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Dissertações |
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ROSETE LOPES FRANÇA MACIEL
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NARRATIVAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES: Inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
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Orientador : CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
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Data: 11/02/2025
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Nas últimas décadas, as políticas públicas e a legislação educacional brasileira, em conformidade com as declarações internacionais, prescrevem a educação como um direito fundamental, em particular, assegurando a estudantes que constituem o público-alvo da educação especial o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em classes comuns. Considerando o paradigma inclusivo nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como acontece a inclusão de estudantes com TEA matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual do município de Sinop – MT, a partir das narrativas e práticas dos professores. O estudo se orientou por uma abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de observações não participante em duas turmas de 6º ano nas quais há estudantes com TEA matriculados, além de entrevistas semiestruturadas com oito professores que ministram aulas nessas turmas. Os dados foram analisados utilizando o método de análise de conteúdo descrito por Bardin (1997), com suporte do aporte teórico sobre a educação inclusiva, TEA e formação de professores. Os resultados da pesquisa apontam que os professores reconhecem a importância da educação inclusiva e contribuem com os processos de inclusão dos estudantes com TEA de acordo com suas percepções e as condições ofertadas pela escola, apontam desafios, principalmente relativos a estratégias eficazes para trabalharem com estudantes autistas que não acompanham o fluxo de aprendizagem previsto para a turma, que a formação continuada baseada na realidade ajudaria a superar tais desafios. Foi constatado também que a atuação do professor de apoio pedagógico, em conjunto com o professor na sala de aula comum, contribui para o desenvolvimento de práticas de ensino mais efetivas para o processo de escolarização e inclusão do estudante com TEA, tendo em vista a possibilidade de as ações pedagógicas serem mais individualizada. O recurso educacional resultante deste estudo consiste em um caderno pedagógico com sugestões de atividades adaptadas, para que professores dos anos finais do Ensino Fundamental possam utilizar como referência na elaboração de atividades para seus estudantes que estão em processo de alfabetização.
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In recent decades, Brazilian public policies and educational legislation, in accordance with international declarations, have established education as a fundamental right, in particular, ensuring that students who are the target audience for special education have access to, remain in, participate in, and learn in regular classes. Considering the inclusive paradigm in this context, this research aimed to analyze how the inclusion of students with ASD enrolled in the 6th grade of Elementary School in a state public school in the city of Sinop, Mato Grosso, occurs, based on the narratives and practices of teachers. The study was guided by a qualitative approach, in the form of a case study. To this end, data collection was carried out through non-participant observations in two 6th grade classes in which there are students with ASD enrolled, in addition to semi-structured interviews with eight teachers who teach in these classes. The data were analyzed using the content analysis method described by Bardin (1997), supported by the theoretical framework on inclusive education, ASD, and teacher training. The results of the research indicate that teachers recognize the importance of inclusive education and contribute to the inclusion processes of students with ASD according to their perceptions and the conditions offered by the school. They point out challenges, mainly related to effective strategies for working with autistic students who do not follow the learning flow expected for the class, and that continued training based on reality would help to overcome such challenges. It was also found that the work of the pedagogical support teacher, together with the teacher in the regular classroom, contributes to the development of more effective teaching practices for the schooling and inclusion process of students with ASD, considering the possibility of pedagogical actions being more individualized. The educational resource resulting from this study consists of a pedagogical notebook with suggestions for adapted activities, so that teachers in the final years of Elementary School can use it as a reference when developing activities for their students who are in the process of learning to read and write. Enviar feedback Painéis laterais Histórico Salvas
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EDINEIA DE ARRUDA AMÉRICO
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FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SINOP-MT
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Orientador : ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
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Data: 12/02/2025
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Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como são aplicadas as formações continuadas para os profissionais da educação e promover capacitação sobre a inclusão aos professores de Educação Física na Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias em Sinop-MT. A justificativa de escolha desta temática de pesquisa parte de minhas experiências enquanto docente do componente curricular de Educação Física, ao observar os déficits na formação dos professores para propiciar aulas de fato inclusivas aos estudantes com deficiência. Neste sentido, busquei fortalecer com esta pesquisa a necessidade de formação continuada especifica aos professores de Educação Física visando atender as atuais demandas sobre a complexidade da educação inclusiva. A partir dos objetivos de pesquisa definidos e objeto de pesquisa delimitado lancei a seguinte pergunta de pesquisa: como propor uma formação continuada que auxilie os docentes em suas aulas com os estudantes com deficiência? Para o desenvolvimento da pesquisa a mesma pautou-se na abordagem metodológica qualitativa com foco na pesquisa-ação, que é descrita por Marconi e Lakatos (2022). Os participantes desta pesquisa foram dois professores de Educação Física atuantes nas turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental I e um coordenador pedagógico graduado em Pedagogia, ambos profissionais efetivos da rede municipal de ensino de Sinop-MT, lotados na instituição EMEB Armando Dias. O produto educacional desenvolvido nesta pesquisa foi um curso de formação continuada, este realizado em umperíodo de seis meses, de abril a setembro de 2024 tendo a participação de todos os professores da instituição campo de pesquisa EMEB Armando Dias. Para compor a discussão teórica e análise de dados da pesquisa, foram utilizados os estudos de: Almeida; Santos (2020), Campos e Silva (2021), Ferreira e Lopes (2019), Fiorini (2015), Martins, Gomes e Costa (2017), Santos e Carvalho (2020).Como resultados da presente pesquisa, observo que a formação continuada é um fator fundamental para dar os subsídios necessários para complementar a atuação profissional dos professores, assim como superar os déficits encontrados na formação inicial. A adoção da pesquisa-ação como método de pesquisa foi essencial para promoção de um diálogo mais próximo entre pesquisadora e participantes, além de efetivamente abordar as reais necessidades e problemáticas enfrentadas pelos participantes da pesquisa em sua prática docente. Por fim, o produto educacional (curso de formação continuada) demonstrou ser um instrumento essencial para o desenvolvimento profissional dos professores e para a promoção da inclusão escolar.
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The general objective of this research was to analyze how continuing education is applied to education professionals and to promote training on inclusion for Physical Education teachers at the Armando Dias Municipal Basic Education School in Sinop-MT. The justification for choosing this research topic is based on my experiences as a teacher of the Physical Education curricular component, when observing the deficits in teacher training to provide truly inclusive classes for students with disabilities. In this sense, I sought to strengthen with this research the need for specific continuing education for Physical Education teachers in order to meet the current demands on the complexity of inclusive education. Based on the defined research objectives and delimited research object, I launched the following research question: how to propose continuing education that helps teachers in their classes with students with disabilities? To develop the research, it was based on the qualitative methodological approach with a focus on action research, which is described by Marconi and Lakatos (2022). The participants of this research were two Physical Education teachers working in classes from 1st to 3rd grade of Elementary School I and a pedagogical coordinator graduated in Pedagogy, both effective professionals of the municipal education network of Sinop-MT, assigned to the institution EMEB Armando Dias. The educational product developed in this research was a continuing education course, held over a period of six months, from April to September 2024, with the participation of all teachers of the research field institution EMEB Armando Dias. To compose the theoretical discussion and data analysis of the research, the studies of: Almeida; Santos (2020), Campos e Silva (2021), Ferreira e Lopes (2019), Fiorini (2015), Martins, Gomes e Costa (2017), Santos e Carvalho (2020). As a result of this research, I observe that continuing education is a fundamental factor in providing the necessary support to complement the professional performance of teachers, as well as overcoming the deficits found in initial training. The adoption of action research as a research method was essential to promote a closer dialogue between the researcher and participants, in addition to effectively addressing the real needs and problems faced by the research participants in their teaching practice. Finally, the educational product (continuing education course) proved to be an essential instrument for the professional development of teachers and for promoting school inclusion.
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GENIVALDA BATISTA DE LIMA DOS SANTOS
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UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Um estudo de caso com estudantes com TDAH no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Sinop-MT.
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Orientador : ELISANGELA DIAS BRUGNERA
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Data: 13/02/2025
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O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema que afeta milhares de pessoas, desde a infância e pode se estender até a vida adulta. Estudantes com diagnóstico de TDAH no sétimo ano apresentam dificuldades de leitura e interpretação, pois as agitações e inquietações do transtorno interferem em seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa busca investigar a utilização de Aplicativos Móveis para aprimorar a aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de língua portuguesa: um estudo de caso com alunos do 7° ano em SINOP – MT. Acredita-se que que a utilização de Aplicativos Móveis seja significativa para aprimorar a aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de Língua Portuguesa, pois as Tecnologias Assistivas apresentam um diferencial em relação ao material impresso e podem contribuir no processo de leitura e interpretação, uma vez que possui recursos atrativos que se diferencia dos demais materiais e possibilita a realização de atividades de modo mais interativo autônomo. A metodologia adotada será de pesquisa qualitativa, um estudo de caso com características de pesquisa ação mediante observação participante e registro em caderno de campo. Diante da análise e dos resultados elaboramos um Produto Educacional, em formato de Minicurso a ser realizado com os professores de Língua Portuguesa atuantes na unidade escolar lócus da pesquisa, com objetivo de contribuir com a formação continuada o sentido de aprofundar os conhecimentos sobre utilização de Aplicativos Móveis para aprimorar a aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de Língua Portuguesa.
