidades dos educandos com necessidades educacionais especiais e (iii) identificar e analisar se as práticas -pedagógicas docentes atendem os alunos público-alvo da educação especial no campo da ciência da natureza. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizando análise documental dos documentos normativos e do PPP da escola, entrevistas semiestruturadas com três professores da área de Ciências da Natureza e observação participante durante os momentos de planejamento coletivo. Como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o objetivo de propor práticas pedagógicas que atendam às especificidades dos educandos com necessidades educacionais especiais, articulando-as ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Pindorama. Este estudo, portanto, oferecerá subsídios para pesquisadores e gestores educacionais interessados em consolidar um ensino mais inclusivo e democrático.