A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E O LETRAMENTO RACIAL: REFLEXÕES DE CONTOS EM OLHOS D’ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO.
letramento literário, literatura afro-brasileira, ensino fundamental, Estratégias de Leitura, identidade brasileira
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a intersecção da literatura afro-brasileira e o letramento racial, focado nos contos da obra Olhos D’água de Conceição Evaristo. Neste trabalho, buscamos demonstrar como a leitura literária afro-brasileira pôde promover benefícios e criticidade no aprendizado em sala de aula, juntamente com os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Com o uso de abordagens metodológicas como as Estratégias de Leitura de Solé (1998), pesquisa-ação proposta por Thiolent (1986) e a Sequência Básica de Rildo Cosson (2021), a Análise de Conteúdo de Bardin (2002) entre outros. E em relação ao aprendizado do letramento racial, nos pautamos nos ensinamentos de Mudimbe (1988), Gonzalez (1984), Mbembe (2014), Cezairé (1987), Nascimento (1982), Schucman (2012), Duarte (2005), entre muitos outros. Podemos perceber a efetividade do letramento literário racial a partir da leitura de cinco contos da obra de Evaristo e com base em nossas análises podemos investigar como a letramento literário racial pode aproximar os leitores de suas vivências e a partir deste constructo, vemos a transcendência de aprendizado, proporcionando identificação, que promove reflexões a respeito de questões raciais e sociais. A formação de leitores literários visa não apenas cultivar o amor pela leitura na escola, mas, para além da sala de aula, também proporciona meios para a expressão pessoal e a autoafirmação. Ao mesmo tempo, a leitura se transforma em um espaço vital para reflexão, questionamento e fortalecimento das identidades brasileiras.