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Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a problem that affects thousands of people, from childhood and can extend into adulthood. Students diagnosed with ADHD in the seventh year have reading and interpretation difficulties, as the agitation and restlessness caused by the disorder interfere with their learning process. In this sense, the research seeks to investigate the use of Mobile Applications to improve the learning of students with ADHD in Portuguese language classes: a case study with 7th grade students in SINOP – MT. It is believed that the use of Mobile Applications is significant in improving the learning of students with ADHD in Portuguese Language classes, as Assistive Technologies present a difference in relation to printed material and can contribute to the reading and interpretation process, since which has attractive features that differentiate itself from other materials and allows activities to be carried out in a more autonomous, interactive way. The methodology adopted will be qualitative research, a case study with action research characteristics through participant observation and recording in a field notebook. In view of the analysis and results, we developed an Educational Product, in the format of a Short Course to be carried out with Portuguese Language teachers working in the school unit where the research was carried out, with the aim of contributing to continued training in order to deepen knowledge about the use of Applications Furniture to improve the learning of students with ADHD in Portuguese language classes
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CARLA OLIVEIRA PEREIRA SANTANA
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Libras entre a leitura de mundo e a alfabetização de alunos surdos: lugares pedagógicos de experiência e vivência
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Orientador : MARION MACHADO CUNHA
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Data: 19/03/2025
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A presente dissertação aborda a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de alfabetização de estudantes Surdos, destacando seu papel como mediadora na "leitura de mundo", conforme os pressupostos teóricos de Paulo Freire. O estudo pretende analisar como a Libras atua como "sentido consequente" na formação da consciência crítica dos estudantes Surdos, promovendo sua inclusão e emancipação no contexto educacional. A pesquisa, sob o viés da metodologia da pesquisa-ação, se direcionou para a formação de professores com a realização de oficinas interativas, visando à produção de materiais didático-pedagógicos que integrem a Libras na prática educativa para estudantes Surdos. Foram aplicados, inicialmente, questionários para identificar as práticas educativas e inclusivas de professores em relação ao uso da Libras e ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas. Os resultados evidenciam a necessidade de formação continuada de professores e de investimentos na criação de recursos didáticos adequados que considerem as especificidades linguísticas e culturais da comunidade Surda para o processo de alfabetização: a Libras tem um papel para além da comunicação entre pessoas Surdas e ouvintes, ela tem uma função mediadora quanto às historicidades sobre e com as quais a Libras ganha a propriedade consequente a partir de uma perspectiva inclusiva dos sujeitos Surdos.
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This master's thesis addresses the Brazilian Sign Language (Libras) in the literacy process of Deaf students, highlighting its role as a mediator in "interpreting the world", according to Paulo Freire's theoretical assumptions. The study aims to analyze how Libras acts as a "consequential meaning" in the formation of critical consciousness among Deaf students, promoting their inclusion and emancipation in the educational context. The research, following an action research methodology, was directed towards teacher training through interactive workshops, aiming for the production of didactic-pedagogical materials that integrate Libras into educational practice for Deaf students. Initially, questionnaires were applied to identify the educational and inclusive practices of teachers regarding the use of Libras and the development of inclusive pedagogical strategies. The results highlight the need for continued teacher training and investment in the creation of appropriate teaching resources that consider the linguistic and cultural specificities of the Deaf community for the literacy process: Libras has a role beyond communication between Deaf and hearing people; it has a mediating function regarding the historicities about and with which Libras gains consequential ownership from an inclusive perspective of Deaf subjects.
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ANDREIA MARCIA GOMES
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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA BILINGUE DO ALUNO SURDO NA ESCOLA
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Orientador : NILCE MARIA DA SILVA
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Data: 21/03/2025
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Nos últimos anos, a educação bilíngue tem se tornado uma prioridade nas políticas educacionais brasileiras, destacando especialmente a formação de professores para atender os surdos surdos. O desafio de garantir uma educação bilíngue para esses alunos destaca o papel essencial dos professores, que precisam estar preparados para lidar com as especificidades do ensino de Libras e com a adaptação curricular necessária para o ensino de qualidade. O presente estudo tem como objetivo analisar a formação dos professores para o ensino bilíngue e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas, tendo em vista os desafios da inclusão escolar do aluno surdo nos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: analisar as práticas inclusivas dos docentes de uma escola pública do município de Jauru, propor atividades de capacitação para professores do 9º ano e organizar um caderno orientativo com atividades inclusivas externas aos alunos surdos. Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacamos: Paulo Freire (1987, 1979, 1996), Saviani (2009), Gatti (2010), Lüdke (2012), referências na educação brasileira e sobre a formação de professores no Brasil; Vilhalva (2004), Quadros e Schmiedt (2006), Lacerda; Albres; Drago (2013), Lacerda, Santos e Caetano (2021), Nascimento (2021), Stumpf e Linhares (2021), especialistas na educação de surdos, sobre a Língua Brasileira de Sinais e de legislações que regulamentam a educação bilíngue para surdos. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos a pesquisa participante, uma vez que a pesquisadora está inserida no ambiente pesquisado e realizou as intervenções pedagógicas. Os participantes da pesquisa-ação interventiva foram os professores do 9º ano, que atuaram junto ao aluno surdo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista e questionário semi-estruturados, e o trabalho de oficinas para formação dos professores em estudos da Libras, em nível básico, e conhecimentos sobre inclusão. Os dados obtidos revelam que, embora a inclusão tenha progredido em termos de políticas, muitos professores ainda enfrentam dificuldades saber a libras e em adaptar suas metodologias de ensino. As considerações da pesquisa evidenciam que as intervenções com práticas pedagógicas inclusivas colaboram para o processo do desenvolvimento de ensino com o aluno surdo, mas destaca a necessidade de investimentos contínuos na formação docente. Os resultados apontam a necessidade de melhoria das políticas de formação continuada, com um foco maior na capacitação para o ensino bilíngue, visto que apresenta lacuna significativa no suporte técnico e no material oferecido aos docentes, evidenciando que, para garantir uma educação bilingue e de qualidade para os alunos surdos, é preciso promover uma formação contínua e colaborativa, com acesso a recursos pedagógicos específicos e apoio especializado. O estudo reforça que, para garantir uma educação bilíngue de qualidade é fundamental fornecer capacitação permanente, acesso a recursos didáticos específicos e suporte técnico especializado. Dessa forma, garante-se o direito do aluno surdo à aprendizagem em sua língua primeira, a Libras, qualificando sua formação no ambiente escolar.
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In recent years, bilingual education has become a priority in Brazilian educational policies, with special emphasis on teacher training to serve students with specific needs, such as deaf students. The challenge of ensuring bilingual education for these students highlights the essential role of teachers, who need to be prepared to deal with the specificities of teaching Libras and the curricular adaptation necessary for teaching. The present study aims to analyze the training of teachers for bilingual teaching and the adoption of inclusive pedagogical practices, taking into account the challenges of school inclusion for deaf students in the final years of Elementary School. The specific objectives are: to analyze the inclusive practices of teachers, propose training activities for 9th grade teachers and organize a guidance notebook with inclusive activities external to deaf students. For the theoretical basis, among the authors used, we highlight: Paulo Freire (1987, 1979, 1996), Saviani (2009), Gatti (2010), Lüdke (2012), references in Brazilian education and teacher training in Brazil; Vilhalva (2004), Quadros and Schmiedt (2006), Lacerda; Albres; Drago (2013), Lacerda, Santos and Caetano (2021), experts in deaf education, Nascimento (2021), which brings the Curricular Proposal for Teaching Written Portuguese as a Second Language for Deaf Students in Basic Education and Higher Education, Stumpf and Linhares (2021), collaborate with References for teaching Brazilian Sign Language as a first language in Bilingual Education for the Deaf: Early Childhood Education to Higher Education, in addition to legislation that regulates bilingual education for the deaf. From a qualitative approach, we used participatory research, since the researcher is inserted in the researched environment and carried out the pedagogical interventions. The participants in the interventional action research were 9th grade teachers, who worked with the deaf student. Data collection took place through semi-structured interviews and questionnaires, and workshop work to train teachers in Libras studies, at a basic level, and knowledge about inclusion. The data obtained reveals that, although inclusion has progressed in terms of policies, many teachers still face difficulties in adapting their teaching methodologies. The research considerations show that interventions with inclusive pedagogical practices contribute to the process of developing teaching with deaf students, but highlight the need for continuous investments in teacher training. The results point to the need to improve continuing education policies, with a greater focus on training for bilingual teaching, as there is a significant gap in technical support and material offered to teachers, showing that, to guarantee quality bilingual education for deaf students, it is necessary to promote continuous and collaborative training, with access to specific pedagogical resources and specialized support. The study reinforces that, to guarantee quality bilingual education, it is essential to provide permanent training, access to specific teaching resources and specialized technical support. In this way, the right of deaf students to learn in their first language, Libras, is guaranteed, strengthening their participation in the school environment.
