Banca de DEFESA: SÉRGIO CARLOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÉRGIO CARLOS DA SILVA
DATA : 24/03/2024
HORA: 08:00
LOCAL: remota por video
TÍTULO:

OS EFEITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE MATO GROSSO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Análise de Discurso, Política Pública, Educação Especial, Educação Inclusiva.

 

 


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A presente tese, submetida ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, concentra-se na área de Estudos de Processos Linguísticos, especificamente na linha de pesquisa de Estudos dos Processos Discursivos. O tema explorado é Os Efeitos da Política Nacional de Educação Especial no Currículo dos Cursos de Formação de Professores no Estado de Mato Grosso. O estudo, fundamentado na Análise de Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, examina como os cursos de pedagogia abordam a Educação Especial e a Inclusão em seus currículos e materiais de formação. A pesquisa busca identificar os posicionamentos discursivos presentes na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, visando compreender os efeitos de sentido desses discursos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia. Enfatizamos que a abordagem teórico-metodológica se filia a Análise de Discurso de linha francesa e a história das Ideias Linguísticas (HIL), reconhecendo, deste modo, que as políticas públicas de inclusão, assim como todas as políticas públicas, operam na interseção entre sujeito, história e ideologia, sendo o linguístico e o histórico constitutivos para a significação dos sujeitos e dos sentidos. O corpus desta pesquisa consiste em documentos normativos que regulam o atendimento educacional da educação especial, com destaque para a Política Nacional de Educação Especial (2008) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia (PPCs) das quatro Universidades em funcionamento no estado de Mato Grosso. Embora as conclusões finais ainda estejam pendentes, é possível afirmar que a pesquisa visa contribuir para a compreensão dos efeitos de sentido da Política Nacional de Educação Especial na formação de professores para a educação inclusiva. As conclusões detalhadas serão apresentadas ao término da análise dos dados com a expectativa de proporcionar contribuições valiosas para a promoção da inclusão do público da educação especial.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83195001 - ANA MARIA DI RENZO
Externo ao Programa - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - JANE TERESINHA DOMINGUES COTRIN - UFMT
Externo à Instituição - 592.690.301-72 - ROSIMAR REGINA RODRIGUES DE OLIVEIRA - UNIFESSPA
Externo à Instituição - SEBASTIANA ALMEIDA SOUZA - UFMT
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 15:33
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1