|
Dissertações |
|
1
|
-
DENISE APARECIDA FERREIRA VIDAL HAMMES
-
DA ORALIDADE À ESCRITA: UMA ANÁLISE DO RECONTO EM HISTÓRIAS À BRASILEIRA DE ANA MARIA MACHADO
-
Orientador : ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
-
Data: 11/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo a análise do conteúdo ético e da forma estética da obra de Ana Maria Machado na coleção de quatro volumes de Histórias à Brasileira, tomando como corpus os contos A Moura Torta, Pedro Malasartes e a sopa de Pedra, Pedro Malasartes e o Surrão Mágico, Pedro Malasartes e o Lamaçal Colossal. Os contos chamam atenção pelo fato de a autora ter usado técnicas originadas da forma tradicional da narrativa oral e reelaborar na forma escrita com um toque particular. A pesquisa também tem como foco a identificação de traços da oralidade presentes nos recontos. Será analisado o procedimento narrativo praticado pela autora no processo do reconto, sobretudo nos aspectos estéticos que o aproximam da tradição narrativa popular, sob sua habilidade e criatividade na tarefa de direcionar as histórias recontadas ao público infantil, a formação da ética originada na sabedoria popular que ainda se pode construir a partir da leitura do reconto. Apresenta uma breve análise sobre os conceitos de mimesis e infância de Walter Benjamin, em que o autor coloca em questão a aprendizagem infantil por meio da capacidade mimética ao realizar seu conhecimento do mundo com o exercício permanente da imaginação, da fantasia e da sensibilidade.
-
Mostrar Abstract
-
The present research project aims to analyze the ethical content and aesthetic form of Ana Maria Machado's work in the collection of four volumes of Histórias à Brasileira, using the selected stories as corpus, although not exclusively. The short stories call attention because the author used techniques originating from the traditional oral narrative and rework in written form with a particular touch. The narrative procedure practiced by the author in the retelling process will be analyzed, especially in the aesthetic aspects that bring it closer and / or distance it from the popular narrative tradition, under its skill and creativity in the task of directing the stories retold to the child audience, the formation of ethics originated in popular wisdom that can still be built from reading the retelling. It presents a brief analysis of Walter Benjamin's concepts of mimesis and childhood, in which the author calls into question children's learning through the mimetic capacity when realizing their knowledge of the world with the permanent exercise of imagination, fantasy and sensitivity.
|
|
2
|
-
ANA CLÁUDIA REIS
-
RECEPÇÃO DA OBRA LITERÁRIA: O EMPODERAMENTO DE GÊNERO NAS OBRAS AÇÚCAR AMARGO DE LUIZ PUNTEL E A MOÇA TECELÃ DE MARINA COLASANTI
-
Data: 01/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo analisar como se deu a recepção da obra Açúcar Amargo (2001) de Luiz Puntel e do conto A Moça Tecelã (1999) de Marina Colasanti pelos alunos do 8 º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Parecis de Campo Novo do Parecis, visando conhecer o empoderamento feminino por meio do hábito da leitura nos referidos alunos e alunas. Esse empoderamento concede a mulher ser um sujeito de direitos. Foram realizadas cinco oficinas de leitura na turma, seguindo como fundamento a sequência didática de Rildo Cosson (2018). Para essas sequências utilizamos as obras mencionadas anteriormente, o filme Valente e o texto 10 mulheres empoderadas que em 2015 provaram que vale a pena lutar de forma a visualizar a mulher em situações diversas. Observamos ainda como os estudantes interagem e dialogam com as narrativas no cotidiano escolar. Para dar suporte ao nosso trabalho buscamos embasamento teórico e crítico em alguns pesquisadores, que nos últimos tempos discutiram essa questão, a saber: Jauss (1994), André (2004), Coelho (1982, 2000, 2012), Naspoline (1996), Antunes (2003), Lajolo (2007), Zilberman (1984, 1986, 1990, 2005, 2007, 2009), Aguiar e Bordini (1993), Candido (2000, 2006, 2011), Colomer (2003, 2007, 2017) entre outros para compreensão do tema. Após a aplicação das oficinas e a análise, percebemos que os estudantes relacionam a obra com as experiências que conhecem na vida, através de um parente ou através dele mesmo. A obra literária dialoga com o leitor fazendo-o se sentir parte da história.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to analyze how the work Açúcar Amargo (2001) by Luiz Puntel and the short story A Moça Tecelã (1999) by Marina Colasanti was received by students of the 8th grade of Elementary School of the Parecis State School of Campo Novo do Parecis, aiming to learn about female empowerment through the habit of reading in the aforementioned male and female students. This empowerment allows women to be a subject of rights. Five reading workshops were held in the class, based on the didactic sequence of Rildo Cosson (2018). For these sequences, we used the works mentioned above, the film Valente and the text 10 empowered women who in 2015 proved that it is worth fighting in order to visualize women in different situations. We also observed how students interact and dialogue with the narratives in the school routine. To support our work, we sought theoretical and critical support from some researchers, who recently discussed this issue, namely: Jauss (1994), André (2004), Coelho (1982, 2000, 2012), Naspoline (1996), Antunes (2003), Lajolo (2007), Zilberman (1984, 1986, 1990, 2005, 2007, 2009), Aguiar and Bordini (1993), Candido (2000, 2006, 2011), Colomer (2003, 2007, 2017) among others to understand the topic. After the application of the workshops and the analysis, we realized that the students relate the work to the experiences they know in life, through a relative or through himself. The literary work dialogues with the reader making him feel part of the story.
|
|
3
|
-
Luan Paredes Almeida Alves
-
AS CRÔNICAS DE MILTON HATOUM EM PERSPECTIVA: CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO MODUS OPERANDI DE UM SOLITÁRIO À ESPREITA
-
Orientador : WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
-
Data: 02/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Não há.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
4
|
-
Alzinéia Monteiro de Oliveira
-
Os reféns da (im) possibilidade em Quando as máquinas param, de Plínio Marcos
-
Orientador : AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
-
Data: 03/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a peça teatral Quando as máquinas param (1978), de Plínio Marcos. O texto potencializa questões que se confrontam com aspectos socioculturais, históricos e econômicos de certo período histórico nacional, construindo densa crítica sobre as ideologias que davam suporte ao governo militar daqueles anos de chumbo, cujos investimentos ufanistas contaminavam parte significativa da população. Para contextualização histórico-sociocultural da análise, optamos pela abordagem teórico-crítica do Novo Historicismo, a partir das ideias de Stephen Greenblatt (2005) e Catherine Gallagher (2005). As discussões desses autores permitem estabelecer o diálogo entre a História e a criação literária e artística, naqueles parâmetros em que a literatura e a arte constituem representações sociais. Desse modo, o texto literário será analisado sob a perspectiva da autonomia da linguagem, que significa tanto na sua época de produção quanto em espaços e tempos distintos. Por se tratar de estudo de cunho descritivo, esta pesquisa constitui uma investigação de natureza qualitativa, nos princípios que circunscrevem as modalidades de pesquisa bibliográfica e análise literária. Nessa direção, serão adotados como aporte teórico-crítico, os seguintes autores: Peter Szondi (2001), Raymond Williams (2002), Bertold Brecht (1978), Kate Hamburge (2013), Mikhail Bakhtin (1997, 2010), Anatol Rosenfeld (1985,1993, 1997, 2014), Décio de Almeida Prado (1968, 2009, 1962), além da fortuna crítica sobre Plínio Marcos e sua obra, tais como: Wagner Corsino Enedino (2009, 2016, 2019), Agnaldo Rodrigues Silva (2016), Ricardo Magalhães Bulhões (2016), Gessé Almeida Araújo (2017) e Oswald Mendes (2009). Quando as máquinas param é um texto que discute as consequências do capitalismo selvagem, articulado aos efeitos da ideologia ditatorial vigente, construindo, dessa forma, um projeto de resistência, no contexto da produção cultural. Será, pois, no lastro dessa discussão que esta dissertação contribuirá com a fortuna crítica existente sobre o dramaturgo e sua obra.