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ROSEMERI CRISTIANE GRIEP DA FONSECA
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TECNOLOGIA ASSISTIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO PARA ESTUDANTES DO ESPECTRO AUTISTA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE SINOP/MT
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Orientador : ELISANGELA DIAS BRUGNERA
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Data: 26/03/2025
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As metamorfoses da educação são constantes, quando o tema é a inclusão escolar podemos dizer que há muito a ser feito, mesmo com o tema sendo amplamente discutido com leis que regulamentam o atendimento e estabelecem o compromisso com este público, dentre elas a BNCC que estabelece os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros, os desafios persistem. Investigamos as habilidades matemáticas de estudantes com TEA em salas de recursos multifuncionais. Adotamos uma abordagem metodológica, que permitiu uma investigação aprofundada e contextualizada de um fenômeno específico, utilizando um estudo de caso com características de pesquisa-ação. Baseada numa abordagem qualitativa, destacando a importância da pesquisa, a interpretação dos dados, a coleta e a análise de forma indutiva e descritiva, que revelou avanços e desafios. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição de uma sequência didática com o uso da tecnologia assistiva no desenvolvimento de estudantes autistas na disciplina de matemática, com foco em geometria: área e perímetro, assim como desenvolver um produto educacional baseado nos resultados obtidos, sendo uma proposta de intervenção em forma de trilha formativa que possa ser utilizado por professores e profissionais da educação no ensino de matemática para estudantes autistas. Os objetivos específicos: identificar os pontos fortes e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes autistas durante o processo de aprendizagem; elaborar uma sequência didática com o uso das tecnologias assistivas; avaliar o progresso dos estudantes autistas antes e após a implementação da sequência didática e elaborar uma proposta de intervenção em forma de trilha formativa baseada nos resultados da pesquisa. Sendo um dos principais desafios o analfabetismo que compromente praticamente todos os componentes curriculares. Desta forma, realizamos as leituras juntamente com os estudantes, para evidenciar as habilidades, possibilidades e desafios com foco no ensino de matemática. Propomos uma trilha formativa gamificada, seguindo uma sequência didática, para desenvolver questões, atividades e situações problemas relacionadas ao componente curricular: grandezas e medidas, especificamente, área e perímetro, visando um ensino inclusivo, dando condições de equidade no desenvolvimento, trabalhando com material concreto, situações e lugares vivenciados pelos estudantes, além de plataformas digitais com atividades relacionadas ao tema. Este trabalho de pesquisa foi realizado na sala de recursos multifuncionais, com três estudantes autistas, matriculados no sexto ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva no município de Sinop/MT. Sendo um dos instrumentos de pesquisa uma avaliação antes e após a realização de atividades sequenciadas elaboradas com recursos digitais de Tecnologia Assistiva. Contudo, a avaliação será formativa, pois o instrumento avaliativo serviu como diagnóstico para desenvolver a trilha formativa e atividades da sequência didática.Além disso, a pesquisa promoveu o protagonismo dos estudantes, nas ações realizadas. Os avanços demonstraram a importância do atendimento individual especializado, evitando distrações que são um dos desafios desse processo. Elaboraramos o produto educacional denominado trilha formativa: Explorando Dimensões: Uma Jornada Matemática pela Área e Perímetro. A mesma foi projetada para abordar especificamente o conteúdo de área e perímetro, visando oferecer uma abordagem inovadora e atendendo as individualidades, sendo que o estudante avança no seu tempo. Os resultados indicam que a combinação de gamificação e tecnologia assistiva promove avanços significativos na aprendizagem de matemática para estudantes autistas, evidenciando a mudanças satisfatórias no desenvolvimento dos mesmos, observando as especificidades de uma abordagem personalizada e interativa.
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The metamorphoses of education are constant, and when it comes to school inclusion, there is much to be done. According to the Brazilian Constitution, everyone has the right to education. We know this is a topic that has been increasingly discussed and implemented in Brazilian schools. In this context, the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) is currently a normative document that establishes the learning and development rights of all Brazilian students. This document is a continuation of efforts to ensure that all students have access to a quality, equitable, and inclusive education. However, there are still many challenges to be overcome to guarantee that students with disabilities have this access. Created with the intention of achieving breakthroughs in inclusive education, multifunctional resource rooms are spaces with pedagogical and technological resources that aid in the teaching-learning process of these students in regular schools. From this perspective, we consider that the integration of technology in multifunctional resource rooms can provide autonomy and development for students with autism spectrum disorder in the study of mathematics, allowing them to develop their skills and be protagonists in this process. Therefore, this participatory research aims to analyze the interaction of autistic students with assistive technology in multifunctional resource rooms, in the development of their competencies and skills in the mathematics discipline. The research references studies conducted by renowned researchers such as: Fonseca (2022), Mantoan (2015), Moran (2015), Scavoni (2016), Sousa (2021), among others. This is a qualitative study on the use of Assistive Technology in the development of the mathematics curriculum component for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The data source for the research will be a state school in Mato Grosso, located in the municipality of Sinop. The project will be carried out in the Mathematics discipline. This choice was based on the gap in the development of students in the field of exact sciences, as indicated by the IDEB indices. Through a critical analysis, it is intended to identify the progress and challenges of this process, as well as to propose new alternatives to overcome the challenges encountered. At the end of this work, we intend to develop an educational product in the form of a formative path for students, which will aid the inclusion process to overcome the barriers identified during the research
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IARA APARECIDA VERDI DE ASSIS
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FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VILHENA-RO
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Orientador : IVONE JESUS ALEXANDRE
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Data: 27/03/2025
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Essa pesquisa buscou analisar como as formações continuadas oferecidas aos professores da educação básica tem contribuído para a instrumentalização de suas práticas pedagógicas num contexto educacional inclusivo, bem como se os saberes adquiridos por meio dessas formações têm de fato colaborado com a aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Investigar-se-á quais as principais dificuldades ou desafios encontrados pelos professores em aplicar os saberes, técnicas e recursos aprendidos durante as formações continuadas num contexto de educação inclusiva, aos alunos com TEA, em sala de aula? As formações continuadas têm oferecido aos professores conhecimentos específicos para que possam lidar com as necessidades e especificidades desses alunos? A pesquisa teve abordagem qualitativa e contou com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Vilhena-RO. Para subsidiar esse estudo optou-se pela leitura de autores como Nóvoa(1991), Garcia (1999), Gatti ( 2009) e Mantoan ( 2015), dentre outros. Como resultado propôs -se a realização de oficinas para professores voltadas para o trabalho com alunos com TEA e a construção de um guia prático que os auxilie na elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) para o trabalho com esses alunos em sala de aula
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This research sought to analyze how the continued training offered to basic education teachers has contributed to the instrumentalization of their pedagogical practices in an inclusive educational context, as well as whether the knowledge acquired through these trainings has in fact contributed to the learning of students with IDD. Autism Spectrum (ASD). Will it be investigated what are the main difficulties or challenges encountered by teachers in applying the knowledge, techniques and resources learned during continuing education in an inclusive education context, to students with ASD, in the classroom? Has continued training offered teachers specific knowledge so that they can deal with the needs and specificities of these students? The research had a qualitative approach and included semi-structured interviews with teachers from Early Childhood Education and the initial years of Elementary School in the public education network of Vilhena-RO. To support this study, we chose to read authors such as Nóvoa (1991), Garcia (1999), Gatti (2009) and Mantoan (2015), among others. As a result, it was proposed to hold workshops for teachers focused on working with students with ASD and the construction of a practical guide to assist them in preparing the Individualized Teaching Plan (IEP) for working with these students in the classroom.
