Trabalho Colaborativo em Classes Bilíngues Mediadas para estudantes surdos de anos finais do ensino fundamental do Distrito Federal
Ensino Fundamental; Estudantes surdos; Trabalho Colaborativo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o PROFEI– Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no biênio de 2023 a 2024, na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”. O estudo centrou-se na reflexão sobre o Trabalho Colaborativo no atendimento aos estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental, matriculados em classes bilíngues mediadas, em uma escola polo do Distrito Federal. O objetivo geral é desenvolver um guia orientador para os profissionais envolvidos no processo educacional desses estudantes, a fim de promover práticas colaborativas fundamentadas nos conceitos e princípios do Trabalho Colaborativo. Além disso, pretende-se fornecer subsídios e informações que possam nortear a prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, caracterizada por seu viés participativo e voltada para a promoção de mudanças sociais no ambiente pesquisado, além de incentivar uma prática social reflexiva. Os resultados evidenciam as contribuições do trabalho colaborativo no contexto de uma escola polo para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados evidenciam as contribuições do Trabalho Colaborativo no contexto de uma escola polo para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental.