Banca de DEFESA: LUCILENE GREICE BOTELHO MAGALHÃES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCILENE GREICE BOTELHO MAGALHÃES
DATA : 27/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ALÉM DAS PALAVRAS: EXPLORANDO A COMPLEXIDADE DAS PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; Educação Infantil; Sistemas Dinâmicos Complexos


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), concentra-se na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem, e tem como objetivo geral  investigar, interpretar e compreender os níveis de adaptação e complexidade das práticas de ensino e aprendizagem de leitura na EI, com foco em uma turma de 05 anos (Pré II) de uma escola pública no município de Cáceres-MT, ficticiamente chamada Escola Ler e Brincar.

A pesquisa adota a abordagem dos Sistemas Dinâmicos Complexos (SDC) como referencial teórico, e considera a leitura como um sistema complexo, cujo funcionamento é resultado das interações entre seus elementos, conforme destacado por Larsen-Freeman e Cameron (2008). A metodologia empregada é do tipo Estudo de Caso exploratório, combinando abordagens quantitativas e qualitativas, e caracterizando-se como uma Pesquisa-ação. A coleta de dados envolveu a análise de relatórios de aprendizagem, elaborados por duas professoras das turmas do Pré II A e B, no ano letivo de 2022, com foco nas habilidades de linguagem abordadas. Adicionalmente, foi elaborado a sequência de um plano de aula desenvolvido com a turma Pré II do ano letivo de 2023. O estudo estabelece um diálogo linguístico com a pedagogia, abordando conceitos como alfabetização, letramento e multiletramentos, enfatizando a importância da leitura na preparação das crianças para um mundo diversificado e tecnologicamente avançado. Além disso, são abordadas as práticas de leitura orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Político Pedagógico (PPP) da escola pesquisada, destacando a relevância da leitura diante das mudanças nas práticas sociais modernas e da necessidade de adquirir novas habilidades de leitura, contribuindo significativamente para o processo de alfabetização. Os dados coletados indicam que as práticas de ensino de leitura investigadas estão parcialmente alinhadas ao que preconizam os documentos oficiais. Além disso, o corpus indicou que o trabalho com a leitura nem sempre é realizado de maneira integral, contemplando as complexidades das características individuais dos alunos, por conta de uma perspectiva de leitura reducionista evidenciada na análise dos dados dos relatórios redigidos por uma das pedagogas investigadas neste estudo. Na contramão, o estudo também mostrou que é possível desenvolver as habilidades de leitura ainda na educação infantil, desde que haja um planejamento que esteja alinhavado às demandas sistêmicas dos agentes, por meio, por exemplo, do lúdico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo à Instituição - RODRIGO DE SANTANA SILVA -
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 16:58
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