Formação Continuada para Professores de Educação Física: práticas pedagógicas inclusivas e efetivas, visando à participação e desenvolvimento de todos(as) os(as) alunos(as)
Educação física inclusiva. Adaptação curricular. Formação de professores. Tecnologia assistiva. Desenvolvimento social.
Este trabalho explorou os fundamentos e práticas da educação física inclusiva, destacando sua importância na garantia de acesso e participação de todos os estudantes, independentemente de suas capacidades físicas, intelectuais ou sensoriais. Examinou-se como a legislação e as políticas públicas suportam essas práticas e as barreiras enfrentadas na sua implementação, como infraestruturas inadequadas e falta de preparo docente. Discutiu-se a adaptação curricular e a necessidade de formação continuada de professores, além do uso de tecnologia assistiva para promover a igualdade. Avaliou-se também o impacto das práticas inclusivas no desenvolvimento social dos alunos, mostrando como essas práticas melhoram a interação social, a empatia e a autoestima. Por fim, sugeriram-se direções para pesquisas futuras que podem aprofundar o entendimento e a eficácia da educação física inclusiva, visando uma integração mais efetiva e equitativa.