FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA BILINGUE DO ALUNO SURDO NA ESCOLA
Libras; classe mista; adaptação curricular; educação bilíngue
Nos últimos anos, a educação bilíngue tem se tornado uma prioridade nas políticas educacionais brasileiras, destacando especialmente a formação de professores para atender os surdos surdos. O desafio de garantir uma educação bilíngue para esses alunos destaca o papel essencial dos professores, que precisam estar preparados para lidar com as especificidades do ensino de Libras e com a adaptação curricular necessária para o ensino de qualidade. O presente estudo tem como objetivo analisar a formação dos professores para o ensino bilíngue e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista os desafios da inclusão escolar do aluno surdo nos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar as práticas inclusivas dos docentes de uma escola pública do município de Jauru, propor atividades de capacitação para professores do 9º ano e organizar um caderno orientativo com atividades inclusivas externas aos alunos surdos. Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacamos: Paulo Freire (1987, 1979, 1996), Saviani (2009), Gatti (2010), Lüdke (2012), referências na educação brasileira e sobre a formação de professores no Brasil; Vilhalva (2004), Quadros e Schmiedt (2006), Lacerda; Albres; Drago (2013), Lacerda, Santos e Caetano (2021), Nascimento (2021), Stumpf e Linhares (2021), especialistas na educação de surdos, sobre a Língua Brasileira de Sinais e de legislações que regulamentam a educação bilíngue para surdos. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos a pesquisa participante, uma vez que a pesquisadora está inserida no ambiente pesquisado e realizou as intervenções pedagógicas. Os participantes da pesquisa-ação interventiva foram os professores do 9º ano, que atuaram junto ao aluno surdo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista e questionário semi-estruturados, e o trabalho de oficinas para formação dos professores em estudos da Libras, em nível básico, e conhecimentos sobre inclusão. Os dados obtidos revelam que, embora a inclusão tenha progredido em termos de políticas, muitos professores ainda enfrentam dificuldades saber a libras e em adaptar suas metodologias de ensino. As considerações da pesquisa evidenciam que as intervenções com práticas pedagógicas inclusivas colaboram para o processo do desenvolvimento de ensino com o aluno surdo, mas destaca a necessidade de investimentos contínuos na formação docente. Os resultados apontam a necessidade de melhoria das políticas de formação continuada, com um foco maior na capacitação para o ensino bilíngue, visto que apresenta lacuna significativa no suporte técnico e no material oferecido aos docentes, evidenciando que, para garantir uma educação bilingue e de qualidade para os alunos surdos, é preciso promover uma formação contínua e colaborativa, com acesso a recursos pedagógicos específicos e apoio especializado. O estudo reforça que, para garantir uma educação bilíngue de qualidade é fundamental fornecer capacitação permanente, acesso a recursos didáticos específicos e suporte técnico especializado. Dessa forma, garante-se o direito do aluno surdo à aprendizagem em sua língua primeira, a Libras, qualificando sua formação no ambiente escolar.