APRECIANDO A LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS
literatura infantojuvenil; ensino de literatura; estudos literários
Despertar o gosto pela leitura nos alunos é uma preocupação constante na educação, pois a literatura desempenha papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Portanto, faz-se necessário perceber como a literatura é utilizada na formação de leitores, cultivando diferentes aspectos e recursos, como o livro "Que história é essa?" de Flávio Souza. Nesse contexto, este estudo objetiva analisar a importância da leitura literária na formação de alunos leitores e como essa obra citada acima pode contribuir para despertar o interesse e o gosto pela leitura, bem como auxiliar na formação cognitiva e emocional dos estudantes e promoção do aprendizado. A obra é um exemplo de como a criatividade na reinvenção de contos pode incentivar o gosto pela leitura uma vez que discute a importância da participação do professor, da família e da sociedade na formação de leitores competentes e apaixonados pela literatura. Para apoiar a investigação, foram considerados os conteúdos de Bakhtin, Bamberger, Coelho, Candido, Zilberman, Colomer, entre outros estudiosos do ensino de literatura, pois o estudo seguirá uma abordagem qualitativa, utilizando análise de texto, revisão bibliográfica e pesquisa documental. Além disso, este trabalho mostra uma análise da obra "Que história é essa?" de Flávio Souza, considerando como ela contribui para o desenvolvimento da leitura e o gosto pela literatura nas crianças.