ESTUDO SOBRE O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PLANEJAMENTO ESCOLAR DE ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MATO GROSSO
Planejamento Escolar. Educação Inclusiva. Ensino Fundamental.
O papel do planejamento na educação inclusiva é vital para garantir que todos os alunos tenham acesso a oportunidades educacionais equitativas. Uma sequência de ações bem estruturada e implementado permite que as escolas ofereçam um ambiente de aprendizado que respeite e valorize a diversidade, promova o desenvolvimento integral de cada estudante, garanta adaptações, adequações e flexibilizações necessárias ao desenvolvimento do estudante. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi compreender como o planejamento de ensino voltado ao atendimento de estudantes com deficiência está definido e proposto pelos orientativos, resoluções, diretrizes e demais documentos pertinentes à rede estadual de ensino cuja mantenedora é a SEDUC/MT e também a BNCC. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa se deram através de revisão bibliográfica e análise documental como: cadernos pedagógicos de 2022 a2024, Resolução nº 010/2023, normativas, DRC/MT, Roteiro de Aprendizagem e Plano Educacional Individualizado (PEI) proposto pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT e também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é o documento nacional que norteia a educação básica. Com a pesquisa, foi possível compreender que a luta pela educação especial, na rede regular de ensino, é um movimento contínuo e essencial para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva. É possível compreender que todos os documentos analisados se articulam entre si, tendo como protagonista o estudante, seja ele com alguma deficiência ou não. Porém, não se observa como esse planejamento deve acontecer. Nesse sentido, a qualidade, a equidade do ensino e a inclusão de fato, não estão acontecendo. O currículo e o conhecimento escolar, na contemporaneidade, continuam sendo desafios para o professor que atua com os sujeitos com deficiência no contexto de sua sala de aula. Não se trata de um documento padrão para o ensino, mas de algo que proporcione contribuição no momento do planejar, com base no que se propõem os documentos norteadores do estado de Mato e da BNCC. Diante destas constatações, um produto educacional é uma ação para a melhoria, pois pode fornecer roteiros de planejamento, materiais de apoio e sugestões metodológicas para auxiliar os professores na melhoria do ensino da língua portuguesa para o 6º ano. Como parte do resultado deste estudo, propõe-se um produto educacional, um Plano de Ensino do componente curricular de Língua Portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental, com a intenção de contribuir com a prática para o planejamento do professor regente, com novas práticas educativas e na melhoria do processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual.