Banca de QUALIFICAÇÃO: Simeire da Silva Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Simeire da Silva Santos
DATA : 30/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Qualificação via Google Meet PPGEL
TÍTULO:

RECEPÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: UM ESTUDO ACERCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES JUVENIS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de leitores; Estética da recepção; Literatura infantojuvenil


PÁGINAS: 98
RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo analisar a recepção literária de duas obras voltadas ao público infantojuvenil, “O flautista de Hamelin (1993)” do poeta inglês Robert Browning e O flautista misterioso e os ratos de Hamelin (2006) do brasileiro Braulio Tavares. Para tanto, foram realizados encontros presenciais com um grupo de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual “João Catarino de Souza”, na cidade de Barra do Bugres, no estado de Mato Grosso. No primeiro momento realizamos a aplicação de questionário socioeconômico e cultural aos alunos, tendo em vista conhecer nosso público e observar se tinham o hábito de ler fora do ambiente escolar, com que frequência liam, quais eram os tipos de livros que gostavam e se conheciam literatura de cordel, pois se trata de um dos nossos objetos de estudo. Nosso intuito foi proporcionar aos alunos o contato com diferentes textos literários e verificar em que medida as obras apresentadas atendem, questionam, rompem e ampliam os horizontes de expectativas dos alunos, em razão disso, as releituras propostas foram escolhidas com base no discurso utilitário e emancipatório que contém em cada uma delas.  Utilizamos o método recepcional, proposto pelas autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1988; 2018) amparado pelos estudos de Hans Robert Jauss (1994) sobre a estética da recepção e Wolfgang Iser (1976;1996) que ilustra a teoria do efeito. Sustentamos ainda nossos estudos na teoria do crítico Antonio Candido (1972; 2000; 2006, 1999), Regina Zilberman (2007; 2015; 2012; 1999), Marisa Lajolo (2007; 1988), Edmir Perroti (1986), Aroldo Jose Abreu Pinto (2003) e outros teóricos que dialogam sobre a formação de leitores na escola e sobre o caráter mercadológico que literatura infantojuvenil assumiu desde sua formação. A pesquisa se mostra relevante, pois a literatura é um poderoso instrumento de humanização dos indivíduos, à medida que nos faz refletir sobre o mundo e sobre nosso semelhante, portanto não pode se restringir a atividade pedagógicas, mas sim com intuito de emancipar os leitores a se tornarem conscientes e críticos do mundo que os cerca.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131983001 - AROLDO JOSE ABREU PINTO
Interno - 131915001 - ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
Externo ao Programa - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 11:21
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