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ANDRESSA DE MARCENO SANTANA
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM RONDONÓPOLIS-MT
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Orientador : ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
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Data: 23/04/2025
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A inclusão escolar é um tema de grande revelância no contexto educacional contemporâneo, especialmente nas escolas de ensino médio de tempo integral, onde os desafios e oportunidades se intensificam devido à extensão do período de permanência dos alunos na escola. A escola Estadual Pindorama, localizada em Rondonópolis – MT é a escola campo desta pesquisa. Ela foi escolhida por ser a escola onde a pesquisadora leciona e ser uma das escolas em tempo integral do município, dessa forma, ela representa um espaço significativo para investigar as políticas e práticas de educação inclusiva, dada a sua estrutura e o compromisso com a formação integral dos estudantes. A partir destas motivações de pesquisa, o objetivo geral é compreender como as Politícas públicas da Educação Inclusiva e as práticas dos professores da ciência da natureza são implementadas e vivenciadas no contexto da Escola Estadual Pindorama. Os objetivos específicos são (i) examinar os documentos normativos e o PPP da Escola Estadual Pindorama, (ii) analisar se a proposta pedagógica da Escola atende as especificidades dos educandos com necessidades educacionais especiais e (iii) identificar e analisar se as práticas -pedagógicas docentes atendem os alunos público-alvo da educação especial no campo da ciência da natureza. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizando análise documental dos documentos normativos e do PPP da escola, entrevistas semiestruturadas com três professores da área de Ciências da Natureza e observação participante durante os momentos de planejamento coletivo. Como resultado deste estudo, foi elaborado um produto educacional com o objetivo de propor práticas pedagógicas que atendam às especificidades dos educandos com necessidades educacionais especiais, articulando-as ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Pindorama. Este estudo, portanto, oferecerá subsídios para pesquisadores e gestores educacionais interessados em consolidar um ensino mais inclusivo e democrático.
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Inclusion in schools is a highly relevant topic in the contemporary educational context, especially in full-time high schools, where challenges and opportunities are intensified due to the longer period of students' stay in school. The Pindorama State School, located in Rondonópolis, Mato Grosso, is the field school for this research. It was chosen because it is the school where the researcher teaches and is one of the full-time schools in the municipality. Therefore, it represents a significant space to investigate inclusive education policies and practices, given its structure and commitment to the comprehensive education of students. Based on these research motivations, the general objective is to understand how public policies for inclusive education and the practices of natural science teachers are implemented and experienced in the context of the Pindorama State School. The specific objectives are (i) to examine the normative documents and the PPP of the Pindorama State School, (ii) to analyze whether the school's pedagogical proposal meets the specific needs of students with special educational needs, and (iii) to identify and analyze whether the teaching pedagogical practices meet the target audience of special education students in the field of natural sciences. The methodology adopted is qualitative in nature, using documentary analysis of the school's normative documents and PPP, semi-structured interviews with three teachers in the area of Natural Sciences, and participant observation during collective planning moments. As a result of this study, an educational product was developed with the objective of proposing pedagogical practices that meet the specific needs of students with special educational needs, articulating them with the Political-Pedagogical Project (PPP) of the Pindorama School. This study, therefore, will offer subsidies for researchers and educational managers interested in consolidating a more inclusive and democratic education.
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MARIA DE FATIMA MATIAS MIRANDA GENZ
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Desenvolvimento de um aplicativo baseado na Pirâmide de Maslow para atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
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Orientador : SUMAYA FERREIRA GUEDES
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Data: 25/04/2025
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O presente estudo investigou a contribuição da Pirâmide de Maslow, focando especificamente na base da pirâmide, e o papel central da família no processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentou também as etapas de criação do aplicativo Lúmen, desenvolvido para contribuir com a aprendizagem de rotinas para crianças com TEA. Por fim, identificou a percepção dos professores das salas de recursos multifuncionais sobre o uso do aplicativo Lúmen no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, de natureza descritiva, qualitativa e exploratória, emprega uma revisão de literatura com os principais conceitos sobre os construtos pesquisados e dois estudos empíricos utilizando entrevistas semiestruturadas. Um dos estudos empíricos foi realizado com mãe de uma criança autista, a fim de coletar dados detalhados sobre suas experiências com o filho. E o outro, com quatro professoras atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para identificar a percepção das educadoras quanto ao uso do aplicativo Lúmen no ensino das crianças. Para a criação do aplicativo a abordagem foi qualitativa, de design participativo, com a utilização da plataforma MIT AppInventor 2 na etapa da prototipação. Para o protótipo também foram desenvolvidos áudios descritivos para cada item apresentado, esses áudios foram gerados utilizando os textos descritivos preparados para o protótipo e modulados utilizando a ferramenta gratuita “TTS Maker” que é uma ferramenta online gratuita de conversão de texto em fala que fornece serviços de síntese de fala e suporta vários idiomas. Os resultados revelaram que uma abordagem educacional integrada, que combina atenção às necessidades básicas segundo Maslow, suporte familiar e utilização de TICs, podem contribuir para o alcance de um processo de aprendizagem mais inclusivo e eficaz, para melhor integração social e desenvolvimento das crianças com TEA. Por fim, foi apresentado o aplicativo Lúmen e as etapas de sua criação e a percepção uniforme e positiva dos professores quanto a possibilidade de melhora no engajamento, motivação e desenvolvimento de habilidades diárias e sociais das crianças, ao utilizar o aplicativo.
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The present study investigated the contribution of Maslow's Pyramid, specifically focusing on the base of the pyramid, and the central role of the family in the learning process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). It also presented the steps involved in creating the Lúmen app, developed to aid in learning routines for children with ASD. Lastly, it identified the perception of teachers in multifunctional resource rooms regarding the use of the Lúmen app in teaching children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The research, being descriptive, qualitative, and exploratory in nature, employs a literature review with the main concepts about the constructs researched and two empirical studies using semi-structured interviews. One of the empirical studies was conducted with the mother of an autistic child, in order to collect detailed data about her experiences with her son. And the other, with four teachers working in Multifunctional Resource Rooms (MRR), to identify the educators' perception regarding the use of the Lúmen app in teaching the children. For the creation of the app, the approach was qualitative, participatory design, utilizing the MIT AppInventor 2 platform in the prototyping stage. For the prototype, descriptive audios were also developed for each item presented; these audios were generated using the descriptive texts prepared for the prototype and modulated using the free tool "TTS Maker," which is a free online text-to-speech conversion tool that provides speech synthesis services and supports multiple languages. The results revealed that an integrated educational approach, which combines attention to basic needs according to Maslow, family support, and the use of ICTs, can contribute to achieving a more inclusive and effective learning process, for better social integration and development of children with ASD. Finally, the Lúmen app was presented along with the steps of its creation and the uniformly positive perception of the teachers regarding the potential for improvement in engagement, motivation, and development of daily and social skills of the children, when using the app.
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SOLANGE AMORIM OZORIO MELO
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PROTOCOLOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS E APLICABILIDADE NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
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Orientador : IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
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Data: 27/05/2025
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RESUMO
O Atendimento Educacional Especializado, em escolas inclusivas pode se constituir num potente elo entre os docentes, as famílias, a escola e o aluno, a partir de um exercício de colaboração, humanização, no sentido de assegurar direitos e desenvolver estratégias diversificadas para promover o desenvolvimento dos estudantes no Atendimento Educacional Especializado - AEE. Sendo assim, o objeto de estudo dessa pesquisa se centra na discussão e compreensão dos desafios do profissional do AEE em construir e aplicar protocolos relacionados ao atendimento individualizado, bem como a organização didático-pedagógica para garantir o atendimento de qualidade a partir desses protocolos. Assim, a pesquisa “Protocolos do Atendimento Educacional Especializado: Desafios e aplicabilidade na Rede de Educação Básica”, busca ampliar a compreensão sobre os procedimentos e as estratégias para realizar o Atendimento Educacional Especializado. O presente estudo teve como objetivo investigar os protocolos e os desafios dos professores das salas de AEE considerando a aplicação desses protocolos no atendimento inclusivo para os estudantes públicos alvo da educação especial. A metodologia adotada na investigação foi guiada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando-se de técnicas de coleta de dados, que aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e encontros formativos. A pesquisa foi realizada com os profissionais do atendimento educacional especializado, da rede pública no Município de Novo Gama Goiás. Para fundamentar o estudo optou pelos autores: Vygotsky (1997, 2011); Demo (1999, 2010); Mantoan (2003, 2017); Pasian, Mendes e Companhia (2014, 2017); Pavão e Pavão (2023); Staccioli (2013), Morán (2015, 2018); Bronfenbrenner (1996); Pletsch e Glat (2013), dentre outros. Como produto educacional foi ofertado o curso de XX de horas de formação continuada Protocolos e Ferramentas do AEE para professores do AEE. Os resultados indicam que os protocolos do AEE existem, e o uso ferramentas do AEE aliados às práticas formativas contribuem para enfrentar os desafios e alcançar a aprendizagem dos alunos.