-
Mostrar Abstract
-
não informado
|
|
5
|
-
FELIPE EVERSOM CAMARGO PONTES
-
NUANÇAS ESTÉTICAS NA REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS INFANTO-JUVENIS EM TRÊS OBRAS SELECIONADAS PELO PNLD LITERÁRIO 2020
-
Orientador : AROLDO JOSE ABREU PINTO
-
Data: 10/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
As discussões acerca da formação de leitores no Brasil fazem parte dos círculos acadêmicos das áreas de linguagem e educação há décadas, e parecem estar longe de terminar. Garantia de acesso à leitura de qualidade, formação do gosto pela leitura, processos de mediação de leitura, formação de professores e de outros mediadores são algumas das questões aventadas tanto pelos grupos de pesquisa brasileiros como pelos órgãos públicos de educação. Com esta pesquisa, buscamos colaborar para as possíveis respostas a algumas dessas problemáticas. Assim, analisamos o maior e mais importante programa de incentivo à leitura no Brasil atual, o Programa Nacional do Livro Didático, em seu edital mais recente, do ano de 2020, que disponibilizou obras literárias para o segundo segmento do ensino fundamental (6º a 9º ano) para todas as escolas públicas do país. Nesse sentido, analisamos a consolidação deste programa no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica, relacionando aos programas anteriores, bem como a qualidade estética de três obras literárias selecionadas pelo edital em questão: O menino que caiu no buraco (2004), de Ivan Jaf, A guardiã dos segredos de família (2011), de Stela Maris Rezende, e Lola e Ervilha (2004), de Annette Mierswa. O estudo destas obras foi realizado a partir da noção de redução estrutural proposta por Antonio Candido (2011), além disso, buscou-se compreender de que modo a personagem infanto-juvenil é compreendida nessas narrativas a partir de sua situação histórica, conforme Ariès (1981) e Zilberman (2005).
-
Mostrar Abstract
-
Discussions about the formation of readers in Brazil have been part of academic circles in the areas of language and education for decades, and seem to be far from over. Ensuring access to quality reading, forming a taste for reading, reading mediation processes, training teachers and other mediators are some of the issues raised by both Brazilian research groups and public education bodies. With this research, we seek to collaborate for the possible answers to some of these problems. Thus, we analyzed the largest and most important reading incentive program in Brazil today, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), in its most recent announcement, from the year 2020, which made literary works available for the second segment of elementary education (6th to 9th year) for all public schools in the country. In this sense, we analyzed the consolidation of this program in Brazil, from a historical perspective, relating to the previous programs, as well as the aesthetic quality of three literary works selected by the public notice in question: O menino que caiu no buraco (2004), by Ivan Jaf, A guardiã dos segredos de família (2011), by Stela Maris Rezende, and Lola e Ervilha (2004), by Annette Mierswa. The study of these works was carried out based on the notion of structural reduction proposed by Antonio Candido (2011), in addition, it sought to understand how the child and youth character is understood in these narratives from his historical situation, according to Ariès (1981) and Zilberman (2005).
|
|
6
|
-
KARINA APARECIDA JUSTINO TONIASSO
-
A presença do épico na obra Da Epopeia Mato-grossense, de José de Mesquita
-
Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
-
Data: 31/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação identifica e apresenta, a partir de análises poéticas, como se constitui a matéria épica idealizada nos sonetos de José de Mesquita, em sua obra Da Epopéia Mato-grossense, publicada em 1930. Buscamos constatar de que maneira sua escrita se consolida no gênero literário épico. Para clarificar as especificidades deste gênero e identificar a matéria épica presente na obra de Mesquita, observamos durante o percurso como se apresenta a temática épica versada por Bilac (1902), Cepellos (1906) e por D. Aquino (1922), Cassiano Ricardo (1928-1972) de que modo esta se alinha ao projeto estético defendido por Mesquita. Para tais constatações, buscamos aporte teórico sobre a escrita épica em Silva (2017), Silva; Ramalho (2017) e Neiva (2009). Para alicerçar as análises e centrar-se as discussões sobre os sonetos, pensamos a sonoridade, a imagem, a linguagem poética e suas relações em exercício crítico da poética estudada, para tanto consolidamos as interpretações a partir dos textos de Octavio Paz (1982/1996), Campbell (1990), Frye (1973) Bosi (1977) e Fernandes (1978). Para entendermos o percurso da épica brasileira e sua adequação às diferentes épocas, dentre as quais está a epopeia produzida por José de Mesquita, na qual os versos valem-se de metáforas e particularidades históricas, de Mato Grosso e do Brasil, corroboram para com esta pesquisa obras dedicadas aos estudos da história e da geografia: Siqueira (2002), Póvoas (1995), Taunay (1963), Ferreira (1977/2014) e Abud (2019). Outras dissertações e teses agregam à compreensão das figuras históricas que estão representadas nos sonetos e são referenciadas no decorrer da dissertação.
-
Mostrar Abstract
-
não informado
|
|
7
|
-
PAMELA LORENA CALENTE MATTOS LINS
-
POESIA E LUTA NA OBRA SAGRADA ESPERANÇA DE AGOSTINHO NETO
-
Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
-
Data: 01/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO
A presente dissertaçãotem a finalidade de evidenciar a poética de Agostinho Neto, um revolucionário angolano, que participou ativamente dos movimentos pela libertação de seu país. Os poemas selecionados para análise estão na obra Sagrada Esperança (1978), uma antologia composta por poemas escritos nas décadas de 40, 50 e os últimos escritos no ano de 1960. O poeta, enquanto líder revolucionário, buscou em sua caminhada fortalecer o espírito de união, o respeito pela diferença e o amor às tradições que representam a essência de África. A pesquisa caminhou entre teóricos da lírica e o percurso histórico da obra. Entre os primeiros, que estruturam as análises, estão Octávio Paz, Antonio Candido, Alfredo Bosi e Leyla Perrone-Moysés. Para embasar o contexto histórico, foram utilizados estudiosos como Laura Cavalcante Padilha, Maria Nazareth Soares Fonseca, Luís Kandjimbo, Pires Laranjeira, entre outros.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
8
|
-
SIMONI RODRIGUES DOS SANTOS
-
TRAVESSIAS: A MULHER E O SERTÃO EM AS JAGUNÇAS, DE ROMULO NÉTTO
-
Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
-
Data: 02/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação perspectiva apresentar um estudo sobre o conto As Jagunças, de Romulo Nétto. O tema central da investigação nos revela um novo olhar sobre o sertão. Pretende-se com isso elucidar os conflitos que polarizam o debate crítico centrado no conto: o universo feminino da jagunçagem. A saber: as questões sociais, as memórias e o contexto que significam as identidades femininas que compõem as narrativas. Partimos do pressuposto de que o contexto, predominantemente feminino, medeia uma busca por reconhecimento do papel da mulher na constituição social “do sertão”, tendo em vista o processo excludente dessas narrativas. Guiadas pelo senso de justiça e pelo contexto de violência às 21 jagunças, estas assumem o papel de enfrentamento das contingências e lutas que as cercam. Ao adentrarem as veredas áridas da jagunçagem, as personagens, por meio de suas confissões, revelam-nos nuances de narrativas cuja força foi amortecida pelas relações de poder entre homens e mulheres. Reconhecemos, a partir de uma obra não canônica, o conclamar de um sertão marginal que apresenta a elevação das conquistas de um espaço de protagonismo das mulheres. A palavra transgressora extrapola a ideia enraizada de corpo feminino, que revela as ambiguidades desse “ser”, que é representado em vias avessas, abstraídas e significadas por meio de uma linguagem capaz de tensionar os diálogos entre narrador e interlocutor, ambos cúmplices e responsáveis por buscar nas fendas da história a proatividade, a força, a inteligência e as disposição para as lutas das mulheres que desbravam esse sertão. Para analisarmos o corpus da pesquisa, recorremos aos estudos sobre o sertão empreendidos por Walnice Galvão (1972), Candido (1983; 1957; 1972; 2004), Arrigucci Júnior (1994), Vasconcelos (1997), Sena (2003), Carvalho (2011), Turshi (2006); o conceito de campo literário/sistema discutido por Leite (2005), Rolon (2014) e Castrillon-Mendes (2019); a noção de plurilinguismo evidenciada por Bakhtin (1998); as concepções de relações de poder e a construção do ser feminino sob as perspectivas de Beauvoir (1970) e Bourdieu (2012; 1996; 2010) e Candido (2006); a noção de memória individual como constitutiva da coletividade de Benjamin (1994), Halbwachs (2003), Bosi (2003), Vilalva (2004) e Maquêa (2010), bem como outros estudos que corroboram com a análise em questão. Evidenciamos, com isso, os conflitos que polarizam o debate crítico centrado no conto: o universo feminino da jagunçagem, que busca ressignificar as questões sociais, as memórias e o contexto legitimadores das identidades femininas que compõem as narrativas.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
9
|
-
SANDRA FRANÇA MEIRA
-
