O IMPACTO DAS ESCOLHAS E APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE LIVROS LITERÁRIOS POR PROFESSORES DOS 6º ANOS DO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO
ensino e aprendizagem; prática docente; prazer pela leitura
Atualmente, a promoção do interesse pela leitura de livros literários entre os alunos do ensino fundamental é um tema amplamente discutido em eventos científicos relacionados à educação. Nesse contexto, o papel do professor como mediador no desenvolvimento da capacidade crítica e letrada dos alunos é fundamental. Documentos oficiais atribuem à instituição escolar a responsabilidade de cultivar essa habilidade nos discentes. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como ocorre o processo de escolha de livros literários utilizados por professores do 6º ano do ensino Fundamental II, bem como os efeitos dessas escolhas na formação dos estudantes como leitores literários críticos e letrados. O foco específico desta pesquisa é a literatura infantil, um componente essencial na educação fundamental. A pesquisa propõe várias questões relevantes para investigação: Qual é o significado da literatura no contexto do ensino fundamental I e seu papel no processo educativo? Quais são os procedimentos adotados pelos professores para o ensino da literatura? Quais são as diversas metodologias que os professores podem empregar para mediar o processo de leitura e qual delas está sendo utilizada? Para responder a essas perguntas, a pesquisa adotou uma abordagem etnográfica, realizando um estudo de caso com três professores de língua portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede Estadual de Ensino em Juína-MT, com o intuito de promover uma interação direta entre o pesquisador e os participantes do estudo. Realizou-se, também, um levantamento bibliográfico com os autores Zilberman (2009), Cosson (2020), Barthes (2004), Candido (2000), Arroyo (1988), dentre outros, para dar embasamento teórico à realização da pesquisa de campo. A pesquisa prática aconteceu por meio de análise das escolhas literárias realizadas pelos professores de português e questionário semiestruturado, nas quais os participantes responderam a questões sobre as escolhas literárias, os critérios de seleção para serem trabalhados em sala, bem como sua trajetória acadêmica e profissional. Em resumo, este estudo contribui significativamente para a área de estudos sobre a prática docente e a formação de leitores críticos e letrados no contexto do ensino fundamental II. Além disso, ao focar na literatura infantojuvenil e nas práticas pedagógicas associadas, esta pesquisa pode oferecer insights valiosos sobre como melhorar o ensino da literatura nas escolas.