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ABSTRACT
Specialized Educational Services in inclusive schools can be a powerful link between teachers, families, schools and students, based on an exercise of collaboration and humanization, in order to ensure rights and develop diversified strategies to promote the development of students in Specialized Educational Services - AEE. Therefore, the problem of this research focuses on the discussion and understanding of the challenges faced by AEE professionals in building and applying protocols related to individualized services, as well as the didactic-pedagogical organization to ensure quality services. Thus, the research “Protocols of Specialized Educational Services: Challenges Encountered in the Basic Education Network” seeks to broaden the understanding of the procedures and strategies for carrying out Specialized Educational Services. The present study aimed to investigate the protocols and challenges faced by teachers in AEE classrooms, considering the application of these protocols in inclusive services for students targeted by special education. The specific objectives are: To investigate the protocols and challenges faced by teachers in special education classrooms in relation to the application of these protocols in inclusive care for students who are the target audience of special education; To identify the contributions of active methodologies and protocols used in special education classrooms in the public basic education network of Novo Gama, Goiás; To analyze the relationship between teacher, student, family and knowledge in inclusive special education. To evaluate the processes of continuing education focused on inclusive education in the city of Novo Gama. The methodology adopted in the investigation was guided by the assumptions of qualitative research, using data collection techniques conducted through semi-structured interviews, questionnaires, and formative meetings. The research was conducted with professionals in specialized educational care at the João Gabriel Municipal School, Dalva VI Municipal School and at CMAEESP - Special Education Center in the city of Novo Gama, Goiás.To support this study, the following authors were chosen: Vygotsky 1997 and 2011; Demo 1999 and 2010; Mantoan 2003, 2017; Pasian, Mendes and Companhia 2014 and 2017; Pavão and Pavão 2023; Staccioli 2013, Morán 2015 and 2018; Bronfenbrenner 1996; Pletsch and Glat 2013, among others. As an educational product of the research, the continuing education course Protocols and Tools of AEE for AEE teachers was offered. The results indicate that the AEE protocols exist, and the use of AEE tools combined with formative practices contributes to overcoming challenges and achieving student learning.
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MARCILENE BEZERRA DE CARVALHO
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Trabalho Colaborativo em Classes Mediadas para estudantes surdos de anos finais do ensino fundamental do Distrito Federal
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Orientador : LUCIENE NEVES SANTOS
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Data: 30/05/2025
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O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o PROFEI– Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no biênio de 2023 a 2024, na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”. O estudo centrou-se na reflexão sobre o Trabalho Colaborativo no atendimento aos estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental, matriculados em classes bilíngues mediadas, em uma escola polo do Distrito Federal. O estudo traz como objetivo geral promover práticas colaborativas através dos conceitos e fundamentos do Trabalho Colaborativo, por meio de um trabalho de pesquisa-ação. Além disso, pretende-se fornecer subsídios e informações que possam nortear a prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, caracterizada por seu viés participativo e voltada para a promoção de mudanças sociais no ambiente pesquisado, além de incentivar uma prática social reflexiva. A inclusão de elementos da pesquisa narrativa valorizou os relatos e experiências dos participantes, revelando aspectos subjetivos e singulares do contexto investigado. A abordagem qualitativa permitiu captar a complexidade das práticas colaborativas, utilizando instrumentos como a observação direta. O estudo não somente mapeou desafios e potencialidades do cotidiano da escola polo, mas também resultou na elaboração de um produto concreto: a construção de um recurso educacional voltado a subsidiar o trabalho dos profissionais da educação de surdos, em especial daqueles que atuam com estudantes matriculados nas Classes Mediadas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam as contribuições do trabalho colaborativo no contexto de uma escola polo para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados evidenciam as contribuições do Trabalho Colaborativo no contexto de uma escola polo para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental.
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This work is the result of a research carried out during PROFEI – Professional Master's Program in Inclusive Education at the State University of Mato Grosso (UNEMAT), in the biennium from 2023 to 2024, in the research line “Training Practices and Processes of Educators for Inclusive Education”. The study focused on the reflection on Collaborative Work in the care of deaf students in the final years of elementary school, enrolled in mediated classes, in a school in the Federal District. The general objective of the study is to promote collaborative practices through the concepts and foundations of Collaborative Work, through an action research work. In addition, it intends to provide subsidies and information that can guide pedagogical practice in the teaching-learning process, contributing to a more inclusive, equitable and quality education. The research was developed based on an action research methodological approach, characterized by its participatory bias and aimed at promoting social change in the researched environment, in addition to encouraging a reflective social practice. The inclusion of elements of narrative research valued the participants' reports and experiences, revealing subjective and unique aspects of the context investigated. The qualitative approach allowed us to capture the complexity of collaborative practices, using instruments such as direct observation. The study not only mapped out challenges and potentialities of the daily life of the hub school, but also resulted in the development of a concrete product: the construction of an educational resource aimed at supporting the work of professionals in the education of the deaf, especially those who work with students enrolled in the Medium Classes of the Final Years of Elementary School. The results demonstrate the contributions of collaborative work in the context of a hub school for deaf students in the final years of elementary school. The results demonstrate the contributions of Collaborative Work in the context of a hub school for deaf students in the final years of elementary school.
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ALEXANDRA MAGALHÃES FRIGHETTO
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ESTUDO SOBRE O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MATO GROSSO
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 23/06/2025
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O papel do planejamento na educação inclusiva é vital para garantir que todos os alunos tenham acesso a oportunidades educacionais equitativas. Uma sequência de ações bem estruturadas e implementadas permite que as escolas ofereçam um ambiente de aprendizado que respeite e valorize a diversidade, promova o desenvolvimento integral de cada estudante, garanta adaptações, adequações e flexibilizações necessárias ao desenvolvimento como cidadãos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi compreender como o planejamento de ensino, voltado ao atendimento de estudantes com deficiência intelectual, é definido pela Secretaria de Estado de Educação no Mato Grosso por meio de seus orientativos, resoluções, diretrizes e demais documentos pertinentes à rede estadual de educação básica. Complementarmente, os objetivos específicos desse trabalho foram: analisar os principais documentos legais da SEDUC/MT e a BNCC que garantem o atendimento e a inclusão dos estudantes da Educação Especial, com ênfase na deficiência intelectual; refletir sobre o papel da formação docente na construção de práticas inclusivas, considerando a preparação para lidar com as diferenças em sala de aula; compreender o conceito de planejamento de ensino e sua relevância como instrumento orientador das práticas pedagógicas inclusivas; desenvolver um Recurso Educacional em formato de um Guia de Planejamento de Ensino com base nos documentos existentes para a promoção da inclusão dos estudantes com Deficiência Intelectual inseridos no contexto da sala regular, do 6º ano do Ensino Fundamental, do componente curricular de Língua Portuguesa. A realização desta pesquisa apoiou-se na revisão bibliográfica e análise documental como: cadernos pedagógicos de 2022 a 2024, Resolução nº 010/2023, normativas, DRC/MT, Roteiro de Aprendizagem e Plano Educacional Individualizado (PEI) proposto pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT e também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é o documento nacional que norteia a educação básica. Com a pesquisa, foi possível compreender que a luta pela Educação Especial, na rede regular de ensino, é um movimento contínuo e essencial para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva. A escola, então, é o principal viés para a concretização desses direitos. No entanto, ignora que a escola sozinha não dá conta de garantir inclusão plena, especialmente sem o devido suporte intersetorial, investimentos públicos, formação continuada e condições dignas de trabalho para os profissionais. A responsabilização isolada da escola pode, inclusive, resultar em sobrecarga docente e frustração.
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The role of planning in inclusive education is vital to ensuring that all students have access to equitable educational opportunities. A sequence of well-structured and implemented actions allows schools to offer a learning environment that respects and values diversity, promotes the integral development of each student, and ensures the adaptations, adjustments, and flexibilities necessary for their development as citizens. In this sense, the objective of this study was to understand how teaching planning, aimed at serving students with intellectual disabilities, is defined by the State Department of Education in Mato Grosso through its guidelines, resolutions, directives, and other documents relevant to the state basic education network.In addition, the specific objectives of this work were: to analyze the main legal documents of SEDUC/MT and the BNCC that guarantee the care and inclusion of Special Education students, with an emphasis on intellectual disabilities; to reflect on the role of teacher training in the construction of inclusive practices, considering the preparation to deal with differences in the classroom; to understand the concept of teaching planning and its relevance as a guiding instrument for inclusive pedagogical practices; to develop an Educational Resource in the format of a Teaching Planning Guide based on existing documents to promote the inclusion of students with Intellectual Disabilities inserted in the context of the regular classroom, in the 6th year of Elementary School, of the Portuguese Language curricular component. This research was based on a bibliographic review and documentary analysis, such as: pedagogical notebooks from 2022 to 2024, Resolution No. 010/2023, regulations, DRC/MT, Learning Roadmap and Individualized Educational Plan (PEI) proposed by the State Department of Education - SEDUC/MT, and also the National Common Curricular Base (BNCC), which is the national document that guides basic education. With the research, it was possible to understand that the fight for Special Education, in the regular education system, is an ongoing and essential movement to ensure that all students, regardless of their needs, have access to a quality and inclusive education. The school, then, is the main bias for the realization of these rights. However, it ignores the fact that the school alone cannot guarantee full inclusion, especially without the proper intersectoral support, public investment, continuing education, and decent working conditions for professionals. The isolated responsibility of the school can even result in teacher overload and frustration.
