Banca de DEFESA: SARA CINTRA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA CINTRA LEITE
DATA : 20/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: unemat on line
TÍTULO:

“SE BEBER, NÃO DIRIJA”: ANÚNCIO, SENTIDOS E ARGUMENTAÇÃO POR UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA.


PALAVRAS-CHAVES:

Semântica do Acontecimento; Espaço de Enunciação; Anúncio publicitário.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Este trabalho se propõe a compreender o funcionamento enunciativo de quatro anúncios publicitários de cerveja que fazem parte de campanhas que tem como finalidade considerar o princípio da responsabilidade social e o estímulo à direção consciente, levando em conta os riscos de dirigir após o consumo exagerado ou irresponsável de bebida alcoólica. Analisamos o funcionamento semântico-enunciativo dos anúncios publicitários, através da observação do funcionamento das cenas enunciativas construídas como anúncios na internet, e também a argumentação presente nos enunciados descrevendo o agenciamento das figuras enunciativas, e, em seguida as análises dos processos de articulação e reescrituração. Está inscrito na linha de pesquisa Estudos de Processos de Significação e tomamos como suporte teórico para desenvolver as análises deste estudo os construtos teóricos da Semântica do Acontecimento de Eduardo Guimarães (2017, 2018). Para a Semântica do Acontecimento, a análise do sentido da linguagem deve localizar-se no estudo da enunciação, o acontecimento do dizer. Portanto as análises foram feitas na perspectiva enunciativa em que a Enunciação é tomada como o lugar que produz significação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 37199002 - TAISIR MAHMUDO KARIM
Interno - 279989001 - EDUARDO ROBERTO JUNQUEIRA GUIMARAES
Externo à Instituição - SHEILA ELIAS DE OLIVEIRA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 17:00
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1