AS PERSPECTIVAS DO NARRADOR E O FAZER LITERÁRIO EM: O BERRO DO CORDEIRO EM NOVA YORK DE TEREZA ALBUES
-
Orientador : MADALENA APARECIDA MACHADO
-
Data: 07/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo propõe uma leitura investigativa dos modos de articulação do narrador e o fazer literário na obra O Berro do Cordeiro em Nova York da autora Tereza Albues. Com o objetivo de compreender como a autora idealiza tecnicamente o foco narrativo no projeto estético de sua obra, bem como os recursos linguísticos e da forma, que a autora lança mão para que esse narrador subverta as classificações limitantes da teoria, se desmembrando em múltiplos narradores facetados partindo-se da abertura de perspectivas. Observamos ainda, como à narradora, escritora e protagonista da obra, ao longo da narrativa por meio de sua escrita criativa, tece reflexões sobre sua vida buscando resolver os conflitos internos e ainda, inquire sobre a técnica metalinguística, metaficção e outras características que nos permitem estabelecer um diálogo sobre o posicionamento do narrador no romance pós-moderno. A metodologia adotada neste estudo foi à revisão bibliográfica. Para fundamentar nossas considerações reflexivas recorremos várias bases teóricas, filosóficas e de críticas que se ocupam do estudo da matéria literária e ajudam-nos a pensar e a ampliar nossas percepções a respeito da tessitura do texto: as diferentes perspectivas da voz narrativa, a linguagem, a forma, o contexto pós-moderno etc. Entre os quais podemos citar: Jean François Lyotard, Anatol Rosenfeld, Walter Benjamin, Frederic Jameson, Zygmunt Bauman, Gilles Deleuze, Linda Hutcheon, Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno, Davi Arrigucci Júnior, Maurice Blanchot, Mikhail Bakhtin, Pierre Bourdieu, Jacques Derrida, Umberto Eco, Norman Friedman, Lucien Goldmann, György Lukács, Percy Lubbock, Leyla Moisés Perrone, Jean Pouillon, Silviano Santiago, Oscar Tacca, entre outros. E assim, foi possível estabelecer relações entre as teorias lidas e o objeto de estudo analisado. Como resultado pudemos comprovar a qualidade estética da obra O Berro do Cordeiro em Nova York, que ao eleger como protagonista uma personagem feminina, que se multiplica em vozes e perspectivas moduladas pelos artifícios do literário, coloca o narrador em uma posição inquisitiva acerca do próprio papel que ocupa nas páginas ficcionais no romance. Posição essa que instiga o leitor a dialogar e participar ativamente do processo produtivo da obra. À medida que a personagem narradora externa seu caos interior, toca também o universo do outro, pois suas inquietações e angústias são também as do homem, independente de tempo e espaço que se insere.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
10
|
-
FÁBIO JÚNIO VIEIRA DA SILVA
-
UMA LUFADA DE DESEJO:
A SEXUALIDADE CONFIGURADA NAS OBRAS ELOGIO DA MADRASTA E OS CADERNOS DE DON RIGOBERTO, DE MARIO VARGAS LLOSA
-
Orientador : WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
-
Data: 24/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação desenvolve uma abordagem das obras Elogio da madrasta (Elogio de la madrastra) e Os cadernos de don Rigoberto (Los cuadernos de don Rigoberto). A primeira foi publicada em 1987, no entanto, nossos estudos se debruçam sobre a versão publicada na língua original pela editora Alfaguara, na Argentina, em 2008; e a segunda também publicada pela mesma editora em Madrid, Espanha, em 1997. Esses romances foram elegidos no rol de textos do escritor peruano, Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Mario Vargas Llosa. A análise das obras será pelo viés da configuração da sexualidade que se vincula ao afetivo. A referida análise terá como ponto de partida o próprio texto literário. E, a partir disso adentraremos nos meandros das narrativas para entendermos a configuração do erótico e da sexualidade, além de, em certa medida, observar como tais romances trazem em seus bojos as estéticas do segredo e do indizível, já que as personagens são construídas a partir de protótipos sociais e/ou literário, e abarcam em sua constituição uma identidade e uma memória cultural. As abordagens dos romances serão feitas pelo viés das teorias que tratam da constituição do gênero romanesco, como Bakhtin (2014); da constituição da realidade em Rosenfeld (2015); da sexualidade como em Foucault (1985, 1988, 1999); da configuração do texto de prazer e fruição com, por exemplo, Barthes (2015 e 2001); tendo como premissa basilar a análise da constituição da literatura erótica nessas peças de Llosa. Para tal feito, lançaremos mão de teóricos como Bataille (2017); Durigan (1986) e Paz (1996).
-
Mostrar Abstract
-
não informado
|
|
11
|
-
ALINE JACINTO TOFANELLI
-
AS REPRESENTAÇÕES DA HOMOAFETIVIDADE NA LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA DE WALCYR CARRASCO E RUBEM ALVES
-
Data: 30/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, propomos um estudo dos contos “O gato que gostava de cenoura” (2012), de Rubem Alves e “Meus dois pais” (2010), de Walcyr Carrasco, buscando discutir como os autores em questão, de forma lúdica, abordam a temática da homoafetividade na literatura infantil, pois estamos diante de um tema em que até hoje é considerado tabu, principalmente, quando ele é discutido para crianças. Os textos dos autores, corpus de análise, buscam, de forma geral, desconstruir estereótipos e estigmas quando se fala em homoafetividade. Objetivamos tomar o conto dos autores fazendo um paralelo com os elementos geradores de discussões como heteronormatividade, patriarcalismo, identidade homoafetiva entre outros conceitos, para posteriormente, refletirmos sobre tais classificações, analisando em quais traços esses textos ficcionais possibilitam ao leitor infantil uma reflexão sobre a diversidade sexual. Nesse sentido, percebemos que os contos apresentam ao universo infantil, problemáticas que o preconceito alimenta, como a rejeição no meio escolar, familiar e social e através do conhecimento e do diálogo em ambas as histórias, o preconceito foi disseminado, deixando de lado a ignorância e dando espaço para que nossa sociedade aceite e respeite a diversidade sexual.
-
Mostrar Abstract
-
In this work, we propose a study of the tales O gato que gostava de cenoura (2012), by Rubem Alves, and Meus dois pais (2010), by Walcyr Carrasco, in order to discuss how these authors, in a ludic manner, approach the homoaffectivity thematic in children’s’ books, since we are in front of a theme that is still considered a taboo, especially in regard of its presentation to kids. The texts by the authors, corpus of analysis, intend, in a broad manner, to deconstruct the homoaffectivity stereotypes and stigmas. We aim to draw a parallel between the author’s tales, and topics which generate discussion, such as heteronormativity, patriarchalism, homoaffective identity and other concepts, to later reflect on such classifications, analyzing which are the traits in those fictional texts that enable the child reader to reflect on sexual diversity. In this regard, we perceive that tales bring to the child universe problematics cultivated by prejudice, such as rejection inside the school, family and social environments, and through knowledge and dialog, in both stories, the prejudice was decimated, the ignorance was put aside and a way was cleared for our society to accept and respect sexual diversity.
|
|
12
|
-
ANTONIA RODRIGUES DA CRUZ
-
PROVOCAÇÃO AO LEITOR JUVENIL EM SAPATO DE SALTO, DE LYGIA BOJUNGA
-
Orientador : AROLDO JOSE ABREU PINTO
-
Data: 17/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa que dá corpo a essa dissertação de mestrado foi desenvolvida com o intuito de analisar, a partir da perspectiva interacionista da linguagem e da estética da recepção, as estratégias utilizadas pela autora Lygia Bojunga Nunes para evocar a participação do leitor na obra literária. No romance que serviu de corpus desta análise, Sapato de Salto (2006), percebe-se que a ação verbal comunicativa está direcionada para o social, pois trata de temas fracturantes, como abuso sexual, prostituição, pedofilia, homo afetividade, violência doméstica, sem, contudo, ser erótico, lascivo ou vulgar, permitindo que o jovem vá atribuindo sentidos e construindo significados à leitura, ao mesmo tempo em que é captado para ela. Para isso, procuramos identificar signos discursivos, simbólicos e intertextuais na obra Sapato de Salto (2006) que, entrelaçados ao amadurecimento pessoal e profissional da escritora em interação constante com seu público, permitem a provocação de efeitos críticos e humanizadores em quem lê. Nossos estudos pautaram-se nos teóricos Mikhail Bakhtin (1993, 1997, 2003, 2006, 2010), Hans Robert Jauss (1994), Wolfgang Iser (1996), nas pesquisadoras e ensaístas brasileiras Aguiar & Bordini (1988), Marisa Lajolo (2007, 2011), Regina Zilberman (2007, 2011, 2012), Perrone-Moisés (1990) e no expoente da crítica literária brasileira, Antônio Cândido (1972, 1988, 2004, 2006, 2009), entre outros. Pôde-se verificar que Lygia Bojunga endossa a tese do sócio interacionismo e da estética da recepção na leitura e literatura, pois verificou-se, na obra Sapato de Salto, dialogismo entre obras e com o leitor, valorização do saber prévio, ampliação desse saber através da quebra de paradigmas e da ativação de sua participação responsiva em reflexões empáticas acerca de assuntos pouco discutidos com os jovens, mas muito vivenciados por eles, favorecendo a compreensão de si mesmo, do outro e sua (trans) formação literária.
