Banca de QUALIFICAÇÃO: ADSON LUAN DUARTE VILASBOAS SEBA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADSON LUAN DUARTE VILASBOAS SEBA
DATA : 25/03/2024
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/eef-bnng-tsf
TÍTULO:

RASTREANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA (PÓS) PANDEMIA: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA TEORIA ATOR-REDE


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Ator-Rede. Pandemia da covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Cartografia de Controvérsias.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

Esta pesquisa, situada na área da Linguística Aplicada, estabelece diálogos
transdisciplinares com os Estudos Científicos e a Sociologia das Associações. No
contexto de uma era pós-humana infectada pela covid-19 e transformada pelas
tecnologias digitais, reconhecemos, conforme Barton e Lee (2015), a crescente
aceitação de que a vida contemporânea está mudando e isso afeta a linguagem e as
práticas comunicativas. Nesse sentido, a oferta do Ensino Remoto Emergencial durante
a pandemia intensificou tais transformações nas práticas de ensino e aprendizagem.
Com base em Latour (2012), argumentamos que é imperativo repensar concepções
cristalizadas sobre o ensino de línguas, dada a nova paisagem comunicativa afetada pelo
vírus. Sendo assim, o objetivo desta tese de doutorado em andamento, é investigar as
dinâmicas de auto-organização e adaptação de uma professora de Língua Portuguesa em
suas práticas de ensino (pós) pandêmico. Teoricamente, apoiamo-nos na Teoria Ator-
rede (TAR), fundamentada nas obras de Latour, como “Ciência em ação” (2000),
“Reagregando o Social” (2012), “Jamais fomos modernos” (2017) e “Esperança de
Pandora” (2019). Metodologicamente, realizamos um estudo exploratório, aplicado,
com abordagem quali-quantitativa interpretativista, utilizando a Cartografia de
Controvérsias Latour (2012), Lemos (2013), Venturini (2010, 2012). O corpus do
estudo inclui uma entrevista semiestruturada, um questionário objetivo baseado na
escala Likert, interações online, observação e descrição de aulas presenciais e online,
relatos de aprendizagem dos alunos sobre pandemia. Embora em andamento, os dados
preliminares revelam tensões persistindo desde a pandemia, especialmente em relação
ao uso de tecnologias digitais na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - EMANOEL PEDRO MARTINS GOMES -
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 16:58
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1