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FRANCIELLE DE FATIMA CARLINI FRANCISCO
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PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA.
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Orientador : ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
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Data: 08/09/2025
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Esta dissertação, intitulada “Projeto de Vida: uma análise a partir das perspectivas dos estudantes com deficiência”, tem como objetivo compreender como estudantes com deficiência constroem seus Projetos de Vida no contexto escolar e de que maneira a escola contribui nesse processo. Os objetivos específicos desta pesquisa são: 1. Apresentar uma análise histórica sobre a trajetória das pessoas com deficiência; 2.
Abordar a Educação Inclusiva e o Projeto de Vida no Ensino Médio, destacando seus fundamentos legais e impactos na formação dos estudantes com deficiência, e; 3. Elaborar um produto educacional (e-book) que auxilie docentes, familiares e os próprios estudantes com deficiência, na criação do seu Projeto de Vida. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de caráter documental e empírico, utilizando como instrumentos entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes com deficiência e seus responsáveis, além da análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e legislações voltadas à educação inclusiva. O referencial teórico destaca o Projeto de Vida como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da participação ativa dos estudantes na sociedade. Previsto na BNCC, o Projeto de Vida deveria fomentar reflexões sobre o futuro, valores, metas e escolhas pessoais e profissionais. A dissertação está organizada em quatro capítulos: o primeiro aborda o percurso histórico da pessoa com deficiência; o segundo discute sobre o Projeto de Vida e Inclusão; o terceiro aborda os procedimentos metodológicos e o campo de investigação; e o quarto analisa os dados à luz do referencial teórico. Os resultados evidenciam que, embora os estudantes tenham sonhos e aspirações, como trabalhar e cursar o ensino superior, esses projetos são frequentemente atravessados por barreiras sociais, pedagógicas e estruturais. A ausência ou a fragilidade na implementação do componente curricular Projeto de Vida na escola, aliada a práticas pedagógicas ainda excludentes e capacitistas, comprometem o desenvolvimento da autonomia dos alunos. O trabalho conclui que a promoção da autonomia e do protagonismo dos estudantes com deficiência depende não apenas da existência de legislações inclusivas, mas da efetivação de práticas pedagógicas que considerem suas singularidades, fomentem seus Projetos de Vida e rompam com a lógica assistencialista ainda presente no ambiente escolar.
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This dissertation, entitled "Life Project: An Analysis from the Perspectives of Students with Disabilities," aims to understand how students with disabilities construct their Life Projects in the school context and how schools contribute to this process. The specific objectives of this research are: 1. To present a historical analysis of the trajectories of people with disabilities; 2.
To address Inclusive Education and the Life Project in High School, highlighting their legal foundations and impacts on the education of students with disabilities; and; 3. To develop an educational product (e-book) to assist teachers, family members, and students with disabilities themselves in creating their Life Projects. The research adopts a qualitative, documentary, and empirical approach, using semi-structured interviews with four students with disabilities and their guardians, as well as the analysis of documents such as the National Common Curricular Base (BNCC), the school's Political-Pedagogical Project (PPP), and legislation focused on inclusive education. The theoretical framework highlights the Life Project as a fundamental instrument for developing students' autonomy, identity, and active participation in society. Envisioned in the BNCC (National Curricular Framework), the Life Project should foster reflections on the future, values, goals, and personal and professional choices. The dissertation is organized into four chapters: the first addresses the historical journey of people with disabilities; the second discusses the Life Project and Inclusion; the third addresses the methodological procedures and the field of research; and the fourth analyzes the data in light of the theoretical framework. The results show that, although students have dreams and aspirations, such as working and pursuing higher education, these projects are often hampered by social, pedagogical, and structural barriers. The absence or weak implementation of the Life Project curricular component in schools, combined with exclusionary and ableist pedagogical practices, compromise the development of student autonomy. The work concludes that the promotion of autonomy and protagonism of students with disabilities depends not only on the existence of inclusive legislation, but on the implementation of pedagogical practices that consider their singularities, foster their Life Projects and break with the welfare logic still present in the school environment.
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REJANE NÚBIA GOSSLER LIMA MORAIS
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A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E FERRAMENTAS DE ACOMPANHAMENTO
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Orientador : LUCIO JOSE DUTRA LORD
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Data: 07/10/2025
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A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, inserida na Linha de Pesquisa I: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Intitulada “A Alfabetização de Crianças com TEA: Estratégias de Ensino e Ferramentas de Acompanhamento”, a investigação tem como foco a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais do ensino fundamental e procura destacar a necessidade de estudos direcionados as dificuldades enfrentadas em salas de aula comuns, geralmente compostas por um número expressivo de crianças. Nesse contexto, justifica-se, sobretudo, pela falta de conhecimento dos professores sobre as práticas adequadas para atender as crianças com TEA, que constituem o público-alvo deste estudo, o qual é conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar no processo de alfabetização de crianças com TEA, bem como identificar como é feito o registro e acompanhamento desses estudantes. Alinhados a esse propósito, são objetivos específicos desta pesquisa: refletir e conhecer os principais aspectos da alfabetização da criança TEA; descrever os espaços de alfabetização da escola investigada; e propor um instrumento pedagógico que contemple campos para o registro e acompanhamento das habilidades emocionais, sociais e cognitivas desenvolvidas e em desenvolvimento pela criança. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa se orienta por uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios. Quanto aos procedimentos, foram utilizadas tanto a pesquisa bibliografia quanto a pesquisa de campo. Para produção de dados, recorreu-se à observação em ambientes escolares, além da aplicação de entrevista/questionário, no formato online, a professores e coordenadores da escola participante o estudo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme parecer Nº 7.076.601, atendendo aos requisitos estabelecidos para estudos com seres humanos. Os resultados obtidos revelam uma lacuna na formação dos professores da sala comum em relação ao trabalho com crianças com TEA. Muitas vezes, os docentes têm dificuldades em identificar quais estratégias utilizar no processo de alfabetização dessas crianças, o que indica uma lacuna de conhecimento em relação ao Transtorno. Isso evidenciando a urgência de programas de formação continuada que atendam às especificidades do TEA. Além de formações sobre o transtorno as estratégias de adaptação curricular precisam ser implementadas de forma continua na sala de aula. Nesse contexto, o Plano de Ensino Individualizado (PEI) é identificado como uma estratégia importante para a adaptação do ensino na sala de aula comum, favorecendo o processo de alfabetização. Nesse sentido, o Plano de Ensino Individualizado (PEI) é identificado como uma estratégia importante para a adaptação do ensino na sala de aula comum, favorecendo o processo de alfabetização. A pesquisa culminou no desenvolvimento de um instrumento pedagógico para o registro e acompanhamento das habilidades de alfabetização das crianças com TEA e as suas especificidades, elaborado a partir dos dados coletados e da revisão da literatura. Este instrumento é fundamental para a personalização do ensino e para a promoção de uma educação inclusiva de qualidade. Ele contribui para a organização das práticas pedagógicas, facilita a colaboração entre professores e melhora o acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dessas crianças.
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This research was developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education – PROFEI, at the State University of Mato Grosso – UNEMAT, under Research Line I: Special Education in the Perspective of Inclusive Education. Entitled "The Literacy of Children with ASD: Teaching Strategies and Monitoring Tools," the study focuses on the literacy of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the early years of elementary school and aims to highlight the need for studies addressing the difficulties faced in regular classrooms, typically composed of a large number of children. In this context, it is particularly justified by the lack of knowledge among teachers regarding appropriate practices to serve children with ASD, who constitute the target audience of this study. The goal of this research is to understand the pedagogical practices developed in the school environment in the literacy process of children with ASD, as well as to identify how the record and monitoring of these students are carried out. The specific objectives of this research are: to reflect on and understand the main aspects of literacy for children with ASD; to describe the literacy spaces at the investigated school; and to propose a pedagogical tool that includes fields for registering and monitoring the emotional, social, and cognitive skills developed and in development by the child. As for the methodological aspects, the research follows a qualitative approach, applied in nature, with exploratory objectives. Regarding the procedures, both bibliographic and field research were used. Data production was based on observations in school environments, in addition to the application of an online interview/questionnaire to teachers and coordinators from the participating school. The research was approved by the Research Ethics Committee, according to opinion No. 7.076.601, complying with the established requirements for studies with human subjects. The results obtained reveal a gap in the training of regular classroom teachers in relation to working with children with ASD. Teachers often have difficulties in identifying which strategies to use in the literacy process of these children, indicating a lack of knowledge regarding the disorder, thus emphasizing the urgency of continuous training programs that address the specificities of ASD. In addition to training on the disorder, curricular adaptation strategies need to be continuously implemented in the classroom. In this context, the Individualized Education Plan (PEI) is identified as an important strategy for adapting teaching in regular classrooms, thereby facilitating the literacy process. The research culminated in the development of a pedagogical tool for recording and monitoring the literacy skills of children with ASD and their specificities, created from the data collected and the literature review. This tool is essential for personalizing education and promoting quality inclusive education. It contributes to the organization of pedagogical practices, facilitates collaboration between teachers, and improves the monitoring of these children's academic development.