-
Mostrar Abstract
-
The research which embodies this dissertation was developed with the aim of analyzing the strategies used by the author Lygia Bojunga Nunes from the interactionist perspective of language and reception aesthetics to evoke the reader's participation in the literary work. In the novel which served as the corpus of this analysis, Sapato de Salto (2006), it is clear that the communicative verbal action is socially oriented as it deals with fracturing themes such as sexual abuse, prostitution, pedophilia, homo-affection, domestic violence, without being erotic, lewd or vulgar though, allowing the young person to go on attributing meanings and building meanings to the reading at the same time he is captured for it. For this, we tried to identify discursive, symbolic and intertextual signs in Sapato de Salto (2006) which intertwined with the personal and professional maturity of the writer in constant interaction with her audience, allowing critical and humanizing provocation effects on those who read it. Our studies were based on the theorists Mikhail Bakhtin (1993, 1997, 2003, 2006, 2010), Hans Robert Jauss (1994), Wolfgang Iser (1996), Brazilian researchers and essayists Aguiar & Bordini (1988), Marisa Lajolo (2007, 2011), Regina Zilberman (2007, 2011, 2012), Perrone-Moisés (1990) and in the exponent of Brazilian literary criticism, Antônio Cândido (1972, 1988, 2004, 2006, 2009), among others. It could be verified that Lygia Bojunga endorses the thesis of social interactionism and the aesthetics of reception in reading and literature, as it was found, in Sapato de Salto, dialogism between work and the reader, valorization of prior knowledge, expansion of this knowledge through breaking paradigms, and activating their responsive participation in empathetic reflections on issues barely discussed with young people, but much experienced by them, favoring the understanding of oneself, the other and their (trans) literary formation.
|
|
13
|
-
ELIANE COSTA FERREIRA
-
SILENCIAMENTO E RESISTÊNCIA NAS PERSONAGENS FEMININAS SUBALTERNIZADAS EM O FIO DAS MISSANGAS, DE MIA COUTO
-
Orientador : MARINEI ALMEIDA
-
Data: 28/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho está centrado em uma reflexão crítica e analítica sobre o silenciamento e resistência nas vozes femininas subalternizadas na obra O fio das missangas (2009), do escritor Mia Couto. Como delimitação do corpus e fio condutor das análises e discussões, foram selecionados cinco contos: “O cesto”, “A saia almarrotada”, “A despedideira”, “Os olhos dos mortos” e “Meia culpa, meia própria culpa”, nos quais as personagens femininas ocupam um lugar de destaque ao narrarem as suas histórias, suas perspectivas de vida em relação ao passado, por meio de uma revisitação dolorida desse tempo pretérito pela via da memória, problematizando e ao mesmo tempo questionando um presente, num ato de projeção a um tempo futuro. As atitudes das personagens femininas denotam uma posição de resistência em meio à condição subalterna que elas desempenham em um espaço de domínio masculino e falocrático. Assim, o foco principal deste trabalho foi refletir sobre o silenciamento que paira nesse ambiente doméstico, em que a mulher está inserida, e ao mesmo tempo discutir sobre a posição de resistência desta, por meio da análise das personagens femininas nos contos escolhidos. Como respaldo de nossa pesquisa buscamos aporte em estudos teóricos contemporâneos para falar da condição social da mulher na sociedade africana e das suas subjetividades com os conceitos de Oyèronké Oyèwúmi (2004, 2021), Nah Dove (1998), Sotunsa Mobolanle Ebunoluwa (2009); e críticos dos estudos culturais e das literaturas africanas de língua portuguesa como: Bhabha (1998), Stuart Hall (2015), Edward Said (2003, 2005), Tania Macêdo (2018), Vera Maquêa (2007, 2010), Ana Mafalda Leite (2013,2020), Abdala Junior (2017), Eclea Bosi (1994), Jacques Le Gof (2013), Michel Polak (1989), dentre outros.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
14
|
-
MARIA NELI BARRETO
-
DO DIÁRIO AO ROMANCE: A CONTRUÇÃO DE UM CONTRADISCURSO EM DIVÓRCIO, DE RICARDO LÍSIAS
-
Orientador : WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
-
Data: 29/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
BARRETO, Maria Neli. DO DIÁRIO AO ROMANCE: A CONTRUÇÃO DE UM CONTRADISCURSO EM DIVÓRCIO, DE RICARDO LÍSIAS. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PPGEL/UNEMAT. Tangará da Serra/MT, Brasil, 2021. Orientadora: Walnice Aparecida Matos Vilalva.
Esta pesquisa se propõe a fazer uma análise do romance Divórcio, de Ricardo Lísias. Por meio da leitura desta trama, publicada em 2013, a qual possui quinze capítulos intitulados quilômetros, sugerimos uma discussão acerca do fazer romanesco de Lísias a partir do mecanismo do contradiscurso inserido no romance que surge para responder a escritura de um diário. Para realizar tais inquirições, investigar-se-á: a composiçao estética empreendida pela autor para modelar sua narrativa, a figura do narrador, os personagens e a trama, bem como o discurso empreendido no diário e o contradiscurso que se consolida em resposta ao discurso desta agenda íntima. Para a realização do presente estudo elegeu-se algumas destas obras como parte da fundamentação teórica: Bakhtin (1998), Barthes (1981), Benjamin (1987), Blanchot (2005), dentre outros
-
Mostrar Abstract
-
BARRETO, Maria Neli. Speaking about love e and betrayal: Divorce, of Ricardo Lísias. Master thesis. Graduate Program in Literary Studies – PPGEL/UNEMAT. Tangará da Serra/MT, Brazil, 2021. Advisor: Walnice Aparecida Matos Vilalva.
This research aims to analyze the novel Divórcio, by Ricardo Lísias. By reading this plot, published in 2013, which has fifteen chapters titled kilometers, we suggest a discussion about Lysias' novel making from the mechanism of counter-discourse inserted in the novel that appears to respond writing a journal. To carry out such inquiries, we will investigate: the composition aesthetics undertaken by the author to model her narrative, the figure of the narrator, the characters and plot, as well as the discourse undertaken in the diary and the counter-discourse which is consolidated in response to the discourse of this intimate agenda. To carry out the In this study, some of these works were chosen as part of the theoretical foundation: Bakhtin (1998), Barthes (1981), Benjamin (1987), Blanchot (2005), among others.
|
|
15
|
-
VERA RIZZO WERNER
-
A SOLIDÃO COMO EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO ESTÉTICA DE RICARDO GUILHERME DICKE
-
Orientador : MADALENA APARECIDA MACHADO
-
Data: 29/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa pretende realizar a leitura crítica das obras de Ricardo Guilherme Dicke, em especial Toada do Esquecido & Sinfonia Eqüestre (2006), Madona dos Páramos (1981), Rio Abaixo dos Vaqueiros (2000), Cerimônias do Sertão (2011a) O Velho Moço e outros contos (2011b), A proximidade do mar & Ilha (2011c), Os semelhantes (2011d) e com o intuito de refletir sobre a solidão como experiência na construção estética das obras selecionadas, tendo-a como meio para traçarmos um paralelo com os reflexos da contemporaneidade na compreensão do ser. O estudo está intercalado entre romances e contos que abordam a fragmentação do homem diante das transformações sociais, econômicas, culturais, políticas e questões existenciais tais como, medo, liberdade, buscas incessantes, vida, morte e solidão, temas recorrentes que se transformam num mosaico dickeano em que os dizeres dos personagens se expandem no espaço da linguagem e traçam um mapa dos sentimentose sensações do ser e estar no mundo. Pelos (des) caminhos da narrativa de Ricardo Guilherme Dicke será estabelecida a problematização dos aspectos entre tradição, modernidade, espaço, tempo, imaginação e realidade com modo como autor lê e vê a solidão. As discussões terão como aporte teórico os estudiosos Octávio Paz (1976), Norbert Elias (1998), Maurice Blanchot (2011), Gaston Bachelard (2000), (2010), entre outros que julgarmos necessários para compor o corpus desta pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
This research intends to carry out a critical reading of the works of Ricardo Guilherme Dicke, especially Toada do Esquecido & Sinfonia Equestre (2006), Madona dos Páramos (1981), Rio Abaixo dos Vaqueiros (2000), Cerimônias do Sertão (2011a) O Velho Moço e outros contos (2011b), A proximidade do Mar & Ilha (2011c), Os Semelhantes (2011d) and with the aim of reflecting on loneliness as an experience in the aesthetic construction of the selected works, using it as a means to draw a parallel with the reflexes of contemporaneity in the understanding of being. The study is interspersed between novels and short stories that address the fragmentation of man in the face of social, economic, cultural, political transformations and existential issues such as fear, freedom, relentless pursuits, life, death and loneliness, recurring themes that become a mosaic Dickean in which the characters' sayings expand in the space of language and draw a map of the feelings and sensations of being and being in the world. Through the (mis)paths of Ricardo Guilherme Dicke's narrative, the problematization of aspects between tradition, modernity, space, time, imagination and reality will be established with the way the author reads and sees loneliness. The discussions will have as theoretical support the scholars Octávio Paz (1976), Norbert Elias (1998), Maurice Blanchot (2011), Gaston Bachelard (2000), (2010), among others that we deem necessary to compose the corpus of this research.
