Libras entre a leitura de mundo e a alfabetização de alunos surdos: lugares pedagógicos de experiência e vivência
Palavras-chave: Libras; Alfabetização de Surdos; Leitura de Mundo; Formação de Professores; Educação Inclusiva.
A presente dissertação aborda a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de alfabetização de estudantes Surdos, destacando seu papel como mediadora na "leitura de mundo", conforme os pressupostos teóricos de Paulo Freire. O estudo pretende analisar como a Libras atua como "sentido consequente" na formação da consciência crítica dos estudantes Surdos, promovendo sua inclusão e emancipação no contexto educacional. A pesquisa, sob o viés da metodologia da pesquisa-ação, se direcionou para a formação de professores com a realização de oficinas interativas, visando à produção de materiais didático-pedagógicos que integrem a Libras na prática educativa para estudantes Surdos. Foram aplicados, inicialmente, questionários para identificar as práticas educativas e inclusivas de professores em relação ao uso da Libras e ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas. Os resultados evidenciam a necessidade de formação continuada de professores e de investimentos na criação de recursos didáticos adequados que considerem as especificidades linguísticas e culturais da comunidade Surda para o processo de alfabetização: a Libras tem um papel para além da comunicação entre pessoas Surdas e ouvintes, ela tem uma função mediadora quanto às historicidades sobre e com as quais a Libras ganha a propriedade consequente a partir de uma perspectiva inclusiva dos sujeitos Surdos.