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CARLA FERNANDA TEIXEIRA SANTANA LIMA
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FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
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Orientador : LUCIENE NEVES SANTOS
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Data: 17/10/2025
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Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), teve como objetivo geral investigar os efeitos de uma formação continuada colaborativa sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem, com professores da rede municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade – MT, por meio de um trabalho fundamentado na metodologia da pesquisa-ação. A proposta surgiu da necessidade de fomentar práticas pedagógicas inclusivas, capazes de responder à diversidade presente nas salas de aula da escola comum. Foi realizada uma abordagem qualitativa e se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, em que a pesquisadora, também professora da escola investigada, atuou como mediadora na formação dos colegas. As ações formativas ocorreram em encontros planejados com base nos três princípios do DUA: múltiplos meios de engajamento, de representação e de ação e expressão. Esses encontros foram compostos por momentos teóricos e práticos, que estimularam o debate, a troca de experiências e a criação coletiva de estratégias pedagógicas. Na fundamentação teórica da pesquisa ocorreu um diálogo com autores como Ana Paula Zerbato, Eniceia Mendes e Silvio Gallo. A partir da perspectiva da Educação Menor, defendida por Gallo, reconhece-se os saberes produzidos no cotidiano escolar e valoriza-se o protagonismo dos sujeitos envolvidos na prática educativa. Já as contribuições de Zerbato e Mendes reforçam a importância da formação docente voltada para a compreensão das diferenças e da acessibilidade como princípio pedagógico. Os resultados indicam que a formação continuada colaborativa, fundamentada no DUA, contribuiu significativamente para a ressignificação das práticas pedagógicas dos professores participantes. Houve ampliação da compreensão acerca da diversidade e maior abertura para o uso de estratégias pedagógicas mais inclusivas e acessíveis. Conclui-se que ações formativas dessa natureza podem contribuir para uma cultura escolar inclusiva, baseada na escuta, no diálogo e na valorização das experiências que emergem no cotidiano da escola.
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This master's research, developed within the Professional Master's Program in Inclusive Education (PROFEI), aimed to investigate the effects of a collaborative continuing education program on Universal Design for Learning (UDL) with teachers from the municipal school network of Vila Bela da Santíssima Trindade – MT, through a process grounded in action research methodology. The proposal emerged from the need to foster inclusive pedagogical practices capable of addressing the diversity present in mainstream classrooms. A qualitative approach was adopted, and the study was conducted through action research, in which the researcher—also a teacher at the investigated school—acted as a facilitator in the training of her colleagues. The training sessions were organized around the three core principles of UDL: multiple means of engagement, representation, and action and expression. These sessions included both theoretical and practical moments that encouraged discussion, experience-sharing, and the collective creation of pedagogical strategies. The theoretical framework of the research engaged with authors such as Ana Paula Zerbato, Eniceia Mendes, and Silvio Gallo. From the perspective of the “Minor Education” concept proposed by Gallo, the research acknowledges the knowledge produced in everyday school life and values the protagonism of the subjects involved in the educational practice. The contributions of Zerbato and Mendes reinforce the importance of teacher education focused on understanding differences and accessibility as a pedagogical principle. The results indicate that the collaborative continuing education based on UDL significantly contributed to the redefinition of the participants’ pedagogical practices. There was an expanded understanding of diversity and greater openness to using more inclusive and accessible teaching strategies. It is concluded that formative actions of this nature can foster an inclusive school culture grounded in listening, dialogue, and valuing the experiences that emerge from the daily life of the school.
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DEYME CHIQUERA
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Estudantes com Transtorno do Espectro Autista e as Habilidades Matemáticas: Reflexões sobre a Transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental
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Orientador : CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
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Data: 17/10/2025
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Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Unidade de Sinop, vinculada à linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O estudo teve como objetivo compreender as habilidades matemáticas desenvolvidas e em desenvolvimento por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Estadual Nivaldo Fracarolli, em Juara-MT, especialmente durante a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram definidos objetivos específicos como: mapear a produção científica sobre a temática; analisar o processo de transição escolar; identificar as habilidades matemáticas nesse período; e desenvolver um Recurso Educacional (RE) adaptado, o MATEMATEA, com vistas à alfabetização matemática inclusiva. A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, integrando análise bibliométrica da base Scopus (via Biblioshiny) e investigação de campo com aplicação de questionários a professoras atuantes na escola estudada. Os dados evidenciam desafios significativos enfrentados por estudantes com autismo na transição escolar, como a descontinuidade no apoio pedagógico e a falta de comunicação entre docentes. A análise bibliométrica revelou crescimento da produção científica sobre o tema, mas também apontou lacunas teóricas no que diz respeito à transição escolar e às habilidades matemáticas específicas. O RE desenvolvido visa proporcionar práticas pedagógicas mais acessíveis, utilizando materiais lúdicos e estratégias adaptadas às necessidades dos estudantes com TEA.
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This dissertation was developed within the scope of the Postgraduate Program in Inclusive Education (PROFEI) of the State University of Mato Grosso (UNEMAT), Sinop Unit, linked to the line of research Special Education from the Perspective of Inclusive Education. The study aimed to understand the mathematical skills developed and under development by students with Autism Spectrum Disorder (ASD) at the Nivaldo Fracarolli State School, in Juara-MT, especially during the transition from the 5th to the 6th grade of Elementary School. To this end, specific objectives were defined as: mapping the scientific production on the subject; analyzing the school transition process; identifying mathematical skills during this period; and developing an Educational Resource (ER) adapted to MATEMATEA with a view to inclusive mathematical literacy. The research adopts a mixed methodological approach, integrating bibliometric analysis of the Scopus database (via Biblioshiny) and field research with the application of questionnaires to teachers working at the school studied. The data highlight significant challenges faced by autistic students during the school transition, such as discontinuity in pedagogical support and lack of communication between teachers. The bibliometric analysis revealed an increase in scientific production on the subject, but also pointed out theoretical gaps regarding school transition and specific mathematical skills. The developed ER aims to provide more accessible pedagogical practices, using playful materials and strategies adapted to the needs of students with ASD.
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MARIA EDNAURA ANDRADE VITORINO
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AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUAS UTILIZAÇÕES DOS APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
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Orientador : ROBSON ALEX FERREIRA
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Data: 27/10/2025
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A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento que busca promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, utilizando recursos e dispositivos para ampliar ou melhorar suas capacidades, sejam elas motoras, cognitivas ou sensoriais. No campo educacional, a TA tem se mostrado um recurso valioso, principalmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, ou outras condições que afetam a aprendizagem. O estudo apresenta como questão problema: como os professores do Centro Municipal de Ensino Fausto Eugênio Masson, que lecionam para a etapa inicial do ensino fundamental I, percebem e utilizam os aplicativos móveis para a alfabetização de alunos com Transtorno Espectro Autista? Para responder a essa questão, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos professores que lecionam para os anos iniciais do ensino fundamental quanto aos aplicativos móveis para a alfabetização. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores, sendo sete da sala comum de ensino e um da sala de Recursos Multifuncionais. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados se deu por meio de cinco eixos temáticos. Os principais resultados apontaram que mesmo que os professores reconheçam a importância de ressignificar suas práticas pedagógicas para atender à diversidade de inteligências, ainda existe falta de recursos e apoio institucional o que dificulta a implementação efetiva dessas práticas. O produto educacional apresentado se deu por meio de um Guia Didático que apresenta e orienta como utilizar os aplicativos móveis gratuitos disponibilizados pelo Google play para favorecer a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista que frequentam a etapa inicial do ensino fundamental. Diante do exposto, concluímos que o questionamento das práticas pedagógicas deve ser contínuo na rotina dos educadores que se dedicam à alfabetização de alunos com TEA.
