TECNOLOGIA ASSISTIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO PARA ESTUDANTES DO ESPECTRO AUTISTA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE SINOP/MT
autismo, tecnologia assistiva, matemática, metodologia ativa, Atendimento Educacional Especializado
As metamorfoses da educação são constantes, quando o tema é a inclusão escolar podemos dizer que há muito a ser feito, mesmo com o tema sendo amplamente discutido com leis que regulamentam o atendimento e estabelecem o compromisso com este público, dentre elas a BNCC que estabelece os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros, os desafios persistem. Investigamos as habilidades matemáticas de estudantes com TEA em salas de recursos multifuncionais. Adotamos uma abordagem metodológica, que permitiu uma investigação aprofundada e contextualizada de um fenômeno específico, utilizando um estudo de caso com características de pesquisa-ação. Baseada numa abordagem qualitativa, destacando a importância da pesquisa, a interpretação dos dados, a coleta e a análise de forma indutiva e descritiva, que revelou avanços e desafios. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição de uma sequência didática com o uso da tecnologia assistiva no desenvolvimento de estudantes autistas na disciplina de matemática, com foco em geometria: área e perímetro, assim como desenvolver um produto educacional baseado nos resultados obtidos, sendo uma proposta de intervenção em forma de trilha formativa que possa ser utilizado por professores e profissionais da educação no ensino de matemática para estudantes autistas. Os objetivos específicos: identificar os pontos fortes e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes autistas durante o processo de aprendizagem; elaborar uma sequência didática com o uso das tecnologias assistivas; avaliar o progresso dos estudantes autistas antes e após a implementação da sequência didática e elaborar uma proposta de intervenção em forma de trilha formativa baseada nos resultados da pesquisa. Sendo um dos principais desafios o analfabetismo que compromente praticamente todos os componentes curriculares. Desta forma, realizamos as leituras juntamente com os estudantes, para evidenciar as habilidades, possibilidades e desafios com foco no ensino de matemática. Propomos uma trilha formativa gamificada, seguindo uma sequência didática, para desenvolver questões, atividades e situações problemas relacionadas ao componente curricular: grandezas e medidas, especificamente, área e perímetro, visando um ensino inclusivo, dando condições de equidade no desenvolvimento, trabalhando com material concreto, situações e lugares vivenciados pelos estudantes, além de plataformas digitais com atividades relacionadas ao tema. Este trabalho de pesquisa foi realizado na sala de recursos multifuncionais, com três estudantes autistas, matriculados no sexto ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva no município de Sinop/MT. Sendo um dos instrumentos de pesquisa uma avaliação antes e após a realização de atividades sequenciadas elaboradas com recursos digitais de Tecnologia Assistiva. Contudo, a avaliação será formativa, pois o instrumento avaliativo serviu como diagnóstico para desenvolver a trilha formativa e atividades da sequência didática.Além disso, a pesquisa promoveu o protagonismo dos estudantes, nas ações realizadas. Os avanços demonstraram a importância do atendimento individual especializado, evitando distrações que são um dos desafios desse processo. Elaboraramos o produto educacional denominado trilha formativa: Explorando Dimensões: Uma Jornada Matemática pela Área e Perímetro. A mesma foi projetada para abordar especificamente o conteúdo de área e perímetro, visando oferecer uma abordagem inovadora e atendendo as individualidades, sendo que o estudante avança no seu tempo. Os resultados indicam que a combinação de gamificação e tecnologia assistiva promove avanços significativos na aprendizagem de matemática para estudantes autistas, evidenciando a mudanças satisfatórias no desenvolvimento dos mesmos, observando as especificidades de uma abordagem personalizada e interativa.