Banca de QUALIFICAÇÃO: ANIELI BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANIELI BARBOSA
DATA : 31/07/2024
HORA: 08:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

 

 

Alfabetização e letramento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Estudo do Método IntraAct Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

 

leitura, aquisição da escrita, método IntraAct, autismo, inclusão


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Este estudo versa sobre a alfabetização e letramento de estudantes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA) na sala regular a partir do método IntraAct, instituído como política pública municipal de alfabetização, em Alta Floresta/MT. Tem como principal objetivo investigar as contribuições do método IntraAct na alfabetização e letramento de estudantes com diagnóstico de TEA cursando o 1° ano do Ensino Fundamental. Esta dissertação caracteriza-se como um estudo qualitativo, no qual o caminho metodológico percorrido foi a pesquisa-ação e pesquisa documental. A coleta de dados se deu mediante avaliação diagnóstica, plano de ação, avaliação formativa/somativa e análise de documentos. A pesquisa-ação foi realizada na Escola Municipal Professor Benjamin Padoa no município de Alta Floresta, Mato Grosso, com um estudante, bem como foram feitas análises de documentos de seis estudantes matriculados nas turmas de primeiro ano da referida escola. O embasamento teórico concentra-se nos estudos de Cagliari (2007), Cagliari (2006) Lemle (2009, Soares (2014), Soares (2020) e Kleiman (2012), Marques, Barbosa, Gomes (2018), Mantoan, Prieto e Arantes (2006), Teixeira, (2016), Volkmar, Wiesner, (2019), Oliveira, Trentine, (2023), Flick (2009), Creswell (2007) Gil (2008),  Prodanov, Freitas (2013) e Thiollent (1986). Por meio da análise, constatou-se que dos seis estudantes com TEA, matriculados nas turmas de 1° ano da escola, apenas o estudante que participou da pesquisa-ação atingiu nível satisfatório de alfabetização e letramento ao serem submetidos ao método IntraAct. O produto pedagógico resultante do estudo constitui-se em jogos pedagógicos e sua aplicação demonstrou sua usabilidade tornando lúdica a aprendizagem do estudante com TEA participante da pesquisa-ação


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externa ao Programa - 640.333.419-00 - ANA MARIA DI RENZO - UNEMAT
Externa ao Programa - 75044007 - RENATA CRISTINA DE LACERDA CINTRA BATISTA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 16/07/2024 08:07
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1