Banca de DEFESA: VANUZA DE PAULA SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANUZA DE PAULA SIQUEIRA
DATA : 26/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ich-dziq-ydy
TÍTULO:

ESTUDO DE PROCESSOS DE ESTABILIZACAO SEMÂNTICA E ENUNCIATIVA DE -ZINHO: ALGUMAS APROXIMACÕES ENTRE AS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA



PALAVRAS-CHAVES:

Operações predicativas e enunciativas; ensino-aprendizagem de línguas; diminutivo; atividades epilinguísticas; abordagem enunciativa


PÁGINAS: 125
RESUMO:

A pesquisa aqui apresentada faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e está inscrita na linha de pesquisa Estudo dos Processos de Significação, visando construir um liame entre análise linguística e práticas de ensino- aprendizagem de línguas. O objetivo central é o estudo da unidade -zinho na língua portuguesa, com a finalidade de observar as relações sintático-semânticas que influenciam as diferentes configurações dessa unidade. Inicialmente, foi realizada a compilação de alguns estudos e se constatou que a gramática tradicional (GT) apresenta tal unidade como “diminutivo”. O procedimento metodológico no estudo do diminutivo assume um sentido fixo/isolado, sendo adequado para a unidade que é analisada isolada, desconsiderando as variações que lhe são próprias em cada contexto de ocorrência. A partir de alguns postulados do quadro teórico-metodológico proposto pela Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) de Antoine Culioli (1990, 1999a,1999b) e seus seguidores, a metodologia se pautou na atividade de reformulação dos enunciados por meio da parafrasagem. Os enunciados foram coletados na plataforma virtual Corpus Brasileiro. Como critério de seleção, recorreu-se às ocorrências em que -zinho se apresentava estabilizado como diminutivo de um marcador com valor aspectual ou como modalização apreciativa (negativa/positiva), com o intuito de detectar como os falantes PB realizam essa noção. Em seguida, foram feitas considerações sobre essa unidade. Nesse sentido, entende-se que a natureza da linguagem não é uma representação da realidade, de modo que se buscou descrever como se constrói o sentido de uma unidade para que possa desencadear no outro uma representação; como se extrai a identidade de uma unidade. Assim, pode-se dizer que o sentido de base da unidade -zinho não é representar o tamanho diminutivo, como afirma a GT, aspecto que direcionou a apresentação da reflexão sobre as contribuições da abordagem enunciativa no ensino-aprendizagem de línguas. Por fim, este trabalho defende a ideia de que os conceitos gramaticais podem ser melhor apreendidos por meio da proposição de situações de aprendizagem que ativem o saber epilinguístico dos aprendizes, sobre o qual se fundamenta uma proposta reflexiva para o ensino de línguas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 123477002 - ALBANO DALLA PRIA
Interno - 37199002 - TAISIR MAHMUDO KARIM
Externo ao Programa - 305502003 - ISAEL DA SILVA SOUSA
Externo à Instituição - MILENNE BIASOTTO - FUFGD
Externo à Instituição - VANESSA SANTANA LIMA TRAUZZOLA - SEDUC
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 18:29
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