|
|
16
|
-
JAÍNE BEATRIZ DE ALMEIDA TAVARES
-
LITERATURA E DIGNIDADE HUMANA:UM ESTUDO ANÁLITICO SOBRE A DIEGESE DELINEADA NO NARRADOR E NA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS NO ROMANCE DESVENTURAS EM SÉRIE
-
Orientador : ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
-
Data: 26/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação possui como objetivo um estudo analítico do narrador, dos personagens e outras características estéticas como: “o efeito de estranhamento”, o tempo-espaço, a caracterização de circunstâncias, a ambientação distópica e a intertextualidade geradas a partir das alusões realizadas a escritores e cientistas referente aos nomes e sobrenomes dos personagens Violet, Klaus e Sunny, sendo estes os Baudelaire, Sr. Poe, e seus filhos Edgar e Albert. Um outro aspecto, será o de esquadrinhar a expressão in loco parentis aludida em alguns momentos da narrativa. Constata-se que todos esses aspectos se encontram inerentes à obra Mau Começo - The Bad Beginning e Serraria Baixo-Astral - The Miserable Mill, ou seja, no primeiro e no quarto volume, respectivamente do romance Desventuras em Série. Nessa esteira, esses detalhes conspícuos possuem o propósito de vislumbrar como princípio o histórico da obra, a orfandade em relação ao questionamento da dignidade humana mediante à constituição dos próprios personagens, advindo de reflexões e comparações no romance. Nessa concepção, desenvolvemos um estudo bibliográfico a partir da ótica e da análise do romance A Series of Unfortunate Events - Desventuras em Série, do autor Lemony Snicket ― heterônimo de Daniel Handler. Nossas análises estão fundamentadas em teorias imprescindíveis para o entendimento desse estudo. Deste modo, utilizamos a pesquisa bibliográfica de metodologia analítica, efetivada pela utilização de materiais teóricos registrados e já trabalhados por outros pesquisadores. Essa pesquisa foi realizada de duas formas. O primeiro é o de efetivar a leitura sistemática de apontamentos do romance escolhido e, por fim, a dos referenciais teóricos que sustentarão nossa tese. O segundo prosseguimento desse processo, que compreende a composição de escrita do trabalho, dar-se-á posteriormente ao realizar à fortuna crítica como uma introdução abrangente da narrativa dos 13 volumes do romance, no ato contínuo realiza-se a análise dos possíveis livros: 1-The Bad Beginning- Mau Começo e 4- The Miserable Mill- Serraria Baixo-Astral, no qual, o estudo analítico refere-se tanto aos seus aspectos estéticos literários, quanto as suas temáticas sociais.
-
Mostrar Abstract
-
Esta dissertação possui como objetivo um estudo analítico do narrador, dos personagens e outras características estéticas como: “o efeito de estranhamento”, o tempo-espaço, a caracterização de circunstâncias, a ambientação distópica e a intertextualidade geradas a partir das alusões realizadas a escritores e cientistas referente aos nomes e sobrenomes dos personagens Violet, Klaus e Sunny, sendo estes os Baudelaire, Sr. Poe, e seus filhos Edgar e Albert. Um outro aspecto, será o de esquadrinhar a expressão in loco parentis aludida em alguns momentos da narrativa. Constata-se que todos esses aspectos se encontram inerentes à obra Mau Começo - The Bad Beginning e Serraria Baixo-Astral - The Miserable Mill, ou seja, no primeiro e no quarto volume, respectivamente do romance Desventuras em Série. Nessa esteira, esses detalhes conspícuos possuem o propósito de vislumbrar como princípio o histórico da obra, a orfandade em relação ao questionamento da dignidade humana mediante à constituição dos próprios personagens, advindo de reflexões e comparações no romance. Nessa concepção, desenvolvemos um estudo bibliográfico a partir da ótica e da análise do romance A Series of Unfortunate Events - Desventuras em Série, do autor Lemony Snicket ― heterônimo de Daniel Handler. Nossas análises estão fundamentadas em teorias imprescindíveis para o entendimento desse estudo. Deste modo, utilizamos a pesquisa bibliográfica de metodologia analítica, efetivada pela utilização de materiais teóricos registrados e já trabalhados por outros pesquisadores. Essa pesquisa foi realizada de duas formas. O primeiro é o de efetivar a leitura sistemática de apontamentos do romance escolhido e, por fim, a dos referenciais teóricos que sustentarão nossa tese. O segundo prosseguimento desse processo, que compreende a composição de escrita do trabalho, dar-se-á posteriormente ao realizar à fortuna crítica como uma introdução abrangente da narrativa dos 13 volumes do romance, no ato contínuo realiza-se a análise dos possíveis livros: 1-The Bad Beginning- Mau Começo e 4- The Miserable Mill- Serraria Baixo-Astral, no qual, o estudo analítico refere-se tanto aos seus aspectos estéticos literários, quanto as suas temáticas sociais.
|
|
17
|
-
MAYARA LANDIM DE OLIVEIRA
-
RUPTURAS DE UMA VIDA PELA METADE: A CONFIGURAÇÃO IDENTITÁRIA EM A DESUMANIZAÇÃO, DE VALTER HUGO MÃE
-
Orientador : ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
-
Data: 29/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A literatura é uma arte que nos permite divagar sobre nós mesmos e de refletir nossas ações através das experiências complexas de diversos personagens que nos são apresentados nas mais diferentes narrativas literárias. A função da literatura como reflete Candido (1980) é de humanizar. Tendo feito essas considerações, nesta presente pesquisa se propõe explorar as mudanças identitárias sofridas pela personagem central, Halldora, doravante Halla, no romance contemporâneo de Valter Hugo Mãe, A desumanização (2014). Fomentamos a discussão acerca da ruptura de identidade da personagem e seu processo de enlutamento ante a morte da irmã gêmea, citada acima, do ambiente em que a narrativa é desenvolvida, da escrita surpreendentemente poética da obra, além das ressalvas sobre a ligação de gêmeos idênticos na literatura. Tendo como amparo teórico Freud (2011), Hall (2006), Bakhtin (1988), Adorno (2003), Bosi (2000) e Todorov (2020).
-
Mostrar Abstract
-
Literature is an art that allows us to digress about ourselves and to reflect our actions through the complex experiences of different characters that are presented to us in the most different literary narratives. The role of literature as reflected by Candido (1980) is to humanize. Having made these considerations, this research proposes to explore the identity changes suffered by the central character, Halldora, henceforth Halla, in the contemporary novel by Valter Hugo Mãe, A dehumanization (2014). We encourage discussion about the rupture of the character's identity and her grieving process before the death of the twin sister, mentioned above, the environment in which the narrative is developed, the surprisingly poetic writing of the work, in addition to the reservations about the connection of identical twins in literature. With theoretical support Freud (2011), Hall (2006), Bakhtin (1988), Adorno (2003), Bosi (2000) and Todorov (2020).
|
|
18
|
-
PAULO SÉRGIO BORGES DAVID MUDEH
-
Visões do telúrico em Manoel de Barros e Ondjaki: entre o chão e a pedra.
