Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA DE MARCENO SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA DE MARCENO SANTANA
DATA : 24/03/2025
HORA: 08:00
LOCAL: via Google Meet
TÍTULO:

POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM RONDONÓPOLIS – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave:Inclusão, Educação Especial, Políticas Educacionais     Inclusivas, Ensino Integral.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

 

A inclusão escolar é um tema de grande revelância no contexto educacional contemporâneo, especialmente nas escolas de ensino médio de tempo integral, onde os desafios e oportunidades se intensificam devido à extensão do período de permanência dos alunos na escola. A escola Estadual Pindorama, localizada em Rondonópolis – MT é a escola campo desta pesquisa. Ela foi escolhida por ser a escola onde a pesquisadora leciona e ser uma das escolas em tempo integral do município, dessa forma, ela representa um espaço significativo para investigar as políticas e práticas  de educação inclusiva, dada a sua estrutura e o compromisso com a formação integral dos estudantes. A partir destas motivações de pesquisa, o objetivo geral é compreender como as Politícas públicas da Educação Inclusiva e as práticas dos professores da ciência da natureza são implementadas e vivenciadas no contexto da Escola Estadual Pindorama.  Os objetivos específicos são (i) examinar os documentos normativos e o PPP da Escola Estadual Pindorama, (ii) analisar se a proposta pedagógica da Escola atende as especificidades dos educandos com necessidades educacionais especiais e (iii) identificar e analisar se as práticas -pedagógicas docentes atendem os alunos público-alvo da educação especial no campo da ciência da natureza.  A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizando análise documental dos documentos normativos e do PPP da escola, entrevistas semiestruturadas com três professores da área de Ciências da Natureza e observação participante durante os momentos de planejamento coletivo. Como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o objetivo de propor práticas pedagógicas que atendam às especificidades dos educandos com necessidades educacionais especiais, articulando-as ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Pindorama. Este estudo, portanto, oferecerá subsídios para pesquisadores e gestores educacionais interessados em consolidar um ensino mais inclusivo e democrático.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
Interna - 91734007 - ELISANGELA DIAS BRUGNERA
Externa à Instituição - NATALIA CRISTINA DE OLIVEIRA - UFMS
Notícia cadastrada em: 10/03/2025 12:27
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