Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE AMORIM OZÓRIO MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SOLANGE AMORIM OZÓRIO MELO
DATA : 03/04/2025
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/xyi-befh-rtz
TÍTULO:

PROTOCOLOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS E APLICABILIDADE NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA




PALAVRAS-CHAVES:

Protocolos de atendimento educacional especializado; Inclusão Escolar; inclusão; prática pedagógica.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

RESUMO

O Atendimento Educacional Especializado, em escolas inclusivas pode se constituir num potente elo entre os docentes, as famílias, a escola e o aluno, a partir de um exercício de colaboração, humanização, no sentido de assegurar direitos e desenvolver estratégias diversificadas para promover o desenvolvimento dos estudantes no Atendimento Educacional Especializado - AEE. Sendo assim, o objeto de estudo dessa pesquisa se centra na discussão e compreensão dos desafios do profissional do AEE em construir e aplicar protocolos relacionados ao atendimento individualizado, bem como a organização didático-pedagógica para garantir o atendimento de qualidade a partir desses protocolos. Assim, a pesquisa “Protocolos do Atendimento Educacional Especializado: Desafios e aplicabilidade na Rede de Educação Básica”, busca ampliar a compreensão sobre os procedimentos e as estratégias para realizar o Atendimento Educacional Especializado. O presente estudo teve como objetivo investigar os protocolos e os desafios dos professores das salas de AEE considerando a aplicação desses protocolos no atendimento inclusivo para os estudantes públicos alvo da educação especial. A metodologia adotada na investigação foi guiada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando-se de técnicas de coleta de dados, que aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e encontros formativos. A pesquisa foi realizada com os profissionais do atendimento educacional especializado, da rede pública no Município de Novo Gama Goiás.  Para fundamentar o estudo optou pelos autores: Vygotsky (1997, 2011); Demo (1999, 2010); Mantoan (2003, 2017); Pasian, Mendes e Companhia (2014, 2017); Pavão e Pavão (2023); Staccioli (2013), Morán (2015, 2018); Bronfenbrenner (1996); Pletsch e Glat (2013), dentre outros. Como produto educacional foi ofertado o curso de XX de horas de formação continuada Protocolos e Ferramentas do AEE para professores do AEE. Os resultados indicam que os protocolos do AEE existem, e o uso ferramentas do AEE aliados às práticas formativas contribuem para enfrentar os desafios e alcançar a aprendizagem dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Interna - 94289008 - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Externa ao Programa - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/03/2025 10:45
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1