-
Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
-
Data: 13/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa analisa os diálogos entre os livros Poemas Rupestres (2004) e Há Prendisajens com o Xão: o segredo húmido da lesma e outras descoisas (2002), respectivamente escritos por Manoel de Barros (Brasil) e Ondjaki (Angola), com o intuito de explorar os diálogos entre suas visões estéticas. Do autor brasileiro, foram selecionados o segundo, terceiro, quarto, sexto e sétimo poemas da primeira parte do livro escolhido, denominada “Canção do Ver”, ao passo que, do poeta angolano, foram estudados os poemas “CHÃO”, “PASTOR DE ESTRELAS”, “SEGREDOS”, “PARA FORMIGA SER, QUER-SE...” e “QUANDO FUI CHÃO PARA LAGRIMATERRIZAGEM”. Foram realizados levantamentos do que há em comum nas histórias brasileira e angolana, sobre as características da obra dos escritores escolhidos, bem como análises estruturais dos poemas, desde o nível fonético e fonológico, passando pelos níveis morfossintático, formal, estilístico e semântico, principalmente no tocante aos processos de ressignificação lexical, formação de palavras e às imagens voltadas às pequenas e insignificantes coisas, que permeiam os livros estudados. As análises e as reflexões trazidas têm vistas à expressão do desejo de retorno a um tempo mítico íntimo de cada um dos eu-líricos, bem como à pessoalização das figuras do ínfimo e do não-humano, traços comuns aos dois livros. Empregamos diversas obras de Alfredo Bosi, Benjamin Abdala Júnior, Gaston Bachelard, Isaac Ramos, Olga Castrillon-Mendes, Octávio Paz, Paul Valéry e vários outros críticos e teóricos da literatura, além de citações de outras obras dos poetas estudados.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
19
|
-
Priscila Darolt
-
A DESSACRALIZAÇÃO DAS DIVINDADES E A SUBVERSÃO NA POÉTICA DE D. PEDRO CASALDÁLIGA
-
Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
-
Data: 14/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação analisou a poética de Dom Pedro Casaldáliga, a partir das obras: Antologia Retirante (1978), Cantigas Menores (1979), Todavía Estas Palabras (1989), Sonetos Neobíblicos, precisamente (1996), Versos Adversos: Antologia (2006). O tema central da investigação é o processo de dessacralização do texto bíblico e a sacralização do texto literário, concedidos por meio da licença poética, além de abordar os aspectos subversivos de sua poesia. Administrador e posteriormente bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT, Casaldáliga vivenciou a Teologia da Libertação e se tornou um líder representativo no Brasil e América Latina. Sua lírica demonstra o engajamento político, a descentralização do poder da Igreja tradicional e a crítica social, que denuncia o processo de ocupação das terras mato-grossenses e o desrespeito às diferentes culturas. A pesquisa é embasada pela teoria literária; pela visão dos teólogos da Libertação e processos de significação religiosa; por registros biográficos; pela crítica literária produzida sobre Casaldáliga. Dentre os autores estão: Antonio Candido, Alfredo Bosi, Octávio Paz; Leonardo Boff, José Regidor, Mairon Escorsi Valério; Ana Helena Tavares, Francesc Escribano; Edson Flávio Santos, Olga Maria Castrillon-Mendes.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
20
|
-
JAQUELINE DA SILVA OLIVEIRA
-
Percursos poéticos de Alda Lara e Noémia de Sousa: vozes que emergiram do silêncio
-
Orientador : ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
-
Data: 16/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação se propôs a analisar alguns poemas de Sangue Negro (2016), da moçambicana Carolina Noémia Abranches de Sousa, e Poemas (2014), da angolana Alda Lara, acentuando a maneira poética que as autoras usaram para denunciar e se opor ao imperialismo lusitano. O trabalho apontou como, mesmo silenciadas por um sistema patriarcal e colonialista, essas personagens destacam-se como duas grandes vozes, que contribuíram para construção de um pensamento libertário em Angola e Moçambique, via literatura.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aimed at analyzing some poems by Sangue Negro (2016), by the Mozambican Carolina Noémia Abranches de Sousa, and Poems (2014), by the Angolan Alda Lara, emphasizing the poetic way that the authors used to denounce and oppose the Portuguese imperialism. The work pointed out how, even silenced by a patriarchal and colonialist system, these characters stood out as two great voices, who contributed to the construction of a libertarian thought in Angola and Mozambique, through literature.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
SEBASTIANA RODRIGUES DA CRUZ MENEGUCI
-
FICÇÃO E HISTÓRIA NO ROMANCE ANGOLANO - CONTRADIÇÕES DA GUERRA DE INDEPENDÊNCIA EM NÓS, OS DO MAKULUSU, DE LUANDINO VIEIRA E MAYOMBE, DE PEPETELA
-
Orientador : VERA LUCIA DA ROCHA MAQUEA
-
Data: 12/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente Tese investiga a guerra de independência em Angola e suas contradições nos aspectos ideológicos que causaram essa guerra, em Nós, os do Makulusu (2008), de Luandino Vieira e Mayombe (2013) de Pepetela, sob o viés do campo de investigação da Literatura Comparada. Os autores se utilizam das personagens para descrever a vida e o sofrimento do povo angolano no contexto de guerra, denunciar as práticas arbitrárias e cruéis do colonialismo e sistematizar a luta dos guerrilheiros pela expulsão das tropas salazaristas e a conquista da independência de Angola. Seus textos são pautados na própria experiência de vida, confrontando ficção e história, portanto, a pesquisa buscou verificar como a guerra de independência é representada nos respectivos romances, tendo a contradição como elemento estrutural desse período. Alguns referenciais embasaram essa pesquisa como Fanon (1968) e Memmi (1977), para analisarmos os fenômenos da guerra, como também os estudos críticos de Antonio Candido (2009) sobre a relação da Literatura e Sociedade. A pesquisa também foi embasada por Abdala Junior (2007), Rita Chaves (2005), Tania Macedo (2008), Vima Martin (2008), Laura Padilha (2007), Inocência Mata (2006). Outras referências críticas que fundamentaram as reflexões sobre a presença feminina no contexto de guerra, o silenciamento e o preconceito sofrido por elas, foram as leituras dos textos críticos de Margarida Calafate Ribeiro (2006), Djamila Ribeiro (2017), Spivak (2010), Kasembe e Chiziane (2008).
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
2
|
-
CLEONILDE RIBEIRO DE SOUZA COSTA
-
UMA LEITURA COMPARADA DA POÉTICA DE PEDRO CASALDÁLIGA E DE JOSÉ CRAVEIRINHA
-
Orientador : OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
-
Data: 31/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo realizou-se sob a perspectiva comparada da poética de Pedro Casaldáliga (1928-08/08-2020) e de José Craveirinha (1922-2003), tendo como referência os poemas publicados na obra Antologia Retirante (1978), Cuia de Gedeão: poemas e autos sacramentais sertanejos (1982), Versos adversos: antologia (2006), Cantigas menores (2003) de autoria de Casaldáliga, escritor brasileiro, e em Obra Poética (2002)[1] de Craveirinha, escritor moçambicano. A hipótese levantada foi de que a poesia dos autores ao se inscrever num contexto de opressão, politicamente constrói pontos de convergências. Pronuncia-se como porta voz do sujeito oprimido e silenciado. Nesse sentido, a localização dessa escrita no tempo e espaço é o século XX, o período da manutenção latifundiária no Brasil e a luta pela independência de Moçambique. Assim, quais as imagens e discursos representados pela poética, dentro desses contextos socioculturais estabeleceriam o diálogo? Os objetivos foram estudar e identificar elementos poéticos que representam denúncia social, resistência contra a opressão humana, relação de poder, consciência crítica, luta por liberdade humana e cultural. E a partir das evidências líricas que se aproximam e/ou não, construiu-se a ponte comunicativa, que ocorre quando, em contextos e tempos diferentes, a poética é comprometida com a causa humana marginalizada. A metodologia centrou-se no levantamento da fortuna crítica dos poetas. Depois, fez-se a seleção dos poemas em consonância com a hipótese e os objetivos elencados. Assim, cada capítulo desse estudo foi composto por repertórios literários que se aproximam quando representam questões universais: a defesa da vida, da liberdade humana e da valorização da cultura diferente. Por distanciamento ao abordar questões peculiares, como a luta dos índios e não índios no Brasil, especialmente no Estado de Mato Grosso, Região do Araguaia e a luta pela libertação política e cultural em Moçambique. Desse modo, os poemas dialogam por representar e valorizar o ser humano oprimido/explorado, possibilitando o leitor a enxergar esse ser como pessoa capaz de transformar a realidade. São discursos líricos que propõem uma política coletivo-proativa, ou seja, a construção consciente-coletiva de uma comunidade heterogênea em que as diferenças socioculturais não se vejam com indiferença, mas busquem o bem-estar com equidade. As análises e reflexões desta tese embasaram-se, principalmente, no aporte teórico e crítico constituído por Alfredo Bosi (1992), (2000), (2002), (2013), (2010); Octavio Paz (2012), (1994), (1984), (1966); Walter Benjamin (2018); Antonio Candido (2006), (2011), (2011c), (2007); Jean-Paul Sartre (2004); Tânia Franco Carvalhal (2004), (2011); Ana Mafalda Leite (1998), (2003), (2002), (2019); Francisco Noa (2018), (2015), (2015b); Benjamin Abdala Junior (2014), (2012), (2003), (2007); Edson Flávio Santos (2018); Edward Said (2000), (2011); Eric Hobsbawm (1995); Octavio Ianni (1983), (1986), (2003), (2010); David Harvey (2006); José Luís Cabaço (2007); Frantz Fanon (1968), (2008); Homi Bhabha (2013); Gayatri Chakravorty Spivak (2010); Albert Memmi (2007); Milton Santos (2018); Gilles Deleuze (1988); Ernest Bloch (2005); João Carlos Barrozo (2010); Regina Beatriz Guimarães Neto (2006).
[1] É considera uma Obra completa, reúne a maioria dos poemas de José Craveirinha, incluindo os publicados em outras antologias. Por isso, elegeu-se apenas ela para este estudo.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
3
|
-
FRANCIELI SANTOS ROSSI
-
A MATÉRIA VERTENTE DO HOMEM HUMANO O PACTO COM O DIABO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
-
Orientador : WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
-
Data: 04/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Consideramos que Grande Sertão: Veredas é um romance que já foi amplamente abordado em diversas análises acadêmicas. Assim, atualmente, ao tentar estabelecer uma originalidade em estudos que tenha como “corpus” documental este romance, assume-se uma tarefa árdua e difícil. Entretanto, conforme as ideias defendidas inicialmente por Bakhtin (1895 – 1975) quanto ao termo “dialogismo”, e, posteriormente, enfatizadas por Julia Kristeva (1941) como “intertextualidade” para designar o processo de produtividade do texto literário, entendemos que nenhum texto em si, pode ser considerado totalmente original, pois, este é uma absorção e uma réplica a outro (ou vários outros), o que ocorre é a readaptação dos conceitos causais que resultará em uma nova concepção de mundo; enfim, em outro texto literário ou crítico. Estes argumentos não justificam que esta tese se respaldará em uma simples réplica de pesquisas já realizadas sobre o romance em destaque, mas numa maneira de afirmar que uma obra como Grande Sertão: Veredas, por fazer parte de um contexto universal e canônico será analisado por muitos outros críticos, dando lhe singular contribuição aos estudos literários. Esta pesquisa assume este propósito, ansiando colaborar para compreensões acerca da construção identitária de Riobaldo enquanto narrador e personagem, como também, pela relação entre as outras personagens (Diadorim, Otacília, Zé Bebelo, Joca Ramiro, etc.) que compõem tal narrativa, esta que se apresenta aos interlocutores como ambígua, confidencial e expressiva.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
4
|
-
BRUNA MARCELO FREITAS
-
O PROCESSO TRÁGICO EM DESONRA, DE J. M. COETZEE: O CHOQUE CULTURAL, O ESPECISMO E O CORPO
-
Data: 14/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O escritor sul-africano John Maxwell Coetzee, ao publicar Disgrace em 1999, ofereceu à humanidade a articulação estética de uma gama significativa de saberes e experiências. Tal fato nos impactou e motivou a optar pela obra como objeto de pesquisa. José Rubens de Siqueira traduziu o romance para o português - Desonra - pela Companhia das Letras em 2000. O objetivo desse estudo consiste em analisar como se conformam os aspectos estéticos em Desonra (2000), considerando o trágico no conjunto narrativo, que se desdobra no choque cultural, no especismo e no corpo. O percurso analítico inclinou-se à interpretação da estética do romance coetzeeano, orientado por uma sensibilidade trágica, ou seja, não forçamos a imposição de conhecimentos e teorias à abordagem realizada. Ao contrário, permitimos que a obra artística reverberasse os saberes pertinentes ao processo interpretativo, e os articulamos em busca de estabelecer uma compreensão da unidade superior de Desonra. O arcabouço teórico relacionado ao trágico, pautado em Friedrich Nietzsche, Raymond Williams, Michel Maffesoli, entre outros, incidiu sobre os demais aspectos do romance, catalisando suas questões fulcrais. Acionamos, assim, autores da teoria literária como Mikhail Bakhtin, Antonio Candido, Norman Friedman e outros para tratar dos elementos estruturais da narrativa; teóricos do pós-colonialismo, como Homi Bhabha e Edward Said, para compreender as figuras representativas do romance; autores de outros campos teóricos, como Peter Singer, Melanie Joy e Leon Festinger, para refletir em torno da relação estabelecida entre os animais e o protagonista, e David Le Breton, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Maffesoli, Nietzsche, para analisarmos como o corpo se inscreve no universo artístico de Desonra e catalisa o trágico, fenômeno social da pós-modernidade. As formas de articulação dos saberes indicaram como se dá o processo trágico no romance, possibilitando visualizarmos um caminho de transformação percorrido pelo protagonista David Lurie em sentido trágico.
-
Mostrar Abstract
-
South African writer John Maxwell Coetzee, when publishing Disgrace in 1999, offered humanity the aesthetic articulation of a significant range of knowledge and experience. This fact impacted and motivated us to choose the work as an object of research. José Rubens de Siqueira translated the novel into Portuguese - Desonra - by Companhia das Letras. The objective of this study is to analyze how the aesthetic aspects conform in Desonra (2000), considering the tragic, the cultural shock, speciesism and the body in the narrative set. The analytical path tended to interpret the aesthetic of the Coetzeean novel, guided by a tragic sensitivity, that is, we did not force the imposition of knowledge and theories on the approach taken. On the contrary, we allow the artistic work to reverberate the pertinent knowledge to the interpretative process, and we articulate them in search of establishing an understanding of the higher unity of Desonra. The theoretical framework related to the tragic, based on Friedrich Nietzche, Raymond Williams among others, focused on the other aspects of the novel, catalyzing its central issues. Thus, we used authors of literary theory such as Mikhail Bakhtin, Antonio Candido, Norma Friedman and others to address the structural elements of the narrative, postcolonial theorists to understand the representative figures of the novel, and authors from other theoretical fields such as Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Peter Singer, Melanie Joy, David Le Breton among others, to reflect on the various contents inscribed in the artistic universe of Desonra. The forms of articulation of knowledge indicated how the tragic process takes place in the novel, making it possible to visualize a path of transformation of the protagonist, David Lurie, in a tragic sense.
|
|
5
|
-
SANDRA MARIA GONÇALVES DA SILVA
-
BALADA DE AMOR AO VENTO, NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA E O ALEGRE CANTO DA PERDIZ: ENTRE CONFLITOS, PERDÃO E RECONCILIAÇÃO
-
Orientador : MARINEI ALMEIDA
-
Data: 20/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O cenário literário moçambicano esteve em consonância com o contexto histórico nacional durante muitos anos, dando visibilidade apenas à escrita masculina. No entanto, essa realidade gradativamente tem tomado outras direções, uma vez que a mulher delineia um novo caminho que a conduz para um espaço de fala e permite que suas insatisfações com relação às condições impostas a elas sejam colocadas em pauta. Paulina Chiziane é uma dessas mulheres que ousa ultrapassar a fronteira que pretende limitar o acesso da mulher à educação formal, às letras e, portanto, a vivências mais libertárias. Intentamos comprovar nesta pesquisa a hipótese de que em seus romances Balada de amor ao vento (2016), Niketche: uma história de poligamia (2004) e O alegre canto da perdiz (2018), a escritora problematiza as questões culturais e de gênero, fragilizando a soberania masculina e, simultaneamente, propõe a possibilidade de convivências menos conflituosas entre os/as moçambicanos/as, por meio do perdão e da reconciliação. Para isso, Chiziane projeta nas personagens femininas um devir-mulher disruptivo que se constrói a partir do momento em que estas ultrapassam o limite do espaço doméstico e se lançam no espaço público, como fez a própria escritora. Para sustentar as nossas reflexões, buscamos aporte crítico e teórico em Michel Foucault (1998), Helleieth Saffiot (1987), Pierre Bourdieu (2017), bell hooks (2020), María Lugones (2020), Patricia Hill Collins (2020), Maria Nazareth S. Fonseca (2006), Laura Cavalcante Padilha (2006), Ana Rita Santiago (2019), dentre outros/as.
-
Mostrar Abstract
-
Não há.
|
|
6
|
-
JOSÉ FLAVIO DA PAZ
-
A IRONIA COMO RECURSO POÉTICO: PERSPECTIVAS POLIFÔNICAS, SEMÂNTICAS E SUBJETIVAS NA POESIA DE EDUARDO MARTINS
-
Orientador : AROLDO JOSE ABREU PINTO
-
Data: 27/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O Movimento dos Escritores Independentes de Pernambuco-MEIPE foi criado por adolescentes e jovens, nos anos de 1980, na cidade do Recife, caracterizado por resistir ao sistema opressor, pós-ditatorial que passava o Brasil à época e, por suas formas vanguardistas no modo de ler, ver e fazer poesia de aparente rebeldia e de insubordinação aos modelos pasteurizados, construindo uma literatura à margem do estabelecido pelos poetas clássicos, afastando-se, desse modo, do cânone literário brasileiro. Em meio a nomes, como Francisco Espinhara, Cida Pedrosa, Fátima Ferreira, Héctor Pellizzi, entre os fundadores, militantes e resistentes no/do MEIPE, destaca-se o poeta Eduardo Martins, um dos membros que promove o Movimento e continua a produzir arte literária e academicamente. Seus poemas carregam os pensamentos do MEIPE e, além da subjetividade, da semanticidade e da polifonia, características típicas da poesia, a ironia se apresenta como marca nas suas obras, não somente a ironia como a linguística promove, mas uma ironia situacional, de cunho filosófico, psicanalítico, romântico e sensível como a poesia e a literatura de forma mais ampla, expressa de variadas maneiras, seja na autoironia do eu lírico frente à vida humana, sua percepção do mundo e como vivenciá-lo, interferindo nas formas de ver-pensar-agir. Uma ironia metafísica, mas também envolto às questões míticas e cósmicas que reflitam as questões existenciais, da fé, do amor, da morte e dos sofrimentos positivos e/ou negativos a que o ser humano está sujeito, enquanto ser vivente e pensante. Quando não, surpreende-nos com a sua intenção poética nos conduzindo a uma produção de efeitos irônicos, tornando-nos ironistas. Logo, objetivase evidenciar a presença no MEIPE e a ironia no percurso dos poemas de Eduardo Martins, por meio dos efeitos simbólicos ou metaforizados, estrategicamente produzidas pelo poeta, nas obras Eczema no lírico (1985), O lado aberto (2004) e Signos secos (2021). Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, bibliográfico-comparativo e documentacional, com orientação analíticodescritiva, frente às consultas em publicações diversas, inclusive nos doze livros publicados por Eduardo Martins, nas quatro últimas décadas. Pensadores como Adorno (2003); Aristóteles (1993 e 1998); Arrigucci Jr. (1997, 2002 e 2003); Bosi (1992 e 2015); Campos & Cordeiro (2005); Campos (1977) Candido (1996); Espinhara (2000); Friedrich (1978); Kayser (1963); Kierkegaard (2006); Paz (1982); Rorty (2007); Sanches & Martins (2019); Valéry (1991); Williams (1987) entre outros que somam na sustentação e defesa das argumentações que se pretendeu inferir. Desse modo, como resultados, além do cumprimento dos objetivos propostos, estabeleceram-se conexões entre o poeta e a sociedade, reconhecendo a sua produção como rondopernambucana, visto que nasce em Pernambuco e produz grande parte das suas obras no estado de Rondônia, conduzindo-o a condição de poeta nacional, tendo a ironia e a independência como elementos essenciais na sua trajetória poética.