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The present research aimed to analyze the perceptions of teachers who teach in the early years of elementary education regarding mobile applications for literacy. Assistive Technology (AT) is a field of knowledge that seeks to promote inclusion and accessibility for people with disabilities by using resources and devices to enhance or improve their motor, cognitive, or sensory abilities. In the educational field, AT has proven to be a valuable resource, especially for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), dyslexia, or other conditions that affect learning. The guiding research question is: How do teachers at Centro Municipal de Ensino Fausto Eugênio Masson, who teach in the early stages of elementary school, perceive and use mobile applications for the literacy of students with Autism Spectrum Disorder? The adopted methodology was qualitative and descriptive research. The study participants were eight teachers, seven from regular education classrooms and one from a Multifunctional Resource Room. The data collection instruments included a semi-structured interview, and data analysis was conducted through thematic axes. The main results indicated that although teachers recognize the importance of rethinking their pedagogical practices to address the diversity of intelligences, there is a lack of resources and institutional support, which hinders the effective implementation of such practices. The educational product developed consists of a didactic guide that presents and instructs on how to use free mobile applications available on Google Play to support the literacy of children with Autism Spectrum Disorder who are in the early years of elementary education. In conclusion, we affirm that questioning pedagogical practices must be a continuous part of the routine for educators dedicated to the literacy of students with ASD.
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LUIZ DA SILVA SOARES
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A PRÁXIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES SURDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – CAMPUS DE SINOP
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Orientador : MARION MACHADO CUNHA
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Data: 13/11/2025
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Este texto dissertativo apresenta uma pesquisa sobre a realidade vivenciada por acadêmicas surdas, professores e tradutores intérpretes de Libras e Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop. Na oportunidade, o objeto de pesquisa indaga sobre a práxis educativa constituída e produzida no processo de formação inicial de estudantes surdos do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop. A pesquisa teve como objetivo principal analisar as políticas públicas e suas correlações com a práxis educativa inclusiva de estudantes surdos no processo de formação de professores. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa e, para isso, utilizamos a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, pautando-nos por análises documentais. Para a realização do estudo tivemos o embasamento teórico, tais como: Freire (1987), Goldfeld (2002), Strobel (2009), Quadros (2011), Santos e Lacerda (2024), dentre outros. Do produto educacional, foi elaborado um Guia Orientativo construído a partir das necessidades evidenciadas de professores, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, acadêmicas surdas durante a coleta de dados, e, com isso, proporcionar benefícios a estudantes e profissionais do Ensino Superior da universidade pública pesquisada, com foco na comunidade de acadêmicos surdos. Em suma, como resultados podemos indagar que a pesquisa nos possibilitou conhecer a realidade vivenciada a partir da práxis na formação inicial de acadêmicas surdas do Curso de Pedagogia, onde mesmo com as políticas públicas de acesso, inclusão e permanência, ainda assim são encontradas dificuldades no espaço de formação inicial de professores. Logo, são necessárias ações que estimulem a criação de núcleos de apoio à acadêmicos e os profissionais envolvidos no processo educacional das pessoas surdas. Desta forma, todos serão beneficiados e, certamente, sanadas muitas dificuldades como as apresentadas nesta pesquisa.
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This dissertation presents a study on the lived experiences of deaf students, professors, and translators/interpreters of Brazilian Sign Language (Libras) and Portuguese from the Pedagogy Program at the State University of Mato Grosso (UNEMAT), Sinop campus. The research investigates the educational praxis developed throughout the initial teacher education process of deaf students in the Pedagogy Program at UNEMAT/Sinop. The main objective of the study was to analyze public policies and their relationship with the inclusive educational praxis of deaf students within the teacher education process. The research adopted a qualitative approach, employing semi-structured interviews as the main data collection instrument, supported by documentary analysis. The theoretical framework was based on the works of Freire (1987), Goldfeld (2002), Strobel (2009), Quadros (2011), Santos and Lacerda (2024), among others. As an educational product, a Guidance Manual was developed, grounded in the needs identified among professors, translators/interpreters of Libras and Portuguese, and deaf students during data collection. This product aims to benefit both students and professionals in higher education at the public university studied, with particular attention to the deaf academic community. In summary, the research provided an understanding of the reality experienced by deaf students in their initial teacher education. Despite the existence of public policies that promote access, inclusion, and permanence, challenges persist in the context of teacher education. Therefore, actions that encourage the creation of support centers for students and professionals engaged in the education of deaf individuals are essential. Such measures would benefit all parties involved and help to overcome many of the difficulties identified in this study.
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RODI NARCISO
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O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE PESSOAS COM DIFICULDADE VISUAL
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Orientador : ELISANGELA DIAS BRUGNERA
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Data: 24/11/2025
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O presente estudo analisou o uso de tecnologias assistivas no processo de ensino da leitura e da escrita de estudantes com deficiência visual, com foco nas práticas pedagógicas de professores da rede pública municipal de Sinop/MT. O estudo teve como objetivo principal examinar a mediação pedagógica das tecnologias assistivas no contexto escolar, a fim de compreender como esses recursos contribuíram para a efetivação da inclusão educacional. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem aplicada, estruturada em estudo de caso com características de pesquisa-ação. A metodologia contemplou pesquisa bibliográfica, com base em autores como Gasparetto (2012), Franco (2005), Couto, Martins e Amato (2024), entre outros, além da análise documental e da aplicação de questionário eletrônico a docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula regular. Os dados foram sistematizados e interpretados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), permitindo identificar percepções, dificuldades e potencialidades relacionadas ao uso das tecnologias assistivas. Como desdobramento, foi desenvolvido um produto educacional voltado à formação docente, composto por oficinas práticas e apostila digital, com vistas a instrumentalizar os professores quanto ao uso pedagógico de recursos como o sistema Braille, softwares leitores de tela e materiais ampliados. Constatou-se que a inclusão de estudantes com deficiência visual exige a articulação entre políticas públicas, formação continuada e recursos acessíveis, sendo o compromisso docente elemento fundamental para o êxito das práticas inclusivas.
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This study analyzed the use of assistive technologies in teaching reading and writing to visually impaired students, focusing on the pedagogical practices of teachers in the municipal public school system of Sinop, Mato Grosso do Sul. The main objective was to examine the pedagogical mediation of assistive technologies in the school context, in order to understand how these resources contributed to the realization of educational inclusion. The research was conducted through qualitative research, with an applied approach, structured as a case study with characteristics of action research. The methodology included bibliographical research, based on authors such as Gasparetto (2012), Franco (2005), Couto, Martins, and Amato (2024), among others, in addition to document analysis and the administration of an electronic questionnaire to teachers of Specialized Educational Services (AEE) and regular classrooms. The data were systematized and interpreted based on Bardin's (2011) content analysis, allowing us to identify perceptions, difficulties, and potentialities related to the use of assistive technologies. As a result, an educational product focused on teacher training was developed, consisting of practical workshops and digital handouts, to equip teachers with the pedagogical use of resources such as Braille, screen reader software, and expanded materials. It was found that the inclusion of students with visual impairments requires coordination between public policies, continuing education, and accessible resources, with teacher commitment being a fundamental element for the success of inclusive practices.
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MARLINI MAIRA VALENTE
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REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA ALUNOS COM TDAH
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Orientador : ELISANGELA DIAS BRUGNERA
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Data: 25/11/2025
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Este estudo teve como objetivo investigar a utilização da Realidade Aumentada (RA) como recurso pedagógico no ensino de sólidos geométricos para estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), promovendo a inclusão educacional e favorecendo a aprendizagem de conteúdos matemáticos abstratos, sólidos geométricos. Por meio de uma abordagem qualitativa e experimental, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com o uso do aplicativo “Sólidos RA” em uma turma do 5º ano do ensino fundamental.na Escola Municipal de Educação básica Professor Jurandir Liberino de Mesquita, localizada em Sinop/MT. A proposta buscou potencializar a visualização e a manipulação tridimensional de figuras geométricas, explorando a interatividade como estratégia de engajamento. Os resultados evidenciaram que a RA contribuiu de forma significativa para o aumento da motivação, da atenção e da compreensão espacial dos alunos com TDAH, ao oferecer estímulos visuais e sensoriais compatíveis com suas necessidades cognitivas. O estudo também realizou uma análise do contexto legislativo da educação inclusiva no Brasil e uma revisão da literatura sobre TDAH, ensino de matemática e o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica, destacando a importância de metodologias inovadoras na promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.
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This study aimed to investigate the use of Augmented Reality (AR) as a pedagogical resource in teaching geometric solids to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), promoting educational inclusion and enhancing the learning of abstract mathematical content, such as geometric solids. Using a qualitative and experimental approach, a teaching sequence using the "Sólidos AR" application was developed and implemented in a 5th-grade class at the Professor Jurandir Liberino de Mesquita Municipal Basic Education School, located in Sinop, Mato Grosso do Sul. The proposal sought to enhance the visualization and three-dimensional manipulation of geometric figures, exploring interactivity as an engagement strategy. The results showed that AR significantly contributed to increasing motivation, attention, and spatial understanding of students with ADHD by providing visual and sensory stimuli compatible with their cognitive needs. The study also analyzed the legislative context of inclusive education in Brazil and reviewed the literature on ADHD, mathematics teaching, and the use of digital technologies in pedagogical practice, highlighting the importance of innovative methodologies in promoting truly inclusive education.
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