-
Mostrar Abstract
-
The Movement of Independent Writers of Pernambuco-MEIPE was created by teenagers and young people, in the 1980s, in the city of Recife, characterized by resisting the oppressive, post-dictatorial system that Brazil was going through at the time and, by its avant-garde forms in the mode of reading, seeing and writing poetry of apparent rebellion and insubordination to pasteurized models, building a literature outside what was established by the classical poets, thus moving away from the Brazilian literary canon. Among names such as Francisco Espinhara, Cida Pedrosa, Fátima Ferreira, Héctor Pellizzi, among the founders, militants and resistance in MEIPE, the poet Eduardo Martins stands out, one of the members who promotes the Movement and continues to produce art literary and academically. His poems carry MEIPE's thoughts and, in addition to subjectivity, semanticity and polyphony, typical characteristics of poetry, irony presents itself as a mark in his works, not only the irony as linguistics promotes, but a situational irony, of an imprint philosophical, psychoanalytic, romantic and sensitive as poetry and literature more broadly, expressed in various ways, whether in the self-irony of the lyrical self in front of human life, its perception of the world and how to experience it, interfering in the ways of seeing it. think-act. A metaphysical irony, but also involved in mythical and cosmic issues that reflect existential issues, faith, love, death and positive and/or negative sufferings to which the human being is subject, as a living and thinking being. When not, it surprises us with its poetic intention, leading us to produce ironic effects, making us ironists. Therefore, the objective is to evidence the presence in MEIPE and the irony in the trajectory of Eduardo Martins' poems, through symbolic or metaphorized effects, strategically produced by the poet, in the works Eczema no lírico (1985), The open side (2004) and Dry signs (2021). For this purpose, qualitative, exploratory, bibliographiccomparative and documental research was used, with an analytical-descriptive orientation, compared to consultations in various publications, including the twelve books published by Eduardo Martins, in the last four decades. Thinkers like Adorno (2003); Aristotle (1993 and 1998); Arrigucci Jr. (1997, 2002 and 2003); Bosi (1992 and 2015); Campos & Cordeiro (2005); Campos (1977) Candido (1996); Espinhara (2000); Friedrich (1978); Kayser (1963); Kierkegaard (2006); Paz (1982); Rorty (2007); Sanches & Martins (2019); Valery (1991); Williams (1987) among others who add to the support and defense of the arguments intended to be inferred. Thus, as a result, in addition to fulfilling the proposed objectives, connections were established between the poet and society, recognizing his production as Rondo-Pernambucan, since he was born in Pernambuco and produces a large part of his works in the state of Rondônia, leading to o the condition of national poet, having irony and independence as essential elements in his poetic trajectory.
|
|
7
|
|
|
8
|
-
MARCOS APARECIDO PEREIRA
-
MITESSÊNCIA DO SER EM PRIMEIRAS ESTÓRIAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO IMAGINÁRIO SIMBÓLICO
-
Orientador : MARINEI ALMEIDA
-
Data: 03/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, com base na Teoria do Imaginário. Nesse sentido, buscou compreender os possíveis sentidos dos contos, a partir dos símbolos que regem as narrativas e, também, da organização interna do livro. Nesse intento, procuramos interpretar os elementos simbólicos que integram as estórias, bem como entender e discutir de que forma os Regime Diurno e Noturno, propostos por Gilbert Durand, se apresentam na estruturação da obra, mediada pelo conto central: O espelho. E, assim, partindo do imaginário simbólico e da esquematização dos textos nessa coletânea, tentamos refletir sobre o ser humano e suas experiências representadas ao longo das narrativas que compõem essa obra. À vista disso, de acordo com a hipótese de “paralelismo espelhado”, foram extraídos os elementos simbólicos de cada narrativa que, por sua vez, foram compreendidos com o auxílio de dicionários de símbolos e em relação com a teoria de Durand, a fim de verificar essa possibilidade de leitura. Logo, acreditamos que a hermenêutica simbólica pode auxiliar-nos a interpretar como essas estórias contam-nos acerca da psique e das estruturas que ajudaram a sustentar processo evolutivo humano, seja em perspectiva individual ou coletiva e, ainda, a perceber frações representativas do processo de individuação e da função transcendente, descritos no pensamento de Carl Jung, que embasará as reflexões propostas ao longo das análises. Isso posto, é necessário destacar que a palavra mitessência tem relação com esse emaranhado de energias arquetípicas, simbólicas e míticas que nos transpassam, forças sem as quais não teríamos tantas estórias (e histórias) para contar. Está, portanto, no bojo das potências e estruturas primitivas e essenciais que fundaram e fundam estórias que, por sua vez, fazem parte de tanto do consciente quanto do inconsciente das pessoas, pois continuam a nos proporcionar experiências que jamais são neutras e que, consequentemente, tornam-se parte de nós, ainda que sejam invisíveis. À vista disso, a sistematização das estórias, a partir de constelações simbólicas opostas e complementares, oferece-nos a oportunidade de reavaliar “certezas”, descobrir frinchas na realidade e notar que a vida e, nesse caso, especialmente, o ser humano é composto de muitas partes fragmentadas. Assim sendo, a ambiguidade e ambivalência da composição das narrativas dessa coletânea favorece a construção de sentidos múltiplos dos textos e, dessa forma, estimula a reflexão sobre o que está na essência de nossa constituição, aquilo que está para além da exterioridade ou daquilo que conhecemos fisicamente, logo, nos caminhos mais recônditos da psique de nosso ser. Desse modo, poderíamos dizer que os sentidos propostos ao analisar essas estórias são como os próprios seres humanos, fluidos, transitórios e em busca de uma complementaridade, pois brotam de nossas próprias e íntimas vivências e, portanto, se expandem continuamente com nossas leituras na ficção ou na vida real.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to analyze the work Primeiras Estórias, by João Guimarães Rosa, based on the Theory of the Imaginary. Thereby, we sought to understand the possible meanings of the stories, from the symbols that rule the narratives and also the internal organization of the book. With this in mind, we seek to interpret the symbolic elements that make up the stories, as well as understand and discuss how the Day and Night Regime, proposed by Gilbert Durand, are presented in the structuring of the work, mediated by the central story: O espelho. Thus, starting from the symbolic imagery and the layout of the texts in this collection, we try to reflect about the human being and their experiences represented throughout the narratives that make up this work. In view of this, according to the hypothesis of "mirrored parallelism", the symbolic elements of each narrative were extracted, which, in turn, were understood with the help of symbol dictionaries and in relation to Durand's theory, in order to check this readability. Therefore, we believe that symbolic hermeneutics can help us to interpret how these stories tell us about the psyche and the structures that helped to sustain the human evolutionary process, whether from an individual or collective perspective, and also to perceive representative fractions of the process of individuation and the transcendent function, described in Carl Jung's thought, which will support the reflections proposed throughout the analyses. That said, it is necessary to emphasize that the word mythessence is related to this tangle of archetypal, symbolic and mythical energies that permeate us, forces without which we would not have so many stories (and history) to tell. It is, therefore, in midst of the primitive and essential potencies and structures that founded and found stories that, in turn, are part of both the conscious and the unconscious of people, as they continue to provide us with experiences that are never neutral and, consequently, become part of us, even though they are invisible. In view of this, the systematization of the stories, from opposing and complementary symbolic constellations, offers us the opportunity to reassess "certainties", discover cracks in the reality and notice that life and, in this case, especially, the human being is composed of many fragmented parts. Therefore, the ambiguity and ambivalence of the composition of the narratives in this collection favors the construction of multiple meanings in the texts and, in this way, stimulates reflection on what is in the essence of our constitution, what is beyond externality or what we know physically, therefore, in the most hidden paths of the psyche of our being. Consequently, we could say that the meanings proposed when analyzing these stories are like human beings themselves, fluid, transitory and in search of complementarity, as they spring from our own intimate experiences and, therefore, continually expand with our readings in fiction